Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2010 Quem é esse Jesus?













Edição digital



"E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador
Que tinha tanto amor"

Em 45 anos de dedicação à música católica, foram pelo menos 200 canções que tinham o nazareno como tema central. Padre Zezinho, scj, decidiu, então, comemorar também os 50 anos da gravadora parceira Paulinas-Comep, selecionando dentre essas as 12 que melhor traduzem um pouco do aprendizado com e sobre o mestre Jesus. E reconhece: mesmo com essa bagagem de peso, nada de respostas definitivas, afinal, “sobre Ele é muito mais o que ainda precisamos saber do que aquilo que já sabemos...”
Compõem o álbum as músicas: “Quem é esse Jesus?”; “Sem eira nem beira”; “E eu penso em Jesus”; “O Filho do Carpinteiro”; “Canção para o Sol maior”; “O Rabi”; “Foi em nome de Jesus”; “Jesus é luz!”; “Ieshuá”; “Eu gritei teu nome santo”; “Sempre sol nascente”. Para finalizar, uma versão ampliada da memorável “Um certo Galileu”, lançada originalmente no álbum homônimo.

Faixas:
1. Quem é esse Jesus? (Álbum original: Ao País dos meus sonhos)
2. Sem eira nem beira (Álbum original: Qualquer coisa de novo)
3. E eu penso em Jesus (Álbum original: Manhãs iluminadas)
4. O filho do carpinteiro (Álbum original: O Filho do Carpinteiro)
5. Canção para o Sol maior (Álbum original: Canções para o Sol maior)
6. O Rabi (Álbum original: Um certo Galileu 2)
7. Foi em nome de Jesus (Álbum original: Canções em Fé maior)
8. Jesus é luz (Álbum original: Canções que a Fé esvreveu)
9. Ieshuá (Álbum original: Um certo Galileu 2)
10. Eu gritei teu nome santo (Álbum original: Oremos pela Terra)
11. Sempre sol nascente (Álbum original: Canções para o Sol maior)
12. Um certo Galileu - Versão ampliada (Gravação inédita, lançada também na coletânea Grandes Sucessos volume 2 da Paulinas-COMEP)

Código de lançamento:
CD 12448-6 – QUEM É ESSE JESUS? – Pe. Zezinho SCJ – 2010 
Paulinas-COMEP
18/03/2010


Crítica: Festejável coletânea lançada com canções sobre Jesus, já que as anteriores (O Inquieto Jesus de Nazaré de 1984 e Outra canção para Jesus, da série A Canção e a Mensagem de 1995 encontravam-se fora de catálogo). 
O repertório escolhido é excelente mais espiritualista, diferente de O Inquieto Jesus de Nazaré, de cunho mais sociológico, bem ao estilo da década de 1980.
A grande jóia do repertório é a versão ampliada de Um certo Galileu, que encerra o cd de forma excelente. Essa versão tem a 5ª estrofe, que trata da ressurreição de Jesus, já que a versão original termina com a morte de Jesus, numa atitude mais de denúncia que teológica. Como o próprio Padre Zezinho relatou, os bispos lhe teriam pedido para acrescentar a estrofe. Na verdade, a versão italiana previa uma quinta estrofe para ser usada na liturgia, com o tema da ressurreição, porém com letra bem diferente dessa “nova” quinta estrofe.
É útil dizer que a capa do álbum, mostrando Cristo crucificado é muito bela e tem ali o ponto mais importante do amor de Jesus: seu sacrifício pela humanidade.
O estojo do álbum é uma espécie de envelope de papelão, primeiro do gênero na discografia do padre.



Padre Zezinho SCJ-Quem é esse Jesus

Quem é esse Jesus?
Pe. Zezinho, scj

Quem é esse Jesus de quem se fala tanto
há tanto tempo e tantas coisas
muitos contra e muitos a favor?

Quem é esse Jesus,
não passa hora nem minuto nem segundo 
sem que alguém de lembre dele 
sem que o chamem de Senhor ?

Tamanha é sua luz
Tão grande a força das palavras que Ele disse
Em Jesus não há mesmice desde o berço até à cruz

Ninguém disse o que Ele disse
Nem do jeito que ele disse
Quem é esse Jesus?

Quem é esse Jesus que andou pelas aldeias
Semeando mil idéias e do céu mostrou-se porta-voz?

Quem é esse Jesus 
Que fez os santos, os profetas e os doutores
Converteu mil pecadores, não deixou ninguém a sós?

Tamanha é sua paz 
Tão grande a força dos sinais que foi deixando
Que prossegue transformando quem se deixa transformar

Com palavras decididas transformou milhões de vidas
Quem é esse Jesus?

Quem é esse Jesus, que gera controvérsias
Onde quer que alguém o lembre
Muitos contra e muitos a favor?

Que é esse Jesus?
Por causa dele nova História foi escrita
Não há vida mais bonita do que a deste sofredor 

Morreu por todos nós, mas foi tão forte o testemunho dessa vida
pois a morte foi vencida ao vencer a dor da cruz 

Poderoso e mais que forte, poderoso até na morte
Quem é esse Jesus?
Sem eira nem beira
Pe. Zezinho, scj

José trabalhava na carpintaria
Cuidando zeloso da sua Maria
Maria esperava chegar sua hora
No ventre levava seu filho e Senhor
Mas eis que um decreto os arranca do teto
Que foi testemunha do mais puro amor
E assim foi que, antes de haveres nascido
Te viste banido pelo imperador

Por longas estradas que ainda não vias
Sem eira, nem beira, calado seguias
No ventre materno escondido rumavas
Pra onde mandava teu Pai lá no céu
Mas eis que em Belém não encontras morada
Maria, cansada, não pode esperar
E assim tu nasceste mirando as estrelas
No ventre da terra e distante do lar

A tua pobreza escondia um segredo
E naquele palácio um patrão teve medo
E dizem que o rei, paranóico e doente
Num gesto demente, mandou te matar
Mas eis que José pressuroso e aflito
Se asila no Egito pra te proteger
E assim foi que, ainda pequeno e calado
Te viste exilado pra sobreviver

Voltaste do exílio para a Galiléia
Que o filho do rei governava a Judéia
Na carpintaria da casa de aldeia
Não representavas perigo nenhum
José e Maria te viram crescendo
E era ali "um por todos e todos por um"
E assim foi que o fiel carpinteiro morria
E levaste Maria para Cafarnaum

A vida era dura, passavam os dias
O tempo chegara e de casa partias
Alguém perguntou-te em que lado moravas
disseste em resposta o que dizem milhões:

"Se queres saber o caminho que eu traço
Acompanha meu passo; vem ver e sentir"
As aves do céu e as raposas têm casa,
Mas eu, nem sequer, tenho onde dormir"

Eu olho os milagres de arquitetura
Colossos enormes rasgando as alturas
E penso no povo que sofre e padece
por falta de teto, de amor e de pão
E leio o decreto que tira do teto
porque não pagou seu patrão e credor
E tu que já foste pisado e esmagado
Exilado e humilhado...
Liberta teu povo, liberta senhor!


E eu penso em Jesus 
Pe. Zezinho, scj

Como quem tem 
Milhões de coisas a dizer
Chegou de lá do céu
O Filho eterno e se tornou 
Filho de mulher

Viveu num lar e obedeceu
Por trinta anos se calou
Milhões de coisas Ele tinha pra dizer
Mas esperou e escutou 
Dialogou, deixou falar

E então falou 
Como quem tinha o que dizer
Falou das coisas desse mundo e do céu
Jesus falou

E eu ouço a sua voz a nos dizer
Que não estamos sós
Em cada curva, em cada canto
Em cada estrada aonde eu vou
Eu ouço a sua voz

Nas festas e na cruz
Nas trevas e na luz
Eu penso em Jesus, oh sim
No seu imenso amor por nós
No seu imenso amor por mim


O filho do carpinteiro
Pe. Zezinho, scj

De repente Jesus o Filho do carpinteiro
Se tornara famoso em território estrangeiro
E toda gente insistia
Que Jesus era filho de José e Maria
E que... não é por falar

E na pequena cidade
O comentário se ouvia
Onde ele fora arranjar tamanha sabedoria

Todo o mundo sabia
Que seu pai se ocupara de uma carpintaria
Onde o menino cresceu
Um belo dia, contudo
Ele saíra pregando um novo reino
E falando que o pai dele era Deus

Como em terra natal nenhum profeta é aceito
Logo, logo arranjaram pra Jesus um defeito
Ele não tinha jeito
De profeta qual nada
Era tudo barbada
Ilusão de rapaz

E na pequena cidade
O comentário crescera
Que Jesus, na verdade
Até já enlouquecera

Todo mundo entendia
Todo mundo sabia
Que Jesus não podia ser de Deus um sinal
Um belo dia, contudo ele saíra curando
E mesmo ressuscitando com poder sem igual

Mas pra tudo se acha alguma explicação
Pra não se ter que aceitar nenhuma renovação
E toda gente insistia
Que Jesus fora longe
Mais do que deveria
E que devia calar
E que devia voltar praquela carpintaria
Que se César soubesse o povo é quem pagaria
Todo mundo se lembra o que depois sucedeu
Como foi que o mataram porque foi que morreu
E o mundo foi dividido entre quem leu e não leu
Quem acredita e não crê que ele era o Filho de Deus


Canção para o sol maior
Pe. Zezinho, scj

No escuro deste mundo pecador
Uma estrela apareceu
Quem sonhava conhecer um sol maior
Finalmente conheceu

Quando a luz que vem da luz apareceu
Quando Deus mandou 
Jesus a este mundo
Dos mistérios, o mistério mais profundo
Também tornou-se meu

Se eu puder acreditar 
E, se eu quiser acreditar
Minha luz será Jesus libertador
Sol maior da minha vida 
E meu Senhor


O rabi 
Pe. Zezinho, scj

Há um homem lá fora
Dizendo que veio de Deus
Diz que a hora é agora
Que um novo reino já começou
Não fala de revolução
Mas quer mudar estruturas
Não anda de armas na mão
Mas faz o Povo sonhar 
Talvez seja um doido varrido
Um poeta sofrido
Um profeta perdido 

Mas tem qualquer coisa de novo
Caminha no meio do povo

Há um homem lá fora
Fazendo a cabeça do povo
Diz que já não demora
O momento da libertação
Não diz pra matar o opressor
Mas tira o medo da gente
E diz que o caminho do amor
Tem de passar pela cruz
Talvez seja um alienado
Um Rabi enganado
Um profeta exaltado 

Mas tem qualquer coisa de novo
Caminha no meio do povo

Há um homem lá fora
E diz que se chama Jesus
Diz que a lei vigora
Como está, não se pode aceitar
Não faz pouco caso da Lei
Mas não tolera injustiça
De ver que no meio da grei
Há muitos lobos também 
Talvez seja algum impostor
Um gentil falador
Ou, de fato, um libertador

Mas tem qualquer coisa de novo
Caminha no meio do povo


Foi em nome de Jesus
Pe. Zezinho, scj

Foi em nome de Jesus
Foi naquele santo nome
Foi em nome de Jesus
Que ousei falar com Deus
Do jeito que eu falei

De joelho eu rezei
Ao ouvir aquele nome
De joelho eu rezei
E ousei falar com Deus
Do jeito que eu falei

Eu disse a Deus que eu precisava de uma luz
Em nome de Jesus 
Eu disse a Deus que era pesada a minha cruz
Em nome de Jesus

E Deus me ouviu em nome de Jesus
E Deus me ouviu em nome de Jesus 
Em nome de Jesus eu vi a luz
Em nome de Jesus eu tive força
Pra levar a minha cruz
Em nome de Jesus 

Jesus é luz
Pe. Zezinho, scj

Jesus é luz
Brilhante luz do ceu!
Jesus é paz
Inquieta e doce paz de Deus! 
Jesus é Deus! 
Quem vê a vida iluminado pela luz 
Que é Jesus
Não anda em trevas
Tropeça menos
Também se torna luz! (bis)

Por isso eu pus a minha luz
Na luz imensa de Jesus
Por isso eu pus a minha paz
Na paz imensa de Jesus
E depois disso eu ja não temerei
Não temerei
Não temerei a escuridão
Jesus é minha luz!
Jesus é minha luz!


Ieshuá
Pe. Zezinho, scj

Ieshuá Ieshuá
Catalogaram Jesus, catalogaram Jesus 
Por não andar na direita na esquerda 
Ou no centro ou na situação
Por não falar como essênios
Zelota ou governo nem oposição 
E por não ser fariseu 
E por não ser saduceu 
Classificaram Jesus 
Como herege blasfemo 
Inimigo e perigo mortal pra nação

Desafiaram Jesus, desafiaram Jesus
Porque fazia milagres em dias errados 
E sem permissão
Por aliar-se aos pequenos 
Sem ser alinhado e nem ter posição
E por não ser um doutor
Por falar tanto de amor
Classificaram Jesus como um alienado
Impostor renegado sem classe ou padrão

E condenaram Jesus, e condenaram Jesus
Porque falava de um reino 
De fraternidade igualdade união
Porque trazia consigo
Perigo de um golpe ou da insurreição
E por dizer que chegou
Porque foi Deus quem mandou
Assassinaram Jesus numa cruz
Entre preces e salmos e cantos 
De libertação

Acompanharam Jesus
Acompanharam Jesus
Pobres e cegos e surdos e coxos e mudos 
E até oficiais
Gente sofrida e oprimida 
Por gente que tinha ou mandava demais
E por ser filho de Deus
E pelo reino dos céus
Testemunharam Jesus 
E com ele enfrentaram
As dores da cruz mas acharam a paz

Ieshuá Ieshuá
Ieshuá Ieshuá


Gritei teu nome santo
Pe. Zezinho, scj

Quando a dor doeu demais
Eu gritei teu nome santo
Quando me faltou a paz
Eu gritei teu nome santo

Disse ao Pai que tu mandaste
Que eu falasse no teu nome
Cada vez que eu precisasse
Cada vez que eu precisasse
De um favor

Nome santo tens, Jesus!
Nome santo que liberta!
Quantas vezes me ajudou
Quantas vezes me elevou
Quantas vezes me salvou

Sempre sol nascente 
Pe. Zezinho, scj

Quando se descobre 
A santidade do Senhor
Fica bem mais fácil entender 
O que é o amor
Santo é o amor, fonte cristalina
Água de nascente
Silenciosamente vai mudando 
Um coração
Tudo se transforma
Nada é mais o mesmo
Quem viveu a esmo, agora sabe a direção

Quando se descobre a santidade do amor
Fica bem mais fácil entender o Criador
Santo é o Senhor
Paz que não termina
Sempre Sol nascente
Silenciosamente vai tocando o nosso ser
Tudo faz sentido
Nada está perdido
Quem se viu vencido
Agora sabe o que é vencer

Quando se descobre a santidade de Jesus
Fica bem mais fácil encarar a grande luz
Santo é Jesus
Sol maior que o mundo
Brilho permanente
Silenciosamente a dominar a escuridão
Tudo vai mudando
Paz é o que se sente
Deus se faz presente dentro deste coração


Um certo Galileu 
Pe. Zezinho, scj

Um certo dia, a beira mar 
apareceu um jovem Galileu
Ninguém podia imaginar 
que alguém pudesse amar
do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar
tocava o coração
de quem o escutava

E seu nome era Jesus de Nazaré
sua fama se espalhou e todos vinham ver
o fenômeno do jovem pregador
que tinha tanto amor

Naquelas praias, naquele mar
naquele rio, em casa de Zaqueu
Naquela estrada, naquele sol
e o povo a escutar histórias tão bonitas
Seu jeito amigo de se expressar 
enchia o coração
de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chão
naquele poço e em casa de Simão
Naquela relva, no entardecer
o mundo viu nascer a paz de uma esperança
Seu jeito puro de perdoar
fazia o coração
voltar a ser criança

Um certo dia, ao tribunal
alguém levou o jovem Galileu
Ninguém sabia qual foi o mal
e o crime que ele fez
quais foram seus pecados
Seu jeito honesto de denunciar 
mexeu na posição
de alguns privilegiados

E mataram a Jesus de Nazaré
e no meio de ladrões puseram sua cruz
mas o mundo ainda tem medo de Jesus
que tinha tanto amor...

Vitorioso, ressuscitou
Após três dias à vida Ele voltou
Ressuscitado, não morre mais
Está junto do Pai, pois Ele é o Filho eterno
Mas Ele vive, em cada lar
E onde se encontrar um coração fraterno

Proclamamos que Jesus de Nazaré
Glorioso e triunfante Deus conosco está
Ele é o Cristo e a razão da nossa fé
E um dia voltará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário