Total de visualizações de página

domingo, 7 de setembro de 2014

1996 Canções que a Fé escreveu

Tiragens em CD e Cassete










































Edição digital


Canções que a Fé escreveu é um álbum de Padre Zezinho SCJ lançado em 1996. Nesse mesmo ano foi lançado o cd Missa Fazedores da Paz. A canção eu não sou digno está contida em gravações diferentes nos dois álbuns de 1996.
O álbum fez muito sucesso, em especial as faixas "Famílias do Brasil" e "Jesus é luz".
A versão em cassete tem ordem das faixas diferente da versão em cd, para melhor uso do rolo.
Posteriormente foi lançada a versão Playback do álbum.

Cd/Formato digital
Faixas:
1 - Quando Chegar o Natal (música incidental: Noite Feliz)
2 - Orar com Jesus
3 - Famílias do Brasil
4 - Dia de Bodas
5 - Ave, Santa Maria
6 - Hino ao Amor
7 - Sei que Deus é Paz
8 - Eu Preciso de Deus
9 - Arribações e Piracemas
10 - Deus Me Ama
11 - Jesus é Luz
12 - Só a Deus Nós Adoramos
13 - Trabalhadores
14 - Eu Não Sou Digno

Cassete
Faixas:
Lado A:
1 - Quando Chegar o Natal (música incidental: Noite Feliz)
2 - Famílias do Brasil
3 - Ave, Santa Maria
4 - Hino ao Amor
5 - Sei que Deus é Paz
6 - Arribações e Piracemas
7 - Só a Deus Nós Adoramos
Lado B:
1 - Eu Preciso de Deus
2 - Deus Me Ama
3 - Jesus é Luz
4 - Trabalhadores
5 - Orar com Jesus
6 - Dia de Bodas
7 - Eu Não Sou Digno

Direção Geral: Élide T. Pulita
Produção e Direção Artística: Pe. Zezinho SCJ
Letra e Música: Pe. Zezinho SCJ
Interpretação: Pe. Zezinho SCJ e Coro
Arranjos e regência – Maestros: Antonio Duran, Luiz Carlos Karam, Jobam, Ringo
Gravado nos Estúdios: COMEP

Códigos de lançamento:
CD 12047-2 – CANÇÕES QUE A FÉ ESCREVEU – Pe. Zezinho, scj – 1996
K7 12048-0 – CANÇÕES QUE A FÉ ESCREVEU – Pe. Zezinho, scj – 1996


Crítica: Canções que a fé escreveu é um dos álbuns mais bonitos de se ouvir do Padre Zezinho, seja pela base instrumental orquestral, seja pela parte vocal dos corais. As canções não deixam por menos, sendo difícil eleger as melhores do disco. No conjunto as mais belas interpretações do padre estão em Famílias do Brasil, Arribações e piracemas, Jesus é luz e Eu não sou digno.
Chega a ser estranho ouvir esse álbum em conjunto com Fazedores da Paz, tamanha diferença entre ambos, no que diz respeito à grandeza dos arranjos. Em compensação “Canções” está dentro da linha musical que vinha sendo seguida desde Sereno e Forte, de maior robustez na produção dos álbuns do padre, salvo exceções. Esse "estilo" segue atualmente.



Padre Zezinho SCJ-Canções que a fé escreveu

Quando chegar o Natal
Pe. Zezinho, scj

Quando dezembro chegar
Quando o Natal acontecer
Quando uma estrela brilhar lá no céu
Quando mil sonhos brilharem aqui
Em novenas estarei, esperando Jesus.

Quando chegar o Natal
E um sonho bom iluminar
Eoda a cidade feliz a cantar
Toda enfeitada de paz e de luz
Em novenas estarei, esperando Jesus

Noite feliz! noite feliz!
O Senhor Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus nosso bem
Dorme em paz ó Jesus!
Dorme em paz ó Jesus!

Noite feliz! Noite feliz!
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos do céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus salvador
De Jesus salvador!

Noite feliz! Noite feliz!
O Jesus Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar e a nos todos salvar!

Noite feliz! Noite feliz!
É Natal. É Natal!
Esperança que volta a brilhar
Como estrela que ao Cristo vai dar
Outra vez é Natal!
Mais uma vez é Natal!


Orar com Jesus
Pe. Zezinho, scj

Palavras não dizem o quanto é bonito ter fé!
Nenhuma palavra é capaz de explicar Jesus.
E quem já provou sabe a graça infinita que é
Andar com Jesus,
Pensar com Jesus,
Amar com Jesus,
Orar com Jesus (3x)
Palavra não diz
O quanto é feliz (2x)
Quem ama Jesus!


Famílias do Brasil
Pe. Zezinho, scj

Um lar aonde os pais ainda se amam
E os filhos ainda vivem como irmãos
E, venha quem vier, encontra abrigo
E todos têm direito ao mesmo pão

Onde todos são por um e um por todos
Onde a paz criou raízes e floriu
Um lar assim feliz
Seja o sonho das famílias do Brasil

Os filhos qual rebentos de oliveira
Alegrem os caminhos dos seus pais
E façam a família brasileira
Achar seu amanhã na mesma paz

Que os jovens corações enamorados
Humildes e aprendendo o verbo amar
Não deixem de sonhar extasiados
Que um dia também eles vão chegar

Que aqueles que se sentem bem casados
Deu certo seu amor, o amor valeu
Não vivam como dois alienados
Partilhem esta paz que Deus lhes deu


Dia de bodas
Pe. Zezinho, scj

Foi amor quando seus olhos se encontraram
Foi amor quando falaram sem falar
Foi amor quando por fim se aproximaram
Foi amor quando sairam pra jantar
Foi amor quando ele disse o que sentia
Foi amor quando ela disse, eu vou pensar
Foi amor quando ela disse, o que pensava
Amor bonito foi aquele amor!

Foi amor quando serenos namoraram
Foi amor quando a certeza os envolveu
Foi amor quando ela disse que era dele
Foi amor quando ele disse e eu sou seu
Foi amor quando avisaram seus amigos
Foi amor quando ela disse vou casar
Foi amor quando as familias se abraçaram
Amor bonito foi aquele amor!

Foi amor aquela tarde na igrejinha
Foi amor aquele sim naquele altar
Foi amor aquele choro de alegria
Foi amor aquela paz e aquele lar
Foi amor a cada filho que nascia
Foi amor quando cresciam sem parar
Foi amor quando também eles amaram
Amor bonito foi aquele amor!

Foi amor quando felizes festejaram
Foi amor aquela dor que machucou
Foi amor as quatro vezes que brigaram
Foi amor quando a ternura perdoou
Foi amor quando os cabelos branquearam
Foi amor quando a idade enfim chegou
Foi amor quando chegaram vitoriosos
Amor bonito foi aquele amor!

Choveu até demais
A casa não ruiu
A casa não ruiu e não perdeu a paz!


Ave, Ave Santa Maria
Pe. Zezinho, scj

Ave Maria, cheia de graça
Ave Maria, o senhor é convosco
Ave Maria, bendita sois vós entre as mulheres
Ave Maria, bendito é o fruto do vosso ventre
Ave Maria, que Deus escolheu pra ser mãe de Jesus

Santa Maria que o tinhas nos braços
Santa Maria que estavas fiel junto à cruz
Santa Maria que abrigas os nossos cansaços
Santa Maria que estas lá no céu junto ao Cristo Jesus

Rogai por nós, pecadores
Rogai por nós, pecadores
Rogai por nós, pecadores
Rogai agora, Senhora
Rogai agora, Senhora
E na hora em que o céu nos chamar

Ave Maria! Ave Maria! Santa Maria!


Hino ao amor
Pe. Zezinho, scj

Se eu desvendasse os mistérios do universo
Mas não tivesse amor
Se o dom das línguas eu tivesse em prosa e verso
Mas não tivesse amor
Seria um sino barulhento e falador!

Se eu conhecesse umas quinhentas profecias
Mas não tivesse amor
Se eu conhecesse todas as teologias
Mas não tivesse amor
Teria tudo, menos Deus a meu favor!

Amor é graça, amor é força amor é luz
Não é vaidoso, não derruba não seduz
Não sente inveja, nem orgulho nem rancor
Sabe perder mas não se sente perdedor
Amor aplaude mas educa o vencedor
Amor perdoa mas educa o pecador
Não atrapalha não bloqueia: faz andar
Espera e crê, porque o amor sabe esperar

Vem do passado, mas não é ultrapassado
Tem seus limites o saber e a religião
Mas o amor aí não acaba nunca não
Agora vemos por imagens ou sinais
Mas o amor, aí, o amor é muito mais
Mas o amor, aí, o amor é bom demais!

Há mil verdades do outro lado da janela
Mas o amor é a maior de todas elas!...


Sei que Deus é paz
Pe. Zezinho, scj

Sobre Deus eu não sei quase nada
Eu só sei que Deus é Pai
Sobre Deus eu não sei quase nada
Eu só sei que Deus é paz

Eu nunca vi seu rosto, mas eu sei que Deus é paz.
Eu nunca vi o vento, mas eu sei as coisas que ele faz!
Quando eu deixo me tocar por Deus
Então eu sei que Deus é paz

Sobre Deus eu não sei quase nada
Eu só sei que Deus é luz
Sobre Deus eu não sei quase nada
E o que eu sei me ensinou Jesus

Eu nunca vi seu rosto, mas eu sei que Deus reluz
Eu nunca vi o vento, mas eu sei que o vento me conduz
Quando eu deixo Deus me iluminar
Então eu sei que Deus é luz
Eu preciso de Deus
Pe. Zezinho, scj

Como a terra precisa do sol,
Como a vida precisa da luz,
Eu preciso de Deus, eu preciso
Tanto quanto eu preciso viver satisfeito!

Um só dia que eu viva sem Deus,
Um só dia sem religião
É viver como quem mal respira!
Eu só sei que eu não sei mais viver de outro jeito!

É de Deus, é de Deus que eu preciso
Cada dia e cada vez mais.
É de Deus e é de Deus que eu preciso,
Tanto quanto eu preciso de paz.

E é por isso que todos os dias
Eu dobro os joelhos ao Deus de Jesus
E digo Pai, Pai, Pai e peço luz, luz, luz. (bis)


Arribações e piracemas
Pe. Zezinho, scj

Pequenos e indefesos eles sonham retornar
Rio acima, rio acima.
Há perigo em toda parte mas é hora de voltar.
Nadar, nadar, recomeçar!
Em busca de vertentes de águas puras eu os vi voltar.

Pequenas e indefesas elas voam sem parar
Por montanhas e oceanos.
Há perigo em toda parte, mas chegou a estação.
Voar voar, voando vão!
Em busca do calor da primavera e de outra geração.

Igual salmões e aves que procuram regressar
Rio acima, céu acima.
Pra chegar ao santuário aonde a vida começou.
Assim sou eu, assim sou eu!
Subindo o grande rio desta vida pra chegar ao céu.

Estranhos peregrinos que precisam regressar
Rio acima, lá por cima.
Procurando a sua origem pra de novo se arriscar!
Nadar, nadar, voar voar!
Por mil arribações e piracemas, ei-los a voltar.


Deus me ama
Pe. Zezinho, scj

Deus espera mais em mim, mais do que eu espero nele
Deus me ama!
Confia mais em mim, mais do que eu confio nele
Deus me ama!

Comunica-se comigo e não se afasta do meu lado
Deus me chama!
Mesmo quando eu não respondo e não entendo seu chamado
Deus me ama!

Deus não sabe não amar
Deus não sabe não chamar
Seu amor nos chama a toda hora
Seu amor é vocação!

Deus me chama todo tempo a cada dia, a toda hora
Deus me ama!
Não me deixa e não me esquece, quer me ouvir, não vai embora
Deus me ama!

Não me sopra nos ouvidos e parece que se esconde
Deus me chama!
Mas semeia meu caminho de sinais e me responde
Deus me ama!


Jesus é luz
Pe. Zezinho, scj

Jesus é luz
Brilhante luz do ceu!
Jesus é paz
Inquieta e doce paz de Deus!
Jesus é Deus!
Quem vê a vida iluminado pela luz
Que é Jesus
Não anda em trevas
Tropeça menos
Também se torna luz! (bis)

Por isso eu pus a minha luz
Na luz imensa de Jesus
Por isso eu pus a minha paz
Na paz imensa de Jesus
E depois disso eu ja não temerei
Não temerei
Não temerei a escuridão
Jesus é minha luz!
Jesus é minha luz!


Só a Deus adoramos
Pe. Zezinho, scj

Só a Deus nós adoramos,
Só a Deus nós adoramos
E a ninguém e nada mais.

Maria nos veneramos,
Os anjos nos veneramos,
Os santos nos veneramos,
Porque são mensageiros da paz.

E, por crer em Jesus Cristo,
Nossa Igreja proclama também:
Jesus é Senhor,
Jesus é Senhor,
Jesus é Senhor do Reino dos céus!
Jesus é amor,
Jesus é amor!
E quem nos conduz a Jesus a gente venera.


Trabalhadores
Pe. Zezinho, scj

Deus abençoe os lixeiros e as varredeiras
E os operários que sujam as mãos
E o limpador de bueiros e as lavadeiras
E quem se suja de graxa e sabão!

Trabalhadores, trabalhadoras,
Deus também é trabalhador!

Deus abençoe os banqueiros, e os fazendeiros
E os comerciantes e os industriais
E os ilumine também, pra que não explorem
Nem especulem, nem ganhem demais!

Deus abençoe os artistas e educadores
E os sonhadores do lado de lá
E os ilumine também, pra que não se esqueçam
Que tem criança do lado de cá!

Deus abençoe os profetas e os religiosos
Que gostam muito de profetizar
E os ilumine também, pra que não imaginem
Que só seu grupinho é que vai se salvar!

Deus abençoe as mulheres trabalhadoras
Porque trabalham duas vezes mais
E as abençoe também, pra que não se cansem
Porque sem elas não vai haver paz!

Deus abençoe os eleitos e os eleitores
E quem governa este nosso país
E os ilumine também, pra que não se esqueçam
Do excluído e do mais infeliz!


Eu não sou digno
Pe. Zezinho, scj

Eu não sou digno
Ó meu Senhor
Eu não sou digno
De que tu entres
Ó meu Senhor
Na minha casa
Porque és tão santo
E eu pecador
Eu nem me atrevo
A te pedir este favor

Eu não sou digna
Ó meu Senhor
Eu não sou digna
De que tu entres
Ó meu Senhor
Na minha casa
Meu coração é tão pecador
Que eu nem me atrevo
A te pedir este favor

Mas se disseres uma palavra
A minha casa se transformará
Uma palavra é suficiente
Suavemente ela nos salvará

2 comentários:

  1. Eu nunca ouvi a última estrofe da canção "Arribações e piracemas". Apesar de a letra conter essa estrofe que menciona o título, eu só ouvi até o trecho "Subindo o grande rio dessa vida".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato! Por algum motivo não foi gravada essa estrofe. Não é o único caso em que o encarte traz coisas diferentes. No álbum italiano Canti de preghiera e liberazione há uma 5ª estrofe litúrgica sobre a ressurreição de Jesus na versão de Um certo Galileu que nunca foi gravada e nada tem a ver com a versão que o padre gravou em português. Também a edição original de à Sombra de tuas Asas em lp pela Sono-Viso traz a letra da 3º faixa (Un cuore aperto) em português, mas é cantada em italiano (no cd da COMEP está em italiano)...

      Excluir