Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2002 Canções para o Sol Maior

Tiragens em CD e Cassete


























Interessante álbum com um repertório voltado para dentro da Igreja e, talvez por isso, mais reflexivo. Seu estilo é próximo aos álbuns “de carreira” imediatamente anteriores do padre. Várias faixas tratam da Fé especificamente. As mais belas canções são as duas que tratam de Jesus, o Sol maior da nossa vida: Canção para o Sol maior e Sempre sol nascente (a alusão ao Sol aqui lembra a questão da escolha para a festa do Natal em 25 de dezembro, quando os pagãos festejavam o Sol invicto, no solstício de inverno; desde os primórdios Jesus foi chamado de verdadeiro Sol invicto, pois venceu a morte e é a luz do mundo).
É um dos últimos álbuns do Padre Zezinho lançado em fita cassete (por sinal, a gravadora Paulinas-COMEP foi uma das últimas do Brasil a abandonar o formato)
Curiosamente, já na segunda tiragem do cd, a capa foi totalmente reformulada, mantendo-se apenas o título e nome do padre. Saiu a foto do Sol com uma foto do Padre Zezinho à frente e entrou a foto mais conhecida, da luz do sol batendo no mar.
Comparando-se as fichas técnicas das duas versões percebe-se que, segundo consta, a foto da segunda capa, bem como as demais do projeto gráfico, são do Padre Zezinho, enquanto a foto da capa original é creditada à Serginho Massa. Teria havido algum problema autoral em relação à foto original? Fica o mistério.
Aproveitaram a reformulação para alguns ajustes sutis: Marluce Botelho foi re-creditada com nome completo na sua participação no coro, após ser creditada apenas como Marluce.
Aparentemente não houve alteração para o cassete, já que houve apenas uma tiragem, diminuta.

  
Faixas nas edições CD/Formato digital:
1. Eu acho que eu tenho fé
2. Meu catecismo
3. Está faltando uma luz
4. Teologia do trabalhador
5. Dois riscos
6. Seremos família no céu
7. Canção para o Sol Maior
8. Enlevo
9. É o rio da fraternidade
10. Como a lua
11. Cuida de mim, ó Maria
12. Livre é Teu Espírito
13. Sempre Sol nascente

Faixas na edição em cassete:
Lado A:
1. Eu acho que tenho fé
2. Como a lua
3. Livre é Teu Espírito
4. Teologia do Trabalhador
5. Dois riscos
6. Seremos família no céu
7. Canção para o Sol Maior
Lado B:
1. Enlevo
2. É o Rio da Fraternidade
3. Meu Catecismo
4. Cuida de mim, ó Maria
5. Está faltando uma luz
6. Sempre Sol nascente


Códigos de lançamento:
CD 11759-5 – CANÇÕES PARA O SOL MAIOR – Pe. Zezinho SCJ – 2002
K7 11760-9 – CANÇÕES PARA O SOL MAIOR – Pe. Zezinho SCJ - 2002
Paulinas-COMEP
26/08/2002




Padre Zezinho SCJ-Canções para o Sol maior

Eu acho que eu tenho fé
Pe. Zezinho, scj

Eu cresci vendo as montanhas
Da Serra da Mantiqueira
Eu cresci vendo as montanhas
Lá de Santa Catarina
E, nas noites estreladas
Eu rezava olhando o céu

Desde cedo me disseram
Que eu veria muito mais
E que havia mais montanhas
E outros corpos siderais

Perguntei a vida inteira
E há de ser sempre assim
Quem és Tu e onde habitas
E o que esperas de mim

Quis saber a vida inteira
Nem vou parar de querer
Desvendar o que é do céu
Entender o que é da terra
Descobrir tua vontade
E tentar realizá-la

Se ter fé for tudo isso
Eu acho que eu tenho fé
Se ter fé for tudo isso
Eu acho que eu tenho fé


Meu catecismo
Pe. Zezinho, scj

Se acreditar em Deus for esperar
Um mundo diferente
Lá, onde não há ricos por demais
E onde não há mendigos

Lá, onde ninguém pisa no irmão
E todo irmão se sente gente
Lá, onde o cidadão vai aonde quer
E sem correr perigo

Se acreditar em Deus for apostar
Que o mundo tem conserto
Que o ser humano é bom
E, mesmo se ele errar
Ainda vale a pena

Se crer em Deus é crer num Pai
Que nos criou e apostou em nós
Então pode escrever que eu assino
Eu creio em Deus porque eu tenho esperança
É este o catecismo que eu ensino


Está faltando uma luz
Pe. Zezinho, scj

Está pesando demais esta cruz
Doendo demais esta falta de paz
Está faltando uma luz
Faltando uma luz
Faltando uma luz

Está doendo demais esta dor
Ferindo demais
E assustando meu povo
Está faltando é amor
Faltando é amor
Faltando é amor

Violência nos bares
Nas ruas, nos lares
E até nas escolas
Cada dia é mais gente
Sem teto e sem rumo
Vivendo de esmolas

Violência a crescer
E meu povo a morrer
E o seu sangue a correr
Quem é que vai socorrer
Quem é que vai socorrer
Quem é que vai socorrer o meu povo

Violência no estádio
Nas telas, no rádio
E pouco se liga
Cada dia é mais gente
Sem fraternidade
Querendo ver briga

Violência a crescer
O bandido a vencer
E o meu povo a tremer
Quem é que vai socorrer
Quem é que vai socorrer
Quem é que vai socorrer o meu povo


Teologia de trabalhador
Pe. Zezinho, scj

Lá vai o trabalhador para o seu trabalho
Vivendo, feliz, a graça de trabalhar
Há coisas que ele faz
E que seus irmãos não fazem
Não resta nenhuma dúvida
Deus fala através da mão do trabalhador

Lá vai mais um pensador
Para o seu trabalho
Vivendo, feliz, o dom de saber criar
Há coisas que ele não faz
Mas dá possibilidade
Não resta nenhuma dúvida
Deus fala pela cabeça do pensador

Lá vai o trabalhador para o seu trabalho
Vivendo, feliz, a graça de liderar
Há coisas que ele não faz
Mas leva a fazer direito
Não resta nenhuma dúvida
Deus fala através da paz do coordenador

Se o Pai descansou um dia, já não descansa
Jesus revelou que o Pai
Vive trabalhando
Há coisas que só Deus faz
E há coisas que Ele delega
Não resta nenhuma dúvida
Deus fala pelo trabalho libertador


Dois riscos
Pe. Zezinho, scj

Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical
O outro horizontal
O vertical eleva
O horizontal abraça

Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Um é vertical
O outro horizontal
Um vai buscar na fonte
O outro é o aqueduto


Feito de dois riscos é o meu caminhar
Sem esses dois riscos posso não chegar
Um é vertical
O outro horizontal
O vertical medita
O horizontal agita



Seremos família no céu
Pe. Zezinho, scj

Abraçando-se, valorizando-se
Corações em Deus
Eis a minha família
A caminho do céu

Perdoando-se, compreendendo-se
Cada dia melhor
Eis a minha família
Santuário do amor

Às vezes a gente ainda erra
Lá em casa ninguém é perfeito
E, quando acontece um problema
A gente não faz escarcéu
Já somos família na terra
Seremos família no céu

Escutando e dialogando
Cada dia mais
Eis a minha família
A caminho da paz

Meditando e participando
Olhos no amanhã
Eis a minha família
Generosa e cristã


Canção para o sol maior
Pe. Zezinho, scj

No escuro deste mundo pecador
Uma estrela apareceu
Quem sonhava conhecer um sol maior
Finalmente conheceu

Quando a luz que vem da luz apareceu
Quando Deus mandou
Jesus a este mundo
Dos mistérios, o mistério mais profundo
Também tornou-se meu

Se eu puder acreditar
E, se eu quiser acreditar
Minha luz será Jesus libertador
Sol maior da minha vida
E meu Senhor
Enlevo
Pe. Zezinho, scj

Como não dar graças ao Senhor
Como não louvar seu santo nome
Se foi ele quem nos fez e nos criou
Ele que prossegue no seu ato criador

Como não amar o meu Senhor
Como não servir seu santo nome
Se não pára um segundo de criar
Se não pára um minuto de amar

Cantemos ao Senhor nossa vida e nossa paz
Pelas maravilhas que ele fez e que ele faz


É o rio da fraternidade
Pe. Zezinho, scj

Existe um rio
Um rio caudaloso
De fonte cristalina
E é lá no céu que ele começa

E eu confio
Nas águas deste rio
Porque elas são divinas
E trazem junto a promessa

Onde ele passa leva a graça do Senhor
As águas deste rio geram paz e liberdade
E o nome deste rio
É o rio da fraternidade


Como a lua
Pe. Zezinho, scj

Meu coração é como a lua
Que passa a noite refletindo
Reflete a luz que o sol lhe manda
E vai luzindo e reluzindo

Eu sei que a lua não tem luz; não tem não
Mas passa a luz que vai ganhando
Não guarda a luz nem a esconde, isso não
Por isso vive iluminando

Meu coração é como a lua lá no céu
E eu também não tenho luz
Se eu ilumino alguma coisa, deve ser
A luz imensa de Jesus

Que brilha em mim sem que eu mereça
Mas é Jesus que está brilhando
Está brilhando, mesmo quando
Eu não mereço este favor

Bondade do Senhor
É graça do Senhor
Bondade do Senhor
É graça do Senhor


Cuida de mim, ó Maria
Pe. Zezinho, scj

Santa Maria
Quanta alegria
Só de pensar
Que estás orando comigo

Lá, onde moram os anjos
Lá onde os santos estão
Santos e anjos e arcanjos
Na mais perfeita oração

Eu te imagino, Maria
Perto do Sol que é Jesus
A suplicar por teus filhos
Vergando ao peso da cruz

Santa Maria
Quanta alegria
Só de pensar
Que estás orando comigo
E que o teu brilho
Vem do teu filho
Ó mãe exemplar
E o Senhor é contigo

Por isso, eu digo
Todos os dias
Ave Maria
Cuida dos meus pensamentos

Ora comigo, ó Maria
Cuida dos meus sentimentos


Livre é teu espírito
Pe. Zezinho, scj

Livre é o teu Espírito!
Puro é o teu Espírito!
Verdade tão profunda
Que eu não sei como explicar!

Sei que vens do Pai
Sei que és o Filho
Sei que prometeste
Mandar o teu Espírito
Que seria teu
E também do Pai
A nos ensinar o que dizer e o que fazer

Por isso te pedimos, ó Senhor
Manda teu Espírito libertador!
Sacode a nossa vida
Toda hora e todo dia
Enche a nossa alma de sabedoria!


Sempre sol nascente
Pe. Zezinho, scj

Quando se descobre
A santidade do Senhor
Fica bem mais fácil entender
O que é o amor
Santo é o amor, fonte cristalina
Água de nascente
Silenciosamente vai mudando
Um coração
Tudo se transforma
Nada é mais o mesmo
Quem viveu a esmo, agora sabe a direção

Quando se descobre a santidade do amor
Fica bem mais fácil entender o Criador
Santo é o Senhor
Paz que não termina
Sempre Sol nascente
Silenciosamente vai tocando o nosso ser
Tudo faz sentido
Nada está perdido
Quem se viu vencido
Agora sabe o que é vencer

Quando se descobre a santidade de Jesus
Fica bem mais fácil encarar a grande luz
Santo é Jesus
Sol maior que o mundo
Brilho permanente
Silenciosamente a dominar a escuridão
Tudo vai mudando
Paz é o que se sente
Deus se faz presente dentro deste coração

Um comentário: