Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

1993 Canções para quem não reza
























Canções para Quem não Reza é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Lançado em 1993, trata-se de um álbum direcionado ao público que tem vergonha de rezar ou não gostam, ou ainda em crise de fé.
Os sucessos deste disco são:
Deus Conseguirá
Canção Religiosa
Faz de Conta
Oração pela Igreja
Em Família

Nota do Autor
Este LP foi imaginado para se ouvir em clima de oração. Sugiro que se ouça em volume abaixo de ponto 5. São canções para aqueles que afirmam ter dificuldade em rezar ou em se concentrar na oração. "Quem Canta, reza duas vezes".

Ficha técnica
Direção Geral: Irmã Maria Thereza Konzen, fsp
Produção: Irmã Nelci Bedin, fsp
Produção Artística, Letra e Música: Pe. Zezinho SCJ
Aranjos e Regência: Jobam / Maurício Novaes (Faixas 2, 3, 4, 5, 6 e 8)
Músicos Participantes:
Bateria: Maguinho
Contra Baixo: Dárcio Mário
Violino: Dalto / Ebenezer
Viola: José Eduardo
Cello: Lara Z. Monteiro
Violão e Guitarra: Paulo Coelho S. Ferreira
Oboé: Benito
Flauta, Clarineta e Sax: Márcio Werneck Munis
Piston: Evêncio Rana Martinez
Acordeon: Antonio de Pádua Ferragutti
Coro: Caio Flávio / Ringo / Sylvinha Araújo / Ângela Márcia
Gravação: Getúlio Jr. / Luis
Mixagem: Getúlio Jr.
Auxiliar de Estúdio: Vagner Cavalcante
Capa: Alberto Torquato
Direção de Arte: Irmã Natividade Pereira, fsp
Foto: Silvana Hellman
Gravado nos Estúdios: COMEP – 32 canais digital

Lista de Faixas
LP/K7
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ..
#             Título    Duração
LADO A:
1.            "Oração de Quem não Reza"     2:30
2.            "Deus Conseguirá"         3:55
3.            "Canção Religiosa"          3:50
4.            "Faz de Conta"                 4:07
5.            "Oração pela Igreja"      3:58
LADO B:
1.            "Em Família"      3:08
2.            "Coração Sereno"           3:34
3.            "Cantiga de Verão"        3:28
4.            "Ouvi Dizer"       2:25
5.          "Se a Gente Crê"             3:22
Duração total: 32:17

Lista de Faixas
CD/Formato digital
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ..
#             Título    Duração
1.            "Oração de Quem não Reza"     2:30
2.            "Deus Conseguirá"         3:55
3.            "Canção Religiosa"          3:50
4.            "Faz de Conta"                 4:07
5.            "Oração pela Igreja"      3:58
6.            "Em Família"      3:08
7.            "Coração Sereno"           3:34
8.            "Cantiga de Verão"        3:28
9.            "Ouvi Dizer"       2:25
10.          "Se a Gente Crê"             3:22
Duração total: 32:17


Crítica: Canções para quem não reza é uma álbum excelente! Perfeito para quem quer rezar e refletir.  Segue o mesmo estilo de Sereno e Forte.
Contém três das mais belas canções do Padre Zezinho: Deus conseguirá (um alento nos tempos difíceis), Ouvi dizer (uma confirmação sobre a paternidade amorosa de Deus) e Se a gente crê (sobre as crenças dos homens: muitos são capazes de crer em horóscopos e nas maravilhas da ciência, mas são incapazes de crer em Deus). Canção Religiosa e Coração Sereno  são orações de um religioso para ser bom e fiel a Deus. Faz de conta é uma crítica social pós-volta-a-democracia que denuncia que a injustiça social permanece, mesmo com uma situação econômica mais satisfatória. Em Família trata das alegrias das famílias que deram certo e das tristezas das famílias que deram errado. Cantiga de Verão é uma canção esperançosa em relação à juventude que muito pode fazer pelo país.
Quanto às edições do álbum pode-se perceber que a que tem a melhor capa são as em cd e k7, que aproveita bem a gravura em todo o espaço. Na edição em lp essa gravura ocupa o sudeste da capa, o que a deixa um tanto estranha.
A partir de certa tiragem a contracapa da edição em LP traz um selo corretivo por cima da parte da Ficha Técnica para corrigir erros, o que quebra o bonito desenho do cordão d cruz.
Parte das músicas do álbum forma lançadas na forma instrumental no álbum 16 melodias.
Posteriormente o álbum ganhou versão Playback integral.






























Padre Zezinho SCJ-Canções para quem não reza

Oração de quem não reza
Pe. Zezinho, scj


Não sou de rezar muito e bem o sabes
E a minha oração é tão pequena
Tão frágil que eu nem sei se chega lá no céu.

Eu sei que és meu amigo e não duvido
Mas tem um não sei quê dentro de mim
Que faz eu ser assim
Um pouco amigo teu e um pouco ateu,
um pouco publicano e um pouco fariseu.

Tu falas mais comigo do que eu falo contigo
No teu silêncio imenso falas muito mais que eu
E eu que falo tanto a tanta gente e tanta coisa
Falar eu sei, rezar é que eu não sei.

Por isso meu Senhor
Se tens aí algum milagre pra me dar
Ensina-me a fazer silêncio
Ensina-me a querer rezar.


Deus conseguirá
Pe. Zezinho, scj

E quando se acabarem as palavras
E quando não deu certo o que era humano
E quando se esgotarem os discursos
E já não adiantar nenhum recurso

E quando eu tiver feito o que é possível
E quando fazer mais for impossível
Então descansarei bem mais tranqüilo
Então meu coração se lembrará

Confia no Senhor
Confia no Senhor
Procura o ombro dele que ele é Pai
Confia no Senhor

Confia no Senhor
Se não conseguiste
Deus conseguirá


Canção religiosa
Pe. Zezinho, scj

Que minha fé seja maior que a minha religião
Que a minha religião seja maior que as minhas crenças
Que eu saiba ser irmão do jeito conseqüente
Que eu saiba crer em Deus de um jeito inteligente

Que o meu amor seja bem mais que simples afeição
Que eu saiba ir além bem mais além dos sentimentos
Que eu saiba te buscar de um jeito consciente
Nadar sem me afogar nas águas do meu tempo

Sem medo de viver
com medo de matar
Sem medo de morrer
com medo de odiar

Pessoa de alma boa e fé inteligente
Que viva de perguntas e respostas
Mas sabe conviver

Sem medo de viver
com medo de matar
Sem medo de morrer
com medo de ofender a Deus (vida )

E que eu aprenda a libertar sem raiva iconoclasta
Que eu saiba conservar mas também saiba jogar fora
Que eu saiba que mudar faz parte da verdade
Que eu saiba crer em Deus com raça e humildade

Que eu saiba quanto ainda não sei das coisas que virão
Que aquilo que já eu sei por mais que eu saiba é quase nada
Que eu saiba ser fiel e ouvinte da palavra
Buscando a tua luz e achando as minhas luzes


Faz de conta
Pe. Zezinho, scj

Não dá pra fazer de conta que eles não reagirão
Não dá pra fazer de conta que não vai acontecer
Não dá pra fazer de conta que as coisas se acalmarão
Um dia a miséria cansa e eles não se conformarão

Os pobres do mundo inteiro estão gritando que não dá
Não dá mais pra suportar a indiferença dos seus irmãos
Irmãos cada vez mais ricos e que fingem não entender
Não dá pra viver em paz aonde não há o que comer

Não dá pra fazer de conta que acabou a opressão
Não dá pra fazer de conta que o planeta já mudou
Não dá pra ficar calado se não se reparte o pão
Não dá pra a brincar de paz onde a miséria não acabou

Não dá pra fazer de conta que é somente uma canção
Não dá pra fazer de conta que o país virou cristão
Não dá pra viver apenas de rir e de se abraçar
Igreja também precisa da coragem de se zangar


Oração pela igreja
Pe. Zezinho, scj

Que o povo seja forte na fé
apesar dos problemas
E saiba que os milagres virão
quando a gente se organizar

Que saiba viver a verdade
junto e em comunidade
Seja feliz no que diz e naquilo que faz
Seja forte na justiça e na paz

Que o bispo seja como um pastor
que conhece as ovelhas
Que o padre seja um homem de paz
a serviço do povo de Deus

Que todos os religiosos
todas as religiosas
Possam viver de maneira que o povo fiel
Não se sinta abandonado por Deus

Que a tua Igreja santa e pecadora Senhor
Também se torne justa e libertadora
Que o nome de Jesus se torne cada vez mais
Nossa luz e nossa paz

Que a Igreja saiba dialogar
com o mundo em que vive
Que saiba profetizar
sem perder a ternura e a paz

Que todo ministro da Igreja
abra seus olhos e veja
O que acontece na vida de crentes e ateus
E traduza fielmente o seu Deus


Em família
Pe. Zezinho, scj

Eu canto p rá família que deu certo
Eu canto em homenagem ao casal que conseguiu
Que conseguiu erguer a casa dos seus sonhos
Que conseguiu pôr um sorriso em cada filho que gerou

É tão bonito, é tão bonito, é tão bonito de se ver
Em tarde ensolarada de um domingo, mês qualquer
Famílias aprendendo a ser famílias outra vez
É tão bonito, é tão bonito, é tão bonito de se crer
Que os jovens erguerão famílias fortes outra vez.

Eu canto p ro casal que não deu certo
Eu canto e peço luzes, para quem não conseguiu
Não conseguiu erguer a casa dos seus sonhos
Não conseguiu pôr um sorriso em cada filho que gerou

É tão doído, é tão doído, é tão doído de se ver
Em toda e qualquer hora, qualquer dia, mês qualquer
Casais que não se entendem, não conseguem nem se olhar
É tão doído, é tão doído, é tão doído de se ver
Um sonho que acabou e não tem chance de voltar.


Coração sereno
Pe. Zezinho, scj

Dá-me um coração sereno
dá-me um coração amigo
Grande mas também pequeno
dá me um coração irmão.

Dá-me um coração sensato
dá-me um coração inquieto
Dá-me um coração fiel
dá-me um novo coração.

Quero tanto aprender
junto do teu coração
Quero amar e conhecer
conhecer o teu coração.

Dá-me um coração humilde
dá-me um coração aberto
Dá-me um coração bonito
dá-me um coração capaz

Dá-me um coração sincero
meigo mas também sem medo
Dá-me um coração feliz
dá-me um coração em paz.


Cantiga de verão
Pe. Zezinho, scj

Lá na torre da matriz, posso ver um casal feliz
Andorinhas a me dizer, que logo, logo será verão
Na ladeira da matriz, vem um bando ainda mais feliz
São os jovens a nos dizer, que vem aí nova estação

Abençoai as andorinhas, que chegam juntas p ra veranear
Abençoai nossos adolescentes
Que chegam em bando fazendo folia
Abençoai namorados e amigos
Que brincam na praça e na porta da matriz.

Que amem a vida e que sejam felizes
E mudem os rumos do meu país

Na avenida principal, tem barulho de canaval
São os jovens a se encontrar e a leiloarem seus corações
O barulho é infernal, mas o jeito é celestial
São jovens a nos lembrar, que o coração tem as soluções


Ouvi dizer
Pe. Zezinho, scj

Ouvi dizer
Que tens um coração de Pai
Ouvi dizer, que contas meus cabelos um por um
Ouvi dizer
Que até pardais são importantes aos teus olhos
Que até te importas com a flor que ninguém viu
Ouvi dizer
Que o que mais gostas
É de ser meu Pai.


Se a gente crê
Pe. Zezinho, scj

Se a gente crê que além do horizonte
Há muito mais que o que se viu até aqui
Se a gente crê que uma pequena fonte
Tem muito mais, tem muito mais dentro de si
Se a gente pode acreditar que existe mais
A gente pode acreditar em Ti.

Se a gente crê um universo incrível
Esconde mais que o que se pode imaginar
Se a gente crê na estrela invisível
E crê que os astros tem histórias p ra contar
Se posso crer naquela estrela que eu nem vi
Eu também posso acreditar em Ti.

Se a gente aceita tantas teorias
Suposições de quem procura explicação
Se a gente aceita mil filosofias
E corre atrás da mais recente solução
Se posso crer na honestidade dos ateus
Eu também posso te aceitar meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário