Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

1990 Sol Nascente, Sol Poente

Tiragens em Cassete, LP e CD












































































Nova edição com a capa alterada de 2000







Edição digital



Edição Portuguesa











Sol Nascente, Sol Poente é o álbum mais famoso do padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Foi lançado em 1990 e é considerado um marco para a história da Música Católica Popular.
Neste disco, foi lançada originalmente a canção "Oração pela Família", uma das mais conhecidas canções de Zezinho, conhecida até internacionalmente. A popularidade desta canção impulsionou a venda do disco, tendo Zezinho recebido em 1991 o disco de ouro. Posteriormente, a música foi incluída em várias coletâneas do padre-cantor, não sendo difícil achá-la; esta música ganhou, ainda, versão em espanhol, lançada no disco "Oración por la Família", fazendo sucesso em vários países da América Latina e versão italiana, lançada no cassete "Signore, Ciao".
Mas nem só de "Oração pela Família" vive este disco. Merece destaque também a canção "És Água Viva", muito tocada nas igrejas, tanto em Missas como em Grupos de Oração da RCC ou em encontros pastorais. Sua popularidade é tão grande que se vê sua execução até em Igrejas pentecostais. Outra canção também famosa, mas que só entrou na edição em CD, é "Cantiga de Matrimônio".
Neste disco, padre Zezinho flerta com posições da Teologia da Libertação (como em "Religião Libertadora") e da Renovação Carismática Católica (como em "És Água Viva"), mas se concentra em críticas à sociedade que perde os valores católicos, como o hábito de ir à Missa ("De Lá do Interior"), a castidade antes do casamento ("Laranja Lima") e a crença em Deus e o amor ao próximo ("Doce Abandono" e "O Amor É a Resposta"). Vemos também belíssimas canções de louvor da Criação ("Sol Nascente" e "Novas Liturgias") e canções de amor conjugal ("Para Sempre Te Amarei", "Cantiga de Matrimônio", "Juramento"), além de orações-canções direcionadas a Deus ("Oração pela Família" e "Brilhe a Sua Paz") uma maravilhosa canção de entrega a Deus ("Águia Pequena").

LP e Fita cassete: Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#             Título    Duração
1.            "Sol Nascente"                 2:22
2.            "De Lá do Interior"         4:15
3.            "Águia Pequena"            4:24
4.            "Doce Abandono"          3:40
5.            "Religião Libertadora"  3:49
6.            "O Amor É a Resposta"                 3:43
Duração total:
21:44
Lado B
#             Título    Duração
7.            "Oração pela Família"    4:51
8.            "Laranja Lima"                  3:40
9.            "És Água Viva"                  2:52
10.          "Nas Águas desta Paz"                 4:00
11.          "Novas Liturgias"             2:47
12.          "Sol Poente"     3:28
Duração total:
21:38
Total geral:
43’51


CD e Formato Digital: 
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
CD
#             Título    Duração
1.            "Oração pela Família"    4:51
2.            "Sol Nascente"                 2:22
3.            "De Lá do Interior"         4:15
4.            "Águia Pequena"            4:24
5.            "Para Sempre Te Amarei"           3:11
6.            "Doce Abandono"          3:40
7.            "Religião Libertadora"  3:49
8.            "Cantiga de Matrimônio"            3:27
9.            "O Amor É a Resposta"                 3:43
10.          "Juramento"     3:32
11.          "Laranja Lima"                  3:40
12.          "És Água Viva"                  2:52
13.          "Nas Águas desta Paz"                 4:00
14.          "Brilhe a Sua Paz"            2:09
15.          "Novas Liturgias"             2:47
16.          "Sol Poente"     3:28
Total: 56’10

Códigos de lançamento:
LP 6704-0 – SOL NASCENTE, SOL POENTE – Pe. Zezinho SCJ – 1990
K7 6705-0 – SOL NASCENTE, SOL POENTE – Pe. Zezinho SCJ – 1990
CD 6513-7 – SOL NASCENTE SOL POENTE – Pe. Zezinho SCJ – 1995

Crítica: O álbum mais famoso e mais vendido do Padre Zezinho, Sol nascente, Sol poente é um álbum ótimo, e não à toa ganhou o Disco de Diamante. Ao flertar com diferentes posições (Teologia da Libertação e renovação Carismática Católica) o disco se tornou bem eclético. Ao tratar da questão familiar com a Oração pela Família, o álbum abriu a o estilo que prevaleceria pelos anos seguintes nos discos: Família, Juventude e Vocação. A Crítica Social continuaria presente nas canções, mas, não seria mais o enfoque principal dos discos. Com isso, Sol nascente Sol Poente foi um grande divisor de águas na “carreira” do Padre Zezinho.
Em 1995 o álbum foi lançado em cd e ganhou de acréscimo as quatro canções matrimoniais que foram gravadas para o álbum Canções que o Amor escreveu (Para sempre te amarei, Cantiga de matrimônio, Juramento e Brilhe a sua paz, que originalmente se chamava Brilhe a sua Luz). Estas foram misturadas dentro da playlist original, que, assim, perdeu em alguns momentos o ritmo original, quebrado com os acréscimos. Além disso a Oração pela Família virou a faixa 1, o que quebrou a ideia original de começar com Sol Nascente e terminar com Sol Poente. As novas edições em LP e K7 mantiveram a formatação original com 12 faixas.
O cd ganhou uma versão em espanhol que manteve basicamente as canções originais, mas, trocou Novas Liturgias por Canção de matrimônio. Essa versão em espanhol também fez muito sucesso e fez com que Sol Nascente, Sol Poente fosse lançado no mercado latino, com outra capa.
Quanto à Oração pela Família ,conforme relato do autor, ela foi inspirada em diversos documentos pontifícios sobre a Família.
Laranja Lima no cd perdeu sua introdução falada por Sônia Mara.
Padre Zezinho ainda gravou a Oração pela Família em novos arranjos no cd "Alpendres, varandas e lareiras 1" e no EP "Natal feliz é Natal em família" .
Ainda, parte das canções de Sol Nascente, Sol Poente foram lançadas em versão instrumental no álbum 18 melodias.
O CD teve projeto gráfico remodelado nas tiragens a partir de 2003 e cuja capa é a usada para o formato digital. A capa ficou com um tom um tanto "desbotado" em relação às edições originais.
A versão e cd, com outra capa, em duas versões, foi lançado em Portugal pelas Paulinas deste país.


Padre Zezinho SCJ-Sol nascente, Sol poente

Oração pela família
Pe. Zezinho, scj

Que nenhuma família
Comece em qualquer derrepente
Que nenhuma família
Termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro
De corpo e de mente
E que nada no mundo
Separe um casal sonhador

Que nenhuma família
Se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira
No lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue
A viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, no hoje
E em função de um depois

Que a família comece
E termine sabendo aonde vai
E que o homem carregue
Nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu
De ternura aconchego e calor
E que os filhos conheçam
A força que brota do amor

Abençoa Senhor, as famílias, amém
Abençoa Senhor, a minha também

Que marido e mulher
Tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir
Sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo
O sentido da vida
Que a família celebre
A partilha do abraço e do pão

Que marido e mulher não se traim
Nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza
Do amor entre os dois
Que no seu firmamento
A estrela que tem maior brilho
Seja a firme esperança de um céu
Aqui mesmo e depois


Sol nascente
Pe. Zezinho, scj

No silêncio da manhã
Que vem chegando
Minha prece de louvor vou começar
Em tons vermelhos vejo o sol
Se levantando pra louvar
A criação que novamente despertou

Céus e terra vão cantando
A melodia do silêncio sideral
Eu também vou suplicar
Que o novo dia
Não me traga nenhum mal
Deus ó Deus que me criaste!
Que pra vida me chamaste!
E com teu sol me iluminaste!
Liberta-me por hoje e para sempre
Liberta-me por hoje e para sempre
Liberta-me por hoje e para sempre
Do mal.


De lá do inteiror
Pe. Zezinho, scj

Eu vim de lá do interior
Aonde a religião ainda é importante
Lá, se alguém passa em frente da matriz
Se benze e pensa em Deus
E não sente vergonha de ter fé

Eu vim de lá do interior
E sei que a religião
Já não influi mais
Tanto nas pessoas
Sei que a televisão
O rádio e o jornal
Convencem mais cabeças
Do que o padre lá no altar

Mas deixa eu lhe dizer
Que eu ainda creio e quero crer
Que sem religião não sei viver
Não sei viver, não sei viver


Águia pequena
Pe. Zezinho, scj

Tu me fizeste uma das tuas criaturas
Com ânsia de amar
Águia pequena que nasceu
Para as alturas
Com ânsia de voar
E eu percebi que as minhas penas
Já cresceram
E que eu preciso abrir as asas e tentar
Se eu não tentar não saberei
Como se voa
Não foi a toa que eu nasci para voar

Pequenas águias correm risco
Quando voam
Mas devem arriscar
Só que é preciso olhar os pais
Como eles voam
E aperfeiçoar
Haja mau tempo
Haja correntes traiçoeiras
Se já tem asas seu destino é voar
Tem que sair e regressar
Ao mesmo ninho
E outro dia, outra vez recomeçar

Tu me fizeste amar o risco das alturas
Com ânsia de chegar
E embora eu seja
Como as outras criaturas
Não sei me rebaixar
Não vou brincar
De não ter sonhos se eu os tenho
Sou da montanha
E na montanha eu vou ficar
Igual meus pais
Vou construir também meu ninho
Mas não sou águia se lá em cima
Eu não morar

Tenho uma prece
Que eu repito suplicante
Por mim, por meu irmão
Dá-me esta graça de viver
A todo instante
A minha vocação
Eu quero amar um outro alguém
Do jeito certo
Não vou trair meus ideais pra ser feliz
Não vou descer nem jogar fora
O meu projeto
Vou ser quem sou e sendo assim
Serei feliz


Para sempre te amarei
Pe. Zezinho, scj

E eu que creio em Deus
Eu sei que Deus te fez pra mim
E eu que creio em Deus
Te juro, eu juro amor sem fim
Te amo e te amarei
Pra sempre e sempre eu te amarei
Seremos um casal inseparável
Sonharei os mesmos sonhos
Que sonhares
Pra sempre, sempre te amarei.

E eu que creio em Deus
Eu sei que Deus te fez pra mim
E eu que creio em Deus
Te juro, eu juro amor sem fim
Te amo e te amarei
Pra sempre, sempre eu te amarei
Seremos um casal inseparável
Sonharei os mesmos sonhos que sonhares
Pra sempre sempre te amarei


Doce abandono
Pe. Zezinho, scj

Doce abandono, doce religião
Acreditar que este mundo tem dono
E que somos irmãos
Acreditar na justiça e na paz
Mesmo quando a mentira
Parece vencer
Eu me abandono no Espírito Santo
E começo a entender
Forte é quem grita sem ódio
E sem medo a verdade maior
Forte é quem nunca abandona
A ternura nem mesmo na dor
Forte é quem morre
Mas não admite matar
É forte a semente que morre
Mas morre pra ressuscitar


Religião libertadora
Pe.Zezinho, scj

É por causa do meu povo machucado
Que acredito em religião libertadora
É por causa de Jesus ressuscitado
Que acredito em religião libertadora

É por causa dos profetas
Que anunciam
Que batizam, que organizam
Denunciam
É por causa de quem sofre
A dor do povo
É por causa de quem morre
Sem matar

É por causa do pequenos
E oprimidos
Dos seus sonhos, dos seus ais
Dos seus gemidos
É por causa do meu povo injustiçado
Das ovelhas sem rebanho
E sem pastor

É por causa do profeta
Que se cala
Mas até com seu silêncio
Grita e fala
É por causa de um Jesus
Que anunciava
Mas também gritava
Aos grandes: ai de vós

É por causa do que fez
João Batista
Que arriscou mas preparou
A tua vinda
É por causa de milhões
De testemunhas
Que apostaram suas vidas
No amor


Cantiga de matrimônio
Pe. Zezinho, scj

Eu te agradeço tanto
por este amor bonito
Que entrou na minha vida

Entrou e foi ficando e me envolveu
Me trouxe um novo encanto
Mostrou-me o infinito
E aquela dor doída, a dor da solidão
Não mais doeu

Eu disse aonde eu ia
Contei-te os sonhos meus
Disseste que era teu o meu caminho
Encheste a minha vidad e carinho
Disseste que também buscavas Deus

Eu te agradeço tanto
Por este matrimônio
Que se tornou meu sonho
Que é muito mais bonito que eu pensei
É grande, é puro, é santo
É cheio de lembranças
É feito de esperanças
Te amo e para sempre te amarei

Com Deus por testemunha
Eu juro neste altar
Que venha o que vier em nossos dias
Por entre mil tristezas e alegrias
Pra sempre, sempre
Sempre vou te amar


O amor é a resposta
Pe. Zezinho, scj

E assim foi que aprendi
Olhando ao meu redor
Que o mundo é muito triste sem amor
Que a vida não tem graça
Se eu não amo
Nem tudo o que eu sonhar
Será como eu sonhei
Porém, se eu não tentar
Jamais eu saberei
O gosto de viver
O gosto da esperança!

Assim foi que aprendi
Na hora de sofrer
Que nada faz sentido sem perdão
Que se eu não perdoar eu me enveneno
E se eu viver querendo
Eterna compreensão
Jamais aprenderei do amor esta lição
O amor é bom demais
Porém as vezes dói!

E assim foi que aprendi
Olhando aquela cruz
Olhando aqueles olhos a sofrer
E aquele coração sangrando aberto
Não haverá mais pão
Se o trigo não morrer
Não há libertação sem risco de perder
O amor que é prazer
Também tem seus tormentos!

E assim foi que aprendi
Olhando para o céu
Que o mundo quase nunca satisfaz
Sem Deus nenhum sistema traz a paz
Eu sei que a religião
Também pode enganar
Não há libertação
Se eu não me questionar
A vida é uma questão
O amor é uma resposta


Juramento
Pe. Zezinho, scj

Teus pais serão meus pais
Meus pais serão teus pais
Teu lar será meu lar
Teus sonhos hão de ser
Também os meus

Teus ais serão meus ais
E cada dia mais
Na dor e na alegria
Seremos este par apaixonado

Se foi amor o que nos fez olhar
Na mesma direção
Se foi amor o que nos fez tomar
A mesma decisão
Se foi amor, que fale o coração
E nunca mais se canse de falar:
Te amo e te amarei!
Te amo e te amarei!
Te amo e te amarei!


Laranja lima
Pe. Zezinho. scj

Andei pensando na sua proposta
De fazer amor antes do casamento
Você me diz que não faz diferença
Quase ninguém pensa
E todo mundo faz
E eu lhe respondo
Que pensei bastante
E não fiz pouco caso
Do seu sentimento
Mas lhe confesso
Que esta história boba
De imitar os outros me tirou a paz

Laranja lima também
É doce no momento
Mas logo após tem gosto amargo
Até demais
Quando um casal
Apressa este sentimento
O gosto amargo
É o da mulher que sofre mais

Você me diz que não tem paciência
Que esperou bastante
E vive agoniado
E que hoje em dia
Quem guarda muito fica p ra titia
E acaba em solidão
Eu lhe respondo que não é por medo
Nem por covardia
Ou só por ser pecado
Eu gostaria que você soubesse
Que eu tenho
O direito de ter uma ilusão

Seu sonho é curto e grosso
E bem rasteiro
Quer ser meu parceiro
E tem que ser agora
E me repete que sou atrasada
E vivo do passado
E que a moral mudou
E eu lhe respondo
Que meu sonho é outro
Quero ter você
Mas tenho a minha hora!
No seu relógio toda hora é hora
Mas no meu relógio
A hora não chegou


És água viva
Pe. Zezinho, scj

Eu te peço desta água que tu tens
É água viva meu Senhor
Tenho sede e tenho fome de amor
E acredito nesta fonte de onde vens

Vens de Deus estás em Deus
Também és Deus
E Deus contigo faz um só
Eu, porém, que vim da terra
E volto ao pó
Quero viver eternamente ao lado teu

És água viva
És vida nova
E todo dia me batizas outra vez
Me fazes renascer
Me fazes reviver
E eu quero água fonte de onde vens


Nas águas desta paz
Pe. Zezinho, scj

Se a paz como um riacho
Do céu descer enfim
Se murmurando inquieta
Ela passar perto de mim

Nas águas desta paz
Minha alma eu lavarei
Feliz eu beberei
Não terei sede nunca e nunca mais

Se a paz qual grande rio
Renovar minha nação
Se calma e silenciosa
Ela banhar meu coração

Se a paz qual oceano
Sobre as praias avançar
E os povos e países
Um por um ela inundar


Brilhe a sua luz
Pe. Zezinho, scj

Que o Senhor esteja
Neste nosso amor
Que o Senhor esteja
Com os nossos pais
Que o Senhor esteja
Em cada gesto e decisão
Que ele nos ensine
A ser uma família feliz
Brilhe a sua luz
Dentro de nossa casa
Brilhe a sua paz
Por sobre as nossas vidas
Seja o nosso lar
Um testemunho vivo
Que nossa família seja Igreja viva
Amém!
Brilhe a sua paz
Sobre cada coração
Brilhe a sua paz
Sobre todos os irmãos
Brilhe a sua paz
Sobre o povo e a nação
Amém!


Novas liturgias
Pe. Zezinho, scj

Quando o dedo de Deus dedilha
As cordas da criação
Lá do céu vem a maravilha
Do vasto universo em canção

É uma nova liturgia
Que o céu entoa feliz
Ao nascer do novo dia
Parece que o céu me diz
Louvado seja o Senhor
Louvado seja o Senhor
E numa ciranda de amor
Os astros se dão as mãos
Celebrando a criação

Há uma nova liturgia
Na terra no céu e no mar
Tudo é novo todo dia
Da terra ao espaço estelar
Deus preside a alegria
Do céu em celebração
Tudo é novo todo dia
E o céu se faz oração
É santo, é santo o Senhor
É santo quem tem tanto amor
E numa ciranda de luz
Os astros em procissão
Vão buscar a comunhão


Sol poente
Pe. Zezinho, scj

Vai-se o sol e vem a noite sobre a terra
Outro lado e outra face
Do mistério do viver
Outra noite que acontece em minha vida
E eu procuro a tua paz

Sol nascente e sol poente és tu Jesus
A e Z da minha vida meu princípio e meu fim
Já não temo a escuridão
Brilhas no meu coração

Outra vez a terra deu mais uma volta
Revelando a outra face
Para o sol iluminar
Outra vez minh alma anseia por repouso
E eu procuro a tua luz

Neste eterno recomeço que é a vida
Gira a terra e giro eu
Buscando a luz do teu amor
Tu, porém, tal qual o sol jamais te apagas
E me esperas amanhã








Disco de Ouro pelas vendagens dos álbuns "Um certo Galileu" e "Sol Nascente, Sol Poente"




Um comentário:

  1. Só uma retificação: No álbum em espanhol, "Novas liturgias" virou "Nuevas Liturgias". A música "Laranja lima" foi substituída por "Cantiga de Matrimônio", integrante do álbum "Canções que o amor escreveu" e virou "Canción de matrimonio"

    ResponderExcluir