Total de visualizações de página

domingo, 7 de setembro de 2014

1997 Canções que a Vida escreveu

Tiragens em CD e Cassete



























Edição digital




Canções que a Vida escreveu é o álbum de Padre Zezinho do ano de 1997. Tem a presença dos Cantores de Deus que começava carreira como grupo. Boa parte das canções deste álbum ganhou versão em espanhol no cd Canciones para Amar y Rezar.
As canções mais conhecidas do álbum são O Sopro, Cadência, Me fez feliz, Eu sigo a Luz, Exéquias (uma serena canção sobre a morte) e Ilumina, Ilumina  (amplamente utilizada em Missas familiares e de primeiras comunhões)
O álbum ganhou o Disco de Ouro pela sua ótima vendagem.
O projeto gráfico da versão em cd foi totalmente reformulado em 2003 e é o que foi adotado para a edição digital.
O álbum ganhou uma versão em Playback.

Cd/Formato digital:
Faixas:
Pai-Nosso do Evangelizador***
O Sopro *
Cantor Religioso*
Amar e Rezar*
Olhares*
Bicicleta*
Brigar Com Deus**
Cadência**
Me Fez Feliz**
Eu Sigo a Luz**
Cantiga Por Vovó**
Exéquias*
Ilumina, Ilumina**

Cassete:
Faixas:
Lado A:
Pai-Nosso do Evangelizador***
O Sopro *
Cantor Religioso*
Amar e Rezar*
Olhares*
Bicicleta*
Brigar Com Deus**
Lado B:
Cadência**
Me Fez Feliz**
Eu Sigo a Luz**
Cantiga Por Vovó**
Exéquias*
Ilumina, Ilumina**

Crítica: "Canções que a Vida escreveu" é um dos álbuns mais animados do Padre Zezinho e por isto mesmo fez enorme sucesso.  Mesmo nos seus momentos mais solenes, como em Exéquias, o álbum soa sempre terno, esperançoso.
O álbum soa bem diferente do solene e ótimo "Canções que a Fé escreveu". Seus arranjos deixam a orquestra de lado e investem no popular, e aí entram os sintetizadores que, quando mal usados, como no álbum "Missa Fazedores da Paz", podem comprometer um álbum, mas não é o caso deste aqui, que usa tudo na medida. O único deslize de “Canções” é o volume das faixas “Cadência”, “Me fez feliz” e “Eu sigo a luz”, que por conta de seus arranjos, soam muito alto. Mas isto é um mal menor , que para muitos passa batido.
Recomendadíssimo.




Padre Zezinho SCJ-Canções que a Vida escreveu

Pai Nosso do Evangelizador
Pe. Zezinho, scj

Ó Pai nosso que estais no céu
Santificado seja o vosso nome
Venha a nós o vosso Reino
Seja feita vossa vontade aqui na terra
Seja feita, seja feita, seja feita
Aqui na terra como é feita lá no céu

Ó Pai nosso que estais no céu
Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia
Perdoai-nos as nossas ofensas
Pra vivermos em paz e reconciliados
Perdoados, perdoando
Iluminados, evangelizados e evangelizando

E não nos deixei cair em tentação
Mas livrai-nos do mal


O sopro
Pe. Zezinho,scj

Quando o vasto universo nascia,
Quando ele explodia
Em milhões de faíscas e corpos luzentes,
O espírito Santo de Deus estava lá.
Quando a terra saia do caos,
Quando tudo na terra era fogo, era fogo.
O Espírito Santo pairava
E soprava e soprava e soprava e criava.

O Espírito Santo de Deus é um sopro de vida.
Quando Deus sopra o seu sopro santo
O milagre se faz.
Eu não sei descrever o Espírito Santo Divino,
Mas eu sei que ele traz vida nova.
Eu não sei descrever o Espírito Santo Divino,
Mas eu sei que ele inova e renova.
Eu só sei que Ele dá nova força,
Ele dá temperança!
Eu só sei que ele torna possível
Qualquer esperança!

Cantor religioso
Pe. Zezinho, scj

Eu me tornei cantor religioso
Quando, um certo dia, minha fé falou
Vai conversar com teu irmãos cantando
Que a canção ajuda o povo a caminhar
Eu me tornei cantor religioso
Quando eu descobri a graça de cantar

Uma canção religiosa é mais do que aleluia
Glória e assim seja
É muito mais que por um verso numa melodia
Pra cantar na igreja

Quem quer fazer canção religiosa
Tem que ouvir os sonhos que seu povo tem
Quem quer fazer canção religiosa
Tem que ouvir a igreja
Se não faz isso ele canta bonito
Mas não canta bem!

Fazer canção religiosa é anunciar a vida
De cabeça aberta
É procurar a letra certa e a cantiga certa
Pra assembléia certa

Quem sonha ser cantor religioso
Tem que dar valor ao outro cantador
Quem quer fazer canção religiosa
Aplaude a luz do outro
Se não faz isso, ele canta bonito
Mas não é cantor!


Amar e rezar
Pe. Zezinho, scj

Se eu soubesse achar um tempo a cada hora
Um minuto
Dois ou três pro meu Senhor
Se eu gostasse de ouvir-te e falar-te ó meu Deus
Eu seria melhor do que sou!

Pedir como quem sabe que tu podes!
Orar como quem sabe tu ouves nossa voz!
Que alguém se interessa por nós
Este alguém tem poder
Quem te ama te arranja um momento
Olhares
Pe. Zezinho, scj

O terceiro olhar mais lindo deste mundo
É o da mulher que espera o filho concebido
É quase tão bonito como os olhos de Deus
Que não tem olhos, mas é lindo o seu olhar
O terceiro olhar mais lindo deste mundo
É o da mulher que espera a hora de gerar

O segundo olhar mais lindo deste mundo
É o da mulher olhando o seu recém-nascido
É quase tão bonito como os olhos de Deus
Que não tem olhos, mas é lindo o seu olhar
O segundo olhar mais lindo deste mundo
É o da mulher olhando o filho que nasceu

O primeiro olhar mais lindo deste mundo
É o do bebê olhando a mãe apaixonada
É quase tão bonito como os olhos de Deus
Que não tem olhos
Mas é lindo o seu olhar
O primeiro olhar mais lindo deste mundo
É o do bebê olhando a sua mãe...


Bicicleta
Pe. Zezinho,scj

Você se lembra, filho meu
Da bicicleta que eu lhe dei
Num 25 de dezembro?
Eu só me lembro de escutar
Sua risada e sua mãe, apavorada
Me chamar de pai maluco

Inda me lembro como foi
A brincadeira de nós dois:
Você tentando não cair
E eu segurando no celim
Mais afobado que você
Cuidado aqui! Cuidado ali!
Segura firme no guidão!
Olha os sinais! Olha pra frente!

Na mesma tarde eu vi você
Se equilibrando sem cair
Que coisa linda!
Que coisa linda, um filho meu
Que tão depressa ele aprendeu
A equilibrar-se, a equilibrar-se

Ser pai é mais ou menos o que eu fiz!
Fazer o seu menino mais feliz!
Estar ali bem perto
Mas deixar que o filho aprenda por si mesmo!
E segurar ao ver que o filho está caindo
E não deixar que se magoe

Recomeçar até que o filho
Aprenda a equilibrar-se
E quando ele aprender deixar que vá
Acreditar, deixar andar, deixar andar...

Você se lembra filho meu
Da bicicleta que eu lhe dei
Num 25 de dezembro?
Talvez você nem lembre!


Brigar com Deus
Pe. Zezinho, scj

Esta canção é para os pais que já perderam
Um filho e, por isso, brigaram com Deus
Eu não tenho respostas prontas para essa dor!
Há feridas que não se curam com pomadas
Mas com o tempo
Para eles, que continuam zangados com Deus
Esta canção!

Admito que eu já duvidei
Depois daquela morte repentina num farol
Depois que dos meus olhos Deus levou
A luz do sol
Depois daquela perda sem aviso e sem sentido
Admito que eu já duvidei

Admito que eu briguei com Deus
Porque não respondeu
Quando eu lhe perguntei porquê;
Ele, que tudo sabe, tudo pode, tudo vê
Parece que não viu, nem me escutou
Lá no hospital
Admito que eu fiquei de mal!

Doeu demais e, quando dói do jeito que doeu
A gente chora, grita e urra
E põe pra fora aquela dor
E desafia o criador e quem se mete a defendê-lo
Comigo não foi diferente do que foi
Com tanta gente
Que perdeu algum amor

Briguei com Deus, briguei com Deus
E se eu briguei foi por saber que Deus ouvi

Admito que eu me revoltei;
Onde é que estava Deus com seu imenso amor?
Se Deus é amoroso, então por que deixou?
Porque tinha que ser do jeito como foi?
Admito que o desafiei
Por não achar sentido no que Deus fez;
E nem me perguntei porque será que o fez
Briguei com quem levara alguém
Que eu tanto amei!
Admito que eu já blasfemei

Briguei com Deus, briguei com Deus
Briguei com Deus, mas acabei no colo dele

Admito que voltei pra Deus
E até nem sei dizer porque foi que voltei
Eu acho que voltei porque não me calei
Voltei porque, talvez, não sei viver sem crer
Admito que voltei pra Deus

Admito que ainda creio em Deus
Mas tenho mil perguntas a doer em mim
Eu tenho mil perguntas para lhe fazer
Espero que Ele um dia queira responder! ...

Ele sabe o que é que eu penso dele... 


Cadência
Pe. Zezinho, scj

Pega uma canção que tem cadência
E na cadência deste canto,
Olha pro céu e canta um canto.
Eee... eeeia

Pega a mão de quem tá do teu lado
pega a mão de algum irmão
segura aquela mão amiga
Eee... eeeia

Pega aquela mão que tá na tua, eleva a tua,
Vai levando aquela mão na direção do céu.

Canta um canto novo de louvor.
Canta as maravilhas do Senhor.
Balança as mãos sacode o ombro,
Ensaia um passo.
E nos alegremos no Senhor!


Me fez feliz
Pe. Zezinho, scj

Me fez feliz, me faz feliz, me fez feliz
O Senhor me fez feliz!

Bom é ver a luz
Muito bom é caminhar
Bom é ser alegrar e conviver e fazer festa
Ter catorze anos,
Ter dezoito anos,
Vinte e cinco anos,
Viver a alegria de viver!
Sei que o tempo passa,
Mas, enquanto não passar,
Vai levando coração!
Vai sonhando coração!
Eu me sinto vivo!
Vivo pra louvar o meu Senhor!

Não esquecerei
Os conselhos de meu pai
Bom é se alegrar e conviver e fazer festa
Mas o tempo passa,
Tudo vai embora,
E eu só tenho agora
Agora é minha vez de ser quem sou
Juventude passa,
Mas, enquanto não passar,
Vai levando coração!
Vai sonhando coração!
Eu me sinto vivo!
Vivo pra louvar o meu Senhor!


Eu sigo a luz
Pe. Zezinho, scj

Eu sigo a luz de Jesus
Eu sei de onde ela vem
Sei que esta luz ilumina
A todo homem de bem
Não importa que Bíblia ele tem

Não importa de que lado
Que ele sobe na montanha
Não importa de que lado
Que ele bebe lá na fonte
Lá no céu só vai entrar quem sabe amar

Quem se acha mais fiel
Mais escolhido e mais eleito
Quase sempre vê nos outros
Um pecado e um defeito
Mas no céu só vai entrar quem sabe amar
Lá no céu só vai entrar quem sabe amar


Cantiga por vovó
Pe. Zezinho, scj

Ai, quanta vez eu vi vovó rezar o terço, na cadeira
Ai, na cadeira de balanço
Ai quanta vez eu vi vovó rezar o terço
A noite inteira
A noite inteira ela rezava:

Pai-nosso, Ave-Maria, Ave-Maria, Glória ao Pai
Vovó sabia conversar com Deus

Ai, quanta vez eu vi vovó de olhar perdido
No infinito
Pedindo graças e favores
Era tranqüilo, era feliz, era sereno
Era bonito ouvir vovó e os seus louvores

Pai-nosso, Ave-Maria, Ave-Maria, Glória ao Pai
Vovó rezava como quem sabia

E eu, que leio a Bíblia todo dia
Sei bem menos do que minha vó sabia
Vovó que nem sequer sabia ler
Ela sabia muito mais teologia
Falava com Deus Pai
Falava com Jesus
Todo o dia ela pedia ao Santo Espírito
Uma graça especial
Todo dia ela falava com Maria
Que foi mãe, e ela entende quem é mãe!

Pai-nosso, Ave-Maria, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Era bonito ver vovó rezando...


Exéquias
Pe. Zezinho. scj

Como nuvem passageira é nossa vida
E quem nos leva
Quem nos leva é o sopro do Senhor
Acreditamos que ao Senhor pertence tudo
O que ele fez
Ele fez foi por amor

Como nuvem passageira é nossa vida
E não importa
Não importa nem dinheiro nem poder
Feliz daquele que ao chegar aquela hora
Está sereno e preparado pra morrer

Somos todos como nuvem passageira
Não importa quantos anos viveremos
Ao chegar a nossa derradeira
O Senhor perguntará o que fizemos

Lá no céu só vão entrar os amorosos
Os que amaram como Deus mandou amar
Quem lutou pra ver feliz outras pessoas
Eternamente lá no céu irá morar...


Ilumina, ilumina
Pe.Zezinho, scj

Minha prece de pai
É que meus filhos sejam felizes
Minha prece de mãe
É que meus filhos vivam em paz
Que eles achem os seus caminhos
Amem e sejam amados
Vivam iluminados

Nossa prece de filhos
É prece de quem agradece
Nossa prece é de filhos que sentem
Orgulho dos pais
Que eles trilhem os teus caminhos
Louvem e sejam louvados
Sejam recompensados

Ilumina, ilumina
Nossos pais, nossos filhos e filhas
Ilumina, ilumina
Cada passo das nossas famílias

Minha prece, ó Senhor
É também pelos meus familiares
Minha prece, ó Senhor
É por quem tem um pouco de nós
Que eles achem os seus caminhos
Amem e sejam amados
Vivam iluminados

Nossa prece, ó Senhor
É também pelos nossos vizinhos
Por quem vive e trabalha e caminha
Conosco, Senhor
Que eles achem os seus caminhos
Amem e sejam amados
Vivam iluminados




Nenhum comentário:

Postar um comentário