Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2004 Contemplativo (Quando me chamaste)











Edição digital




Se há ícones do rock ao sertanejo, Pe. Zezinho é um ícone da canção religiosa contemporânea.
Quarenta anos é um longo percurso. Continuar a repercutir todo esse tempo é uma graça. Conteúdo e melodias têm a ver com isso, mas também a fidelidade aos pronunciamentos da Igreja. Pe. Zezinho, scj repercute a catequese dos católicos e dos cristãos. Foi o que disse dele o Presidente da CNBB, o cardeal Dom Geraldo Magella Agnelo, quando, em nome da Conferência, o premiou por seus 40 anos de catequese sólida e eclesial. Não há como esquecer o nome deste sacerdote na história da música religiosa dos últimos 40 anos, no Brasil, em vários países e em várias igrejas. Sua canção atravessou fronteiras e barreiras. Se há ícones do rock, da música sertaneja e da música romântica, ele certamente é um ícone da canção religiosa contemporânea.
A música contemplativa não é novidade para ele, nem para os seus ouvintes. Maria de Nazaré, O silêncio está cantando, Nas asas do vento que vem, E te chamavas Maria, Um Certo Galileu, Estou pensando em Deus, foram as primeiras. Desde então dentre as mais de 3000 que compôs, cerca de 150 canções podem tranquilamente ser classificadas como contemplativas. Suas palavras e melodias estão na linha do que se pode chamar de mergulho no profundo.
Aos 40 anos de canção, desde aquele maio de 1964, quando fez a primeira delas, ele não cessou de buscar o estudo da fé, o anúncio da Palavra, a doutrina social e a contemplação. Várias teses sobre seus escritos e suas canções ressaltam este projeto de canções que denunciam, mas a seguir anunciam e mergulham na contemplação. Ele confirma isso, dizendo que “a maioria dos salmos continha denúncia política e social, mas começava ou terminava na contemplação”.
As canções deste CD comemorativo dos 40 anos não fogem à regra. Inspirado em Leão Dehon scj, (1843-1925) sacerdote, teólogo, sociólogo, jornalista, escritor, animador de sindicatos patronais e operários, militante da democratização da Europa do seu tempo, defensor do salário família, adversário do comunismo que nascia, do conservadorismo e do liberalismo fundado nos juros e no lucro sem limites, ele pregava o coração solidário.
O álbum ganhou posterior versão playback.

Código de lançamento:
CD 11881-8 – CONTEMPLATIVO (QUANDO ME CHAMASTE) – Pe. Zezinho SCJ – 2004 
Paulinas-COMEP
02/08/2004

CD/Formato digital
Faixas:
1. Foi a paz do teu amor
2. Pensaste em mim
3. Quando me chamaste
4. Desde que o sol raiou
5. Foi a minha fé
6. Põe teu coração no meu
7. Beleza eterna
8. Venha o que vier
9. É preciso ir ao povo
10. Desde sempre
11. Mater Dolorosa
12. Coração alienado
13. Pecador eu sou
14. Uma folha que caiu


Crítica: Álbum lançado por ocasião dos 40 anos de canção do Padre Zezinho (2004) e tendo em vista os 40 de sacerdócio (2006). É um álbum que leva à contemplação e reflexão, como sugere o título e trata especificamente da vocação. É também um álbum voltado à espiritualidade dehoniana, à qual Padre Zezinho faz parte (vide as canções Põe teu coração no meu e É preciso ir ao povo).
Ainda é também um álbum em que o autor reflete a própria história e trajetória, sem que, por isto, seja egocêntrico, ao contrário, muitas canções são de fácil identificação. 
"Contemplativo" é um álbum muito gostoso de se ouvir e conduz o ouvinte à reflexão.
2 canções do repertório deste álbum foram regravadas no álbum "Palavras que não passam - Internacional" com arranjos muito próximos: Põe teu coração no meu e Uma folha que caiu.
"Põe teu coração no meu" foi gravada no mesmo 2004 pelo Padre Joãozinho no seu álbum, de grande sucesso, "Canções de cura e libertação".


Padre Zezinho SCJ-Quando me chamaste

Foi a paz do teu amor
Pe. Zezinho, scj 

Foi a paz do teu amor, a paz da tua luz
A paz do teu Jesus, foi essa paz
Ela me tornou capaz
Capaz de entender
Que, mesmo se não deu
Valeu a pena!

Não me sinto perdedor 
E não me sinto vencedor 
Me exaltar não me convém
Não sou maior do que ninguém
Às vezes ganho 
Às vezes perco 
Mas sei que seguirás me convertendo

Foi paz do teu amor, a paz da tua luz
A paz do teu Jesus de Nazaré
Fez humilde a minha fé
E a fé me fez pensar
Não basta eu te louvar!
Não seguirei teu coração
Se não levar libertação



Pensaste em mim
Pe. Zezinho, scj

Do amor sereno de um casal
Foi que eu nasci
Mas eras tu que me querias por aqui
Estavas lá no amor bonito de meus pais
Mas desde então me reservavas muito mais

Pensaste em mim quando nem mesmo eu existia
Sou resultado do teu infinito amor
Eu te agradeço a cada novo e santo dia
Por teu amor essencialmente criador

A minha prece agradecida eu vim fazer
Porque me deste a enorme chance de nascer
Estavas lá quando eu cresci pra ser alguém
Estás comigo a me mostrar o que convém

Pensaste em mim a cada passo da jornada
Sou resultado desse amor que não tem fim
Minha alma segue passo a passo nessa estrada
Antes que eu pense eu sei que já pensaste em mim


Quando me chamaste
Pe. Zezinho, scj

Quando me chamaste, eu falei que eu tinha medo
Quando me enviaste, eu falei que eu tinha medo
Medo, meu Senhor, de não corresponder
Me tranqüilizaste ao contar-me o teu segredo
Já disseste a tantos que não tivessem medo
Quando tu nos chamas, chamas pra valer

Vais chamando sempre e vais dando os instrumentos
Junto às mil sementes que nos mandas semear
Só não vais comigo, se eu teimar em ir sozinho
Do vocacionado és a verdade e o caminho

Não abandonas a quem tu chamas
Irás comigo se contigo eu prosseguir
Se for difícil seguir teus passos
Darás um jeito de me conduzir


Desde que o sol raiou
Pe. Zezinho, scj

Desde que o sol raiou
Eu pergunto onde estás
Como o gado á procura de água
Como as aves de arribação

Meu coração vagueia à procura da paz
Como a corça sedenta de água
Como as aves buscando o verão!

Que sede, meu Deus, que sede!
Que sede que eu tenho em mim
De saber mais sobre a terra
De saber mais sobre Ti

Que sede meu Deus de te ver!
Que sede, meu Deus de te achar!
Deve ser minha fé a dizer
Vai mais fundo que o hás de encontrar!


Foi a minha fé
Pe. Zezinho, scj

Foi a minha fé pequena
Mas sincera
Foi a minha fé que me levou
Ao teu coração sereno à minha espera
Foi a minha fé que me levou!
Foi a minha fé que me levou
A dizer: Senhor, aqui estou
Não sei muita coisa
Tenho quase nada
Mas, se me mandas
Ao povo em teu nome
Em teu nome, ao teu povo
Ó meu Senhor, eu vou


Põe teu coração no meu
Pe. Zezinho, scj

Põe teu coração no meu
E o meu coração no teu
Não tenhas medo de abraçar a cruz
Tens também meu ombro
E minha força eu sou Jesus
Vem comigo vem que eu sei
A jornada é longa e eu direi
Quais os perigos de me acompanhar
É o caminho estreito
Mas é feito pra chegar
Segue os passos que eu darei
Prende a tua cruz na minha
Vai servir meu povo faça como eu
Ele sofre menos
Quando encontra um Cireneu
Vai ao povo como irmão
Se preciso estende a tua mão
Não tenhas medo do meu verbo amar
Tem seus contratempos
Mas o tempo é de ajudar
Teu projeto eu já tracei
Vai ao povo que eu te ensinarei
O jeito certo de me anunciar
Basta que me peças
Que eu te ajudo a não errar
Usa a fé com mais razão
Busca mais sabedoria
Pra chegar ao povo sê um aprendiz
Do que o povo fala
E do que a minha Igreja diz


Beleza eterna
Pe. Zezinho, scj

Beleza eterna, sei que és perfeita!
Beleza antiga e jovial
Não vejo a hora, de conhecer-te mais!
Meu coração anda buscando a tua paz

Os rios desta vida não saciam minha sede
Manjares deste mundo não resolvem minha fome
Não vejo a hora de ouvir falar de ti
Por isso mesmo arranjo um tempo e venho aqui

Beleza eterna; eucaristia!
Emanuel és tu, em shekinah!
Não vejo a hora, porque eu bem sei que vens
Meu coração anda buscando a luz que tens!

Andei errante, por mil caminhos!
Andei sem rumo, andei sem paz!
Fiz mil desvios, mas acabei aqui!
Não permitiste que eu chegasse aqui sem ti


Venha o que vier
Pe. Zezinho, scj

Venha o que vier
Seja o que for
Tenho alguém que se importa comigo
Não, eu não errei
Quando eu aceitei
Quando eu quis ter Jesus como amigo

Continuo pecador
Ainda não cheguei ao céu
Ainda não sei ser de Deus
Mas a graça do Senhor
Benfazeja, infinita
Me tem sustentado
Apesar dos meu erros

Venha o que viver
Seja o que for... caminharei... caminharei
É preciso ir ao povo
Pe.Zezinho, scj

Eu sei das dores que o teu povo enfrenta
E sei também qual o teu pensamento
Diante das dores que o teu povo agüenta
Sei muito bem quais os teus sentimentos

Ir ao povo é preciso ir ao povo
Ser gentil com o povo de Deus!
Se preciso, chorar com o povo
Marchar com o povo
A caminho do reino dos céus

Ir ao povo é preciso ir ao povo
Defender o teu povo, Senhor!
Se preciso, ensinar o teu povo
A buscar seus direitos
E ensinar que és um libertador!


Desde sempre
Pe. Zezinho scj

Desde sempre lá do infinito
Desde sempre Deus me amou
O meu ser ainda não existia
Mas meu Deus me imaginou

E quando Deus imagina
Faz muito mais que pensar
Vai criando condições

Deus é um Deus paciente
Foi semeando a semente
Não me criou de repente
Eu nasci da paciência de Deus


Mater Dolorosa
Pe. Zezinho, scj

Tu que, ao sangue do teu filho
Misturas tuas lágrimas
Tu, que sem perder teu brilho
Sufocas tuas mágoas

Tu que tens teu filho morto
Nos teus braços de mulher
Ora pelas mães! Ora pelas mães!

Pelas mães dos assassinos
Pelas mães dos que morreram
Todas elas vestem luto
Pois morreram com o filho

Ora pelas mães que estão sem paz
Pois nelas a violência dói bem mais


Coração alienado
Pe. Zezinho, scj

Meu coração às vezes foge do seu Criador
Meu coração às vezes age sem razão
Ganhou amor, mas muitas vezes não quer dar amor
Que será que está faltando pro meu coração?

Talvez lhe falte mais religião!
Talvez lhe falte um pouco de oração
Talvez lhe falte repartir o pão!
Talvez lhe falte ser mais Cireneu

Talvez lhe falte um pouco mais de luz
Talvez lhe falte um pouco mais Jesus
Talvez lhe falte compreender a cruz
E usar um pouco menos a palavra eu


Pecador eu sou
Pe. Zezinho, scj

Pecador eu fui
Pecador eu sou
Pecador serei
Se não deixar que Deus me toque
Só me salvarei
Se Deus, nosso Senhor
For me convertendo
Até mudar o meu enfoque

Quando as coisas dele ficam pra depois
Quando as minhas coisas valem muito mais
É sinal de crise a separar nós dois
Deus fica em segundo e eu fico sem paz


Uma folha que caiu
Pe. Zezinho, scj

Uma folha que caiu
Depois que ela secou
Me ensinou que Deus se importa
Com as vidas que criou

A folha que caiu
E o vento a carregou
Me ensinou que, mesmo morta
Seu destino realizou

Acabou, com outras folhas
Adubando aquele chão
E por causa dessas folhas
Eis o fruto em minhas mãos!

Um amigo que partiu
Saudade ele deixou
Me ensinou, com seu sorriso
Uma lição que me tocou

Bem antes de partir
Levado pela fé
Disse: agora vou pro céu
E vou saber como é que é

Diga adeus pros meus amigos
E pra quem me quis em paz
To voltando para quem me fez
Vou amá-los muito mais

Sei que um dia vou partir
E Deus vai me acolher
Porque eu sei que Deus se importa
Com o que me acontecer

O tempo vai passar
E eu hei de envelhecer
Mas eu sei que alguma porta
Vai se abrir pra me acolher

Não, senhor, não terei medo
Quando o Cristo me chamar
Eu carrego o seu segredo
Sei que vou ressuscitar




Um comentário:

  1. Esse CD se junta aos poucos álbuns do Pe. Zezinho em que ele interpreta todas as músicas sem coro e sem grupos, como ele fez no compacto "Balada por um reino" e no LP "Não deixes que eu me canse".

    ResponderExcluir