Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

1995 Quando a gente encontra Deus

Quando a Gente Encontra Deus é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Lançado em 1995, alcançou uma vendagem até considerável se comprado a outros álbuns gravados por ele na época.
Neste disco, o destaque maior é o lançamento oficial da carreira da banda "Cantores de Deus" que canta ao lado do Padre Zezinho até os dias de hoje nos shows Brasil afora. O disco entrou para as paradas de sucesso de música religiosa por duas músicas contidas no álbum: a doce e acolhedora canção à Maria "Senhora e Rainha" que foi usada em missas e grupos de oração por mais de 10 anos e a já considerada um clássico do Padre Zezinho, "Oração por Meus Amigos" tendo a participação especial de Sílvio Brito na gravação.
Mas nem só dessas duas o disco se destaca. O álbum tem um destaque maior para as igrejas, pois possui uma divisória temática: Das 14 faixas, todas são utilizáveis para peças de teatro, catequese e eventualmente, liturgias, 3 para celebrar e coroar Maria ("Santa Maria da Graça", "Senhora e Rainha" e "Quando a Gente Encontra Deus"), 6 são propriamente litúrgicas e ecumênicas ("Oração por Meus Amigos", "Tem Gosto de Deus", "Santa Maria da Graça", "Senhora e Rainha", "Canção Ecumênica" e "Meus Olhos Hão de Ver") e 4 são eventualmente para shows ("Tem Gosto de Deus", "Sociologia", "Canção Ecumênica" e "Meus Olhos Hão de Ver").
Posteriormente foi lançada a versão playback do álbum.

Lista de Faixas
LP e Fita Cassete
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#             Título    Duração
1.            "Cantores de Deus"       3:25
2.            "Canção ao Deus cantor"             2:30
3.            "Imagens"          3:06
4.            "Oração por Meus Amigos"        4:25
5.            "Tem Gosto de Deus"  3:47
6.            "Santa Maria da Graça"                4:49
7.            "Sociologia"       3:00
Duração total:
24:22
Lado B
#             Título    Duração
8.            "Lá no Altar de Aparecida"          4:23
9.            "Senhora e Rainha"        3:30
10.          "Quando a Gente Encontra Deus"          5:55
11.          "Canção Ecumênica"      3:06
12.          "Este Pão"          2:38
13.          "Namorados"    3:03
14.          "Meus olhos Hão de Ver"           2:53
Duração total:
24:08

CD/Formato digital
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
#             Título    Duração
1.            "Cantores de Deus"       3:25
2.            "Canção ao Deus cantor"             2:30
3.            "Imagens"          3:06
4.            "Oração por Meus Amigos"        4:25
5.            "Tem Gosto de Deus"  3:47
6.            "Santa Maria da Graça"                4:49
7.            "Sociologia"       3:00
8.            "Lá no Altar de Aparecida"          4:23
9.            "Senhora e Rainha"        3:30
10.          "Quando a Gente Encontra Deus"          5:55
11.          "Canção Ecumênica"      3:06
12.          "Este Pão"          2:38
13.          "Namorados"    3:03
14.          "Meus olhos Hão de Ver"           2:53
Tempo Total: 49’

Códigos
6661-3 cd
6662-1k7
6663-0 lp


Crítica: Último álbum lançado em lp, quando a COMEP usava um simples selo amarelo, este é um álbum essencial da ampla discografia de Padre Zezinho, um  dos últimos a ter grande repercussão, já que em 1995 a música popular católica passava a se voltar mais para a espiritualidade da Renovação Carismática Católica. Nos anos posteriores os cantores de linha mais espiritual e menos prática e catequética tomariam a frente da “MPC” (Música Popular Católica). O que não significa diminuição do prestígio do pioneiro Padre Zezinho, mas a força de alcance de seus discos declinaria, principalmente entre os jovens, outrora seu público principal.

Tiragens em CD, LP e Cassete
























Formato digital






Padre Zezinho SCJ-Quando a gente encontra Deus
Cantores de Deus
Pe. Zezinho, scj

Os cantores de Deus estão chegando
Com suas flautas e guitarras e tambores
Seus atabaques, berimbaus e violões
Querendo celebrar a sua fé
Os cantores de Deus estão chegando
Cantando salmos e dançando diante do Senhor

Aleluia, cantores de Deus!
Cantem alto, cantores de Deus!
Cantem junto, cantores de Deus!
E façam o povo de Deus
E façam o povo de Deus
E façam o povo de Deus, cantar!

Os cantores de Deus estão chegando
Com suas vozes de mensagens e louvores
Seus aleluias, suas danças e canções
Querendo festejar o seu Senhor
Os cantores de Deus estão chegando
Cantando salmos e dançando diante do Senhor


Canção ao Deus cantor
Pe. Zezinho, scj

Eu acredito
Que Deus existe e fez o mundo e tem amor
Eu acredito
Que o céu existe e lá do céu se canta e dança
Eu acredito
Que Deus faz versoso e canções
Que os anjos cantam lá no céu

Se Deus existe ele é amor
Se Deus existe ele é cantor

Eu acredito
Em fazer versos e poemas e canções
Eu acredito
Em quem se senta a uma varanda
E canta e canta
Eu acredito
Que Deus faz versos e canções
Que os anjos cantam lá no céu

Por isso quando é nuvem negra eu canto paz
Por isso quando é céu azul eu canto mais
E quando escuto o mar
Cantar e a me chamar
Eu canto com o mar
O universo é uma canção
Por isso eu sei que Deus
Existe e é cantor!


Imagens
Pe. Zezinho, scj

Não importa se esta imagem
É a imagem verdadeira,
Ou se não é!
Para mim é indiferente se ela
É cópia ou se não é:
Eu tenho fé!

Tenho imagens lá em casa e
Não cometo idolatria:
Eu vejo a luz!
Uma coisa é uma imagem e
Outra coisa é a pessoa de Maria, ou de Jesus...
Imagens são sinais a me lembrar
Onde Deus agiu!
Por onde alguém seguiu!
Imagens são apenas o que são:
Sinais, sinais, sinais...


Oração por meus amigos
Pe. Zezinho, scj

Abençoa Senhor meus amigos
E minhas amigas e dá-lhes a paz
Aqueles a quem ajudei
Que eu ajude ainda mais
Aqueles a quem magoei
Que eu não magoe mais
Saibamos deixar um no outro
Uma saudade que faz bem
Abençoa Senhor meus amigos
E minhas amigas. Amém!

Luzes que brilham juntas
Velas que juntas queimam
No altar da esperança
Trilhos que juntos percorrem
Os mesmos dormentes
E vão terminar no mesmo lugar
Aves que vão em bando
Verso que segue verso
Nas rimas da vida
Barcos que singram os mares
Até separados, mas sabem o porto
Onde vão se encontrar
São assim os amigos que a vida me deu
Meus amigos e minhas amigas e eu!

Gente que sonha junto, gente que brinca e briga
E se zanga e perdoa
Um sentimento forte mais forte que a morte
Nos faz ser amigos no riso e na dor
Vidas que fluem juntas, rios que não confluem
Mas vão paralelos, aves que voam juntas
E sabem que um dia, por força da vida não
Mais se verão
Resta apenas o sonho
Que a gente viveu
Meus amigos e minhas amigas e eu!


Tem gosto de Deus
Pe. Zezinho, scj

Tem gosto de Deus
O pão que a gente parte e reparte
Tem gosto de céu
O pão que se ganhou com suor
Tem gosto de paz
O pão que o povo não desperdiçou

Tiveste pena do povo
Mandaste dar de comer
Alguém falou que era pouco
Tu nem quiseste saber
Mandaste o povo sentar
Mandaste alguém começar
Alguém te obedeceu
Foi milagre, foi milagre, o milagre aconteceu!

Tem gosto de amor
P pão que a gente come lá em casa
Tem gosto de fé
O pão que a gente come no altar
Tem gosto de luz
O pão e o vinho que dão Jesus!

Tem gosto de dor
O pão que vale mais que o salário
Tem gosto de mel
O pão que o meu trabalho ganhou
Tem gosto de fel
O grão de trigo que o país perdeu!


Santa Maria da Graça
Pe. Zezinho, scj

Ave Maria mãe de Jesus
Mãe de quem o segue
Mãe de quem tem fé!
Ave Maria menina santa
Namorada e noiva de São José!
Ave Maria lá de Belém
La de Nazaré, lá de jerusalém!
Ave Maria de trezentos nomes
De tantos lugares, amém...

Graciosa como quê, o criador
Te escolheu!
E te fez especial por causa do mundo
Que te concedeu
Todo mundo fala desta graça
Tão maravilhosa que te aconteceu

Eras tão especial,
Que Deus pediu a tua mão!
Tu soubeste acreditar na vinda
Do Messias, na libertação
E bem antes de o trazer no ventre
Já o concebias no teu coração!

De rezar tu sabes mais do que qualquer
Mãe que já rezou!
Tu soubeste conversar com teu divino
Filho que te elogiou
Eras grande porque praticavas a palavra
Santa que te iluminou!

E é por isso e muito mais, que a gente
Fala e canta e diz:
Deus morou na tua casa e enquanto ele
Crescia foi teu aprendiz
Entre todas, todas as mulheres de todos
Os povos foste a mais feliz!


Sociologia
Pe. Zezinho, scj

Meu professor de sociologia
Costumava sempre nos dizer
Que não existe solução onde
um povo não responde
à mais velha questão

e a questão é repartir o pão
em partes justas, de maneira tal
que faz sucesso o povo que reparte
e o que não reparte
sempre se dá mal

pois eu vivi pra ver esta verdade
fui viver lá fora e constatei que não
que não existe solução onde
um povo não responde à mais
velha questão

e a questão é mais que social
de tal maneira é uma questão bem maior
que faz sucesso o povo que reparte
e o que não reparte fica na pior!

Já vi miséria em cima de miséria
Mas a brasileira é muito mais boçal
Temos de tudo mas nos falta tudo
Porque nesta terra tudo é colossal

E é colossal também a ilusão
De quem se esconde
Atrás do capital
Se em cada 100, 70 não têm nada
Os 30 que têm tudo não sossegarão

Por isso, aquele que tiver dinheiro
Faça o que é preciso pelo seu irmão
Se falta pão na casa do operário
O lucro do empresário
É coisa de ladrão

Pois a questão é repartir o pão
Em partes justas de maneira tal
Que o pão que tem na casa do empresário
Na do operário seja o mesmo pão
Que o que se come em casa do empresário
Na do operário... seja tal e qual.


Lá no altar de Aparecida
Pe. Zezinho, scj

Em procissão, em romaria
Romeiro ruma para casa de Maria
Em procissão, feliz da vida
Romeiro vai buscar a paz de Aparecida

E cada qual tem uma história pra contar
E o coração de cada qual tem um motivo pra rezar
Vem pra pedir agradecer ou celebrar
Ai, quem tem fé no infinito sabe aonde quer chegar

Eu vim de carro, eu vim de trem eu vim a pé
Eu vim de perto, eu vim de longe
Eu vim sereno, eu vim com fé
Que nem se eu fosse até o lar de Nazaré
Pra conversar com Jesus Cristo
E com Maria e com José

Vim ver a imagem que no rio foi achada
E sei também, sei muito bem
Que ela não é Nossa Senhora
Não vim falar com a imagem não senhor
Eu vim falar é com Maria que á a mãe do Salvador!
Tenho certeza que não faço idolatria
Aquela imagem pequenina nunca foi nem é maria!
E só sinal pra eu me lembrar da mãe de Deus
Que me conduz a Jesus Cristo
Que me ensina a ser mais eu!

Eu vim juntar a minha pobre oração
À oração da minha Igreja e de milhares, meus irmãos
Aparecida é um convite pra rezar
Por isso eu venho todo ano e para o ano eu vou
Voltar

Eu tô chegando, eu tô feliz feliz da vida
Eu vou rezar com minha gente lá no altar de Aparecida
E romaria a gente faz porque acredita
Que a viagem vale a pena e faz a vida mais Bendita...!
Senhora e Rainha
Pe. Zezinho, scj

O povo te chama de Nossa Senhora
Por causa de Nosso Senhor
O povo te chama de mãe e rainha
Porque Jesus Cristo é o rei do céu

E por não te ver como desejaria
Te vê com os olhos da fé
Por isso ele coroa
A tua imagem, Maria
Por seres a mãe de Jesus
Por seres a mãe de Jesus de Nazaré

Como é bonita uma religião
Que se lembra da Mãe de Jesus
Mais bonito é saber quem tu és
Não és deusa, não és
Mais que Deus
Mais, depois de Jesus, o Senhor
Neste mundo ninguém foi maior

Aquele que lê a palavra divina
Por causa de Nosso Senhor
Já sabe o que o livro de Deus nos ensina
Que só Jesus Cristo é o intercessor

Porém, se podemos orar
Pelos outros
A mãe de Jesus pode mais
Por isso te pedimos em
Prece ó Maria
Que leves o povo a Jesus
Porque, de levar a Jesus
Entendes mais


Quando a gente encontra Deus
Pe. Zezinho, scj

Quando a gente encontra Deus
Quer ficar cada dia menor
Quer ver Deus cada dia maior
No coração de cada pessoa
Quando a gente encontra Deus
Quando encontra de verdade
A grande luz
Diz o que disse João
Ao falar de Jesus:

Não, não, não, não sou a luz
Mas conheço quem dela veio
Sou somente um religioso


Quando a gente encontra Deus
Todo dia lhe pede perdão
E do fundo do seu coração
Se entrega a Deus e nele confia
Quando a gente encontra Deus
Quando encontra de verdade
A grande luz, diz o que disse João
Apontando Jesus:

A verdade não sou eu
E também não sou o caminho!
Sou apenas uma seta
Sou apenas um profeta!

Quando a gente encontra Deus
Coração não consegue calar
Vai aos outros, vai testemunhar
O quanto é bom viver de esperança
Quando a gente encontra Deus
Quando vive de verdade
O verbo amar
Pede perdão e perdoa
E não quer mais pecar

Também eu sou filho seu
Em Jesus eu fui libertado
Perdoei, fui perdoado...


Canção ecumênica
Pe. Zezinho, scj

Que todos nós
Que acreditamos em Deus
Saibamos viver em paz e dialogar

Que todos nós
Que cremos que Deus é Pai
Saibamos nos respeitar
E nos abraçar

Filhos do Universo
Filhos do mesmo amor
Saibamos ouvir uns aos outros
Ouvir o que outro nos tem a dizer
E, sem combater
Sem desmerecer
Primeiro escutar
Depois discordar
Por fim celebrar e orar
E adorar e servir a Deus
E ajudar e ajudar as pessoas...
E respeitar os ateus
Pra sermos filhos de Deus


Este pão
Pe. Zezinho, scj

Este pão, que a gente chama:
"Eucaristia"
É lembrança de uma ceia sem igual
Quem partiu aquele pão
Naquele dia
Partiu o pão
Partiu o pão
Partiu o pão
E dentro dele achou o céu
Achou o céu
Achou o céu

Este pão que a gente chama
"Eucaristia",
No deserto desta vida
É o novo maná.
Quem tem fome de justiça e de luz
Aproxime-se da mesa de Jesus!


Namorados
Pe. Zezinho, scj

Dois anjos da guarda lá no céu bateram palmas
Quando aqui na terra dois olhares se cruzaram
Que bonito foi aquele amor
Um milhão de anjos fez seresta lá no céu
Quando aquele amor virou certeza

Ai que bonito quando a juventude se apaixona
E mais bonito, quando ela acredita que foi
Deus quem fez
É Deus quem faz o sol brilhar
É Deus quem faz a flor nascer
É Deus quem faz um grande amor acontecer

Ai, ciranda, cirandinha, vamos todos namorar
Vamos dar a meia volta volta e meia vamos dar
Ai, ciranda, cirandinha, vamos todos namorar
Que o anel não é de vidro e nunca
Mais vai se quebrar

E este mundo mais bonito vai ficar


Meus olhos hão de ver
Pe. Zezinho, scj

Meus olhos hão de ver
O que agora é impossível:
Um novo céu e uma nova terra;
Cordeiro e lobo
Ali nas mesmas águas
Sul e norte a celebrar o fim
De toda a opressão
Os inimigos dando as mãos!
Meus olhos hão de ver o impossível:
Um novo céu e uma nova terra
Um novo céu e uma nova terra! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário