Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2006 Manhãs Iluminadas





Edição digital










Texto de lançamento:
José Fernandes de Oliveira, o Pe. Zezinho, scj é considerado, indubitavelmente, um dos mais completos comunicadores da Igreja do Brasil e da América Latina, tendo realizado um trabalho que deixou suas marcas em pelos menos quatro gerações de jovens leigos e consagrados.
Esta personalidade multimídia - cantor, compositor, professor universitário, evangelizador incansável e produtor musical - acaba de lançar pela Paulinas-COMEP, a mesma gravadora com a qual realizou seus primeiros trabalhos há 40 anos, mais um CD de cunho catequético-existencial, sob o título Manhãs Iluminadas. Nestes anos todos, Pe. Zezinho, scj contabiliza cerca de 115 trabalhos musicais entre LPs, CDs e DVDs, mais de 60 livros sobre comunicação social e catequese de jovens e adultos, além de inúmeros artigos e ensaios publicados em jornais e revistas de todo o País.
Ele conta que, ao produzir Manhã Iluminadas, quis dar continuidade a seus últimos trabalhos que versam sobre o processo de contemplação e compaixão, imprescindível a qualquer cristão, neste novo milênio. “Nos últimos três anos tenho composto canções cujas letras remetem às orientações da Doutrina Social da Igreja e à oração comprometida”, faz questão de frisar.
Segundo ele para um trabalho musical ser bem-sucedido é preciso planejamento, oração, estudos e reflexões. Depois de tudo isso, algumas canções são imediatamente elaboradas, dependendo da fonte inspiradora (livros, filmes, passeios e viagens), outras, ainda assim, levam até 10 ou 20 anos para surgir. “Cada compositor tem seu jeito e seu tempo, o meu é esse”, explica.
Pe. Zezinho, scj explica que as canções Manhãs Iluminadas, Águas lá do céu, Meu Senhor me acordou, Eu penso em Jesus, Mil vezes Aparecida e Um lugar à minha espera, são canções de cunho catequético-contemplativo, isto é, são canções por meio das quais o cantor e compositor vai refletindo sobre o sentido da existência humana em sua relação com o Criador que é perfeitamente perceptível não só quando se efetiva o amor e a compaixão entre as pessoas, como também através da beleza e harmonia de suas obras: um mergulho no mistério de Deus entre nós.
Já as demais canções do CD apresentam letras que lembram a missão daqueles e daquelas que dedicam suas vidas à contemplação e ao evangelho. Para Pe. Zezinho, scj contemplar é sair do templo e ir ao povo, onde ele estiver. Daí este seu novo trabalho ter como fundamentação a priori “ensinar a meditar sobre os mistérios de Deus e a contemplar cada dia mais fundo a grandiosidade de suas obras, e, ao mesmo tempo, ensinar a comprometer-se com os movimentos populares e solidarizar-se com a dor e as esperanças do povo, abrindo a boca e denunciando toda forma de injustiça e opressão”, afirma Pe. Zezinho, scj.
O álbum foi gravado em 2005 e lançado em 23/01/2006, o que explica a ausência de lançamento de álbum inédito do padre durante 2005, o que nunca havia ocorrido desde 1971 (houve apenas lançamento de antigos álbuns remasterizados em cd durante 2005, embora os relançamentos ocorressem paralelamente aos lançamentos inéditos já algum tempo). 
Disponibilizado em CD e Formato digital.

Faixas:
1. Manhãs Iluminadas
2. Águas lá no céu
3. Meu Senhor me acordou
4. Sentado e pensativo
5. E eu penso em Jesus
6. Foi um copo d água
7. Se me dessem três minutos
8. Debaixo da marquise
9. O povo de Deus chorava
10. Irmãs do povo
11. Irmãs contemplativas
12. Um lugar à minha espera
13. Mil vezes Aparecida

Código de lançamento:
CD 11925-3 – MANHÃS ILUMINADAS – Pe. Zezinho SCJ – 2006
Paulinas-COMEP
23/01/2006


Crítica: Álbum reflexivo, mesmo em canções mais alegres. Se alterna entre canções reflexivas, sociais, doutrinárias e eclesiais.
Destacam-se no repertório duas canções relacionadas às religiosas: Uma às irmãs contemplativas (de vida reclusa), outra às irmãs "ativas"(de trabalho na sociedade).
Um diferencial do cd é seu encarte, em forma de pôster  (que acabou embaralhando a ordem das músicas, num possível erro de diagramação). Também é uma novidade o título do cd grafado em azul metalizado, o que proporciona um efeito bonito. 
A capa do álbum lembra à do álbum Quando a gente encontra Deus - por causa do motivo praiano. Por outro lado a foto da contracapa é a mesma utilizada, de forma invertida, na capa dos álbum "Mil Canções para Maria" e "Lá do interior" da Procade.





Padre Zezinho SCJ - Manhãs Iluminadas

Manhãs iluminadas
Pe. Zezinho, scj

Nestas manhãs iluminadas
Pelo sol de Deus
Lá vou eu
Caminhando sozinho
Na estrada e ninguém
Ninguém pra falar comigo
Não trouxe nenhum amigo
Só eu e os meus pensamentos
Só eu
E o meu anjo da guarda
Que eu nunca vi

Vou tentando entender este sol
Tentando entender este chão
Tentando entender este verde
Vou tentando entender a canção
De um sabiá cantador

Oh, Deus do céu
Como é bom meditar
Oh, Deus do céu
Como é bom contemplar
Como é bom
Quando a gente tem tempo
Que tranqüilo que é meditar
Aprofundar, esperar
Imaginar, contemplar
Contemplar


Águas lá no céu
Pe. Zezinho, scj

Águas lá no céu
Brancas ou cinzentas
A formar imagens de vapor
Chuva a cair
Desenhando imagens
Falam do poder de um Criador

Rios a correr
Grandes corredeiras
Quedas fragorosas
Águas buliçosas
Ondas a bater contra o rochedo
Falam do poder de um Criador

E eu aqui pequeno e pecador
Olhando meu Senhor
A renovar o seu planeta
Mais uma vez
Regando a vida que Ele fez
Atrás de uma janela
Eu agradeço ao Criador
Por seu amor renovador
Por seu amor renovador


Meu Senhor me acordou
Pe. Zezinho, scj

Amanheceu
E meu Senhor me acordou
Amanheceu
E outra vez me chamou
Mais uma chance me dá
Meu Senhor
De anunciar e sentir seu amor

E eu juntarei minha voz
À voz de tantos cantores
Que madrugaram comigo
Para cantar seus louvores

Amanheceu
E meu Senhor me acordou
Amanheceu
E outra vez me escolheu
Mais uma vez sua graça me diz
Que me deseja sereno e feliz

Amanheceu
E meu Senhor me acordou
Amanheceu
E outra vez me lembrou
Pôs-me outra chance
Ao alcance das mãos
De promover
E elevar meus irmãos


Sentado e pensativo
Pe. Zezinho, scj

Eu aqui sentado e pensativo
Eu aqui fazendo mil perguntas
E as águas do rio a correr
Águas do rio a correr

Eu aqui sentado e pensativo
Eu tentando achar minhas respostas
E as águas do rio a correr
Águas do rio a correr

Se eu não fizer minhas perguntas
A vida prosseguirá
Se eu não achar minhas respostas
A vida prosseguirá

Se eu não entrar no trem da história
O trem não me esperará
Ir em frente é preciso
Perguntar é preciso
Caminhar, é preciso caminhar

Eu diante das águas deste rio
Eu aqui pensando no futuro
E as águas do rio a correr
Águas do rio a correr

Eu aqui sentindo que elas correm
Correm pra chegar ao seu destino
E as águas do rio a correr
Águas do rio a correr


E eu penso em Jesus    
Pe. Zezinho, scj

Como quem tem
Milhões de coisas a dizer
Chegou de lá do céu
O Filho eterno e se tornou
Filho de mulher

Viveu num lar e obedeceu
Por trinta anos se calou
Milhões de coisas Ele tinha pra dizer
Mas esperou e escutou
Dialogou, deixou falar

E então falou
Como quem tinha o que dizer
Falou das coisas desse mundo e do céu
Jesus falou

E eu ouço a sua voz a nos dizer
Que não estamos sós
Em cada curva, em cada canto
Em cada estrada aonde eu vou
Eu ouço a sua voz

Nas festas e na cruz
Nas trevas e na luz
Eu penso em Jesus, oh sim
No seu imenso amor por nós
No seu imenso amor por mim


Foi um copo d´água
Pe. Zezinho, scj

Foi um copo d´água
Dado de bom jeito
Foi um obrigado
Dito com respeito
Uma conversa de quem tem
Com que não tem
Que justificaram
Meu louvor e meu amém

Deus que tudo viu
Não deixou passar
Me retribuiu pelo que eu fiz

Deus me abençoou
Veio me tocar
Pois meu gesto fez alguém feliz

Foi um copo d´água
Dado com amor
Foi pouco, mas tocou
O coração do meu Senhor


Se me dessem três minutos
Pe. Zezinho, scj

Se eu pudesse reunir
Todos os crentes em Jesus
Se me fosse dado orar
E conversar com todos eles
Se me desses três minutos pra falar
Se me desses três minutos pra falar

Começaria por pedir algum perdão
Se alguma vez pensei
Que Deus me ouve mais
E lembraria que Jesus nos quer irmãos
Preocupados em viver o dom da paz

Irmão menor eu quero ser
Só Deus conhece o meu querer
Só ele sabe quem de nós
Está mais perto de Jesus

E pediria pra tocarmos nossas bíblias
Como sinal de um preconceito que acabou
Não é mesma coisa, nem somos tão iguais
Mas Deus é mais
E o Filho dele poderá nos ensinar
Como apesar das diferenças
Humildemente, serenamente
Fraternalmente caminhar em paz!


Debaixo da marquise
Pe. Zezinho, scj

Está chovendo chuva forte
E lá debaixo da marquise
Se abrigam três mendigos

O cobertor não agasalha o suficiente
O mês de julho
Veio frio e inclemente
Ninguém se arrisca
Dar um quarto para os três
Existem leis
Não está fácil praticar a caridade
Então ninguém faz nada

Por um real a mais de cada cidadão
Teria dado de fazer mais um galpão
Ninguém pensou, ninguém propôs
Ninguém votou
E mês e julho já chegou

Dias atrás morreram
Dois noutra marquise
Não houve culto
Nem discurso, nem protesto
Não eram cidadãos
Não produziam nada

Não eram cidadãos
Não produziam nada
Não eram cidadãos


O povo de Deus chorava
Pe. Zezinho, scj

Todos os dias
O povo de Deus chorava
Quando pensava
No Templo de Jerusalém
Todas as noites
O povo de Deus sonhava
Que voltaria a cantar aleluia, amém!
Livre da escravidão
Livre daquela tristeza
Livre daquela opressão
Livre daquela pobreza

O povo de Deus chorava
De saudade da sua nação

O povo de Deus orava
Pela graça da libertação

E Deus o escutou, e Deus o libertou
E Deus o escutou, e Deus o libertou

Ao pendurar suas harpas
Lá nos salgueiros
E ao relembrar as cantigas de Jerusalém
Ao protestar no silêncio de prisioneiros
E ao não cantar nunca mais
Aleluia e amém!
Contra o poder opressor
Que os oprimia demais
Testemunhava o Senhor
Que é poderoso e que faz




O povo de Deus orava
O Senhor haveria de ouvir
O povo de Deus sonhava
Que esse dia haveria de vir

O dia enfim chegou
Pois Deus o libertou
E o dia enfim chegou
Pois Deus o libertou


Irmãs do povo
Pe. Zezinho,scj

As irmãs dos hospitais
E as irmãs da catequese
As que cuidam das escolas
E as da comunicação
As que cuidam das crianças
As que cuidam dos velhinhos
As que saem pelo bairro
Visitando os pobrezinhos

Cheias de zelo e servas do Senhor
Em cada rosto que elas servem
Estão vendo uma das faces do amor

Deus seja louvado
Pelo seu cansaço
Pelo seu sorriso
Pelo seu abraço
Pelo seu trabalho
Feito com amor

Trabalham tanto que precisam
Roubar tempo pro louvor
Deus nos mande outras milhares
Que sonhem em ser irmãs
Irmãs do povo, povo do Senhor


Irmãs contemplativas
Pe. Zezinho, scj

"A minha alma engrandece
O Senhor!
E exulta meu espírito
Em Deus meu Salvador
Porque olhou para
A humildade de sua serva
Doravante as gerações
Hão de chamar-me de bendita

Cinco horas da manhã
Carmelitas e Clarissas e Beneditinas
Concepcionistas
E ambém Sacramentinas
E outras milhares
D mulheres contemplativas

Já estão orando, já estão cantando
Já estão louvando o criador
Oram pelos pobres, pelos pecadores
E por quem padece alguma dor

A lista não termina longa é a matina
Anjos da Igreja de plantão
Aui na terra
O dia inteiro a fazer intercessão
Quando uma delas ora
O anjos lá no céu
Mais que depressa dizem, pois não!


Um lugar à minha espera
Pe. Zezinho, scj

Sim, eu creio que há
Um lugar pra mim
No céu à minha espera
Creio num céu depois daqui
Jesus falou que foi pra lá

Ascensão é festa do Senhor que foi
Que foi antecipar o céu
Pra quem deseja ir com ele
Ascensão existe um Pai
Que nos espera
O céu é muito mais que uma quimera
Sei que Deus quer me levar pra lá

Sim, eu creio que há
Um lugar pra mim
No céu à minha espera
Creio num céu depois daqui
Maria também foi pra lá

Assunção é festa pra lembrar a mãe
Maria foi levada ao céu
Levada pelo amor do Filho
Assunção, Maria agora na eternidade
Os santos descobriram a verdade
E a verdade é que há depois daqui


Mil vezes Aparecida
Pe. Zezinho, scj

Todas as vezes
Que eu venho ver
Aparecida
Venho pensando
E tentando entender
Aparecida

Imagem pequena, Aparecida
Maria morena, Aparecida
Ferida e alquebrada, Aparecida
No rio jogada, Aparecida
Depois encontrada, Aparecida
Escola de fé, Aparecida
A rede a pescou, Aparecida
O povo a juntou, Aparecida
De manto a cobriu, Aparecida
Da cor do Brasil, Aparecida
E então coroou! Aparecida

E o pobre e o rico
E o branco e o negro
Caboclos e índios
Se deram as mãos
Mil vezes Aparecida


Nenhum comentário:

Postar um comentário