Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2014 De volta para o meu interior








Edição digital



Desde 1964 esse mineiro de Machado, criado em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, começou a ensaiar ao violão as suas primeiras canções. Daí em diante, não parou mais.
De volta para o meu interior é o mais recente trabalho de Padre Zezinho, scj, que comemora neste ano meio século de evangelização e de vida artística. “Somos todos chamados a viver do interior, ainda que não vivamos mais nos interiores de onde nos mudamos... Pensei nos desafios de mudar sem perder a raiz”, diz o compositor sobre o álbum.
São 14 faixas musicais inéditas, sendo 11 interpretadas por Pe. Zezinho, scj, e as demais com a participação especial de cantores que fizeram parte de sua caminhada. As canções convidam a nos voltarmos ao nosso próprio interior, a partir de temas como: espiritualidade, as inquietações da vida humana, a transitoriedade do existir, os desafios da vida em família e a educação dos filhos.
O conteúdo catequético deste trabalho revela ainda uma tentativa de síntese da trajetória do padre, que, com sensibilidade, arte e inspiração, consegue traduzir em canção temas inerentes ao ser humano e o conteúdo de nossa fé. O álbum também resgata suas raízes sertanejas, com o harmonioso som do acordeom e o saudoso ponteado da viola caipira, em algumas das canções.
Os arranjos musicais são do maestro Luiz A. Karam, que trabalha há 25 anos com o Pe. Zezinho, scj. Sua primeira participação foi em 1990, no LP Sol Nascente, sol poente, com os arranjos da reconhecida canção “De lá do interior”. Agora o maestro teve a oportunidade de arranjar “De volta para o meu interior”, fazendo o caminho inverso: o retorno às verdadeiras raízes, tanto a raiz do lugar de onde viemos, como a raiz interna daquilo que verdadeiramente somos e, sobretudo, a raiz para onde caminhamos, que é Deus. 
Em meio século de carreira musical, Pe. Zezinho, scj, alcançou a impressionante marca de quase 2.000 composições e mais de 120 álbuns registrados. De volta para o meu interior é um lançamento muito especial dentro das comemorações dos 50 anos de evangelização deste pioneiro da canção-mensagem no Brasil!


Faixas:
1. De volta para o meu interior
2. É de Deus que eu vim falar
3. Estas coisas de Deus e do mundo
4. As ondas do mar
5. Eu e a onda
6. Procurei e não vi
7. Não apenas Maria
8. Manhãs de primavera
9. A falta que fez este pão
10. Existe um Deus
11. A menina foi embora
12. Quem nunca teve um filho
13. Estrelas me contam
14. Quando chegar minha hora

Código de lançamento: 
CD 12530-0 – DE VOLTA PARA O MEU INTERIOR – Pe. Zezinho SCJ - 2014
Paulinas-COMEP
15/07/2014


Crítica: De volta para o meu interior dá a impressão de continuar uma linha de pensamento trabalhada no álbum “Ao País dos meus sonhos” e continuada no álbum “Quando Deus se calou”: entrelaçar as dores familiares, a fé e vida pessoal do Padre Zezinho em canções introspectivas, que muitas vezes deixam transparecer uma certa melancolia diante de uma sociedade em decadência moral que só se aprofunda, mas que inspira confiança em uma mudança a partir da fé.  Também fica muito claro nas canções uma clara e serena franqueza do padre em relação ao fim da sua vida terrena, que ele vê se aproximar mais e mais com o avançar da idade e das enfermidades.
Por esse estilo reflexivo, De volta para o meu interior não é um dos álbuns mais fáceis ou digeríveis do Padre Zezinho, mas, em poucas canções, ele transpira mais teologia profunda “didatizada” do que muitos livros de pretensos grandes teólogos. 
Quem comprou o cd na primeira tiragem pelo site da COMEP ganhou uma Cruz Dehoniana comemorativa dos 50 anos de evangelização do Padre Zezinho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário