Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2014

1978 Reviravolta




















Reviravolta é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Lançado em 1978, chama atenção por dois motivos: 1- Pe. Zezinho não canta neste disco, ele compôs para seu grupo de cantores na época: Astúlio Nunes, Reinaldo, Toninho e Cidinha Olivetti. 2- Trata apenas de canções relativas a vidada de vida e suas ramificações.
As músicas "Os Jovens Estão Rezando", "Pela Graça de Deus", "Deus Existe", "A Pedra Preciosa", "E Eu te Chamo de Mestre" e "Como Disse o Nazareno", refletem sobre a verdadeira vida religiosa, já que as interpretações dependem de que e as ouvir.
Já o restante das músicas "Reviravolta", "O Homem Que Quer Ser Feliz", "É Saudades que a Gente Tem", "Oração Por Quem Não Crê", "Exame de Consciência" e "Os Homens de Boa Vontade", refletem sobre a virada de lado da comunicação, depressão, dor de viver, consolo e temas sociais.
Este álbum ganhou uma versão completa em italiano chamada “Una svolta nella vita”

- Transcrição da Contracapa do LP -
"Houve um dia na minha vida de ministro da palavra em que descobri que a canção ma ajudaria a proclamar a palavra do Senhor. E comecei a cantar! Houve um dia na minha vida de ministro que também cantava, mas não era cantor, em que descobri que deveria cantar um pouco menos e ouvir de novo minhas próprias mensagens enriquecidas pelo talento de outros. E decidi não cantar! Este é mais um dos muitos LPs que ainda sonho escrever para que os outros interpretem. Mas não foi esta a reviravolta que deu origem ao título do disco. pelos temas musicados, o ouvinte entenderá que tentei parafrasear o próprio Jesus. Ele não fazia discos, não escrevia livros, nem falava no rádio, nem filmava, nem tinha programas de TV. Mas fez falar! E fez cantar! E converteu a muitos! É a esta reviravolta que me refiro…"
Pe. Zezinho, SCJ

Ficha técnica LP (1978)
Produção: Equipe EPD
Direção Musical e Arranjos: Eduardo Assad
Letra e Música: Pe. Zezinho, scj
Interpretação: Pe. Zezinho, scj / Toninho / Astúlio Nunes / Reinaldo / Cidinha Olivetti
Coordenação Técnica e Artística: J. Martins
Capa: Irmã B. Breda, fsp
Direção Geral: Irmã Elza Berta, fsp
Código LP EPD 0437, K7 478, CD 11842-7
Estúdio: Edições Paulinas Discos

 LP / K7:
Lado A:
#             Título    Duração
1.            "Os Jovens Estão Rezando (Interpretação: Toninho)"  4:15
2.            "Reviravolta (Interpretação: Reinaldo)"               3'35
3.            "Pela Graça de Deus (Interpretação: Toninho)"               3:33
4.            "O Homem que Quer Ser Feliz (Interpretação: Astúlio Nunes)"               2'11
5.            "E Eu Te Chamo de Mestre (Interpretação: Astúlio Nunes e Reinaldo)"               2'43
6.            "É Saudade que a Gente Tem (Interpretação: Toninho)"             3'41
Lado B:
#             Título    Duração
1.            "Oração por Quem Não Crê (Interpretação: Reinaldo)"                3'35
2.            "Exame de Consciência (Interpretação: Toninho)"          4'03
3.            "A Pedra Preciosa (Interpretação: Astúlio Nunes)"         2'13
4.          "Os Homens de Boa Vontade (Interpretação: Reinaldo)"            2'15
5.          "Deus Existe (Interpretação: Cidinha Olivetti)"                 4'12
6.          "Como Disse o Nazareno (Interpretação: Astúlio Nunes e Reinaldo)"    3'22
Duração total: 38'28


Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
CD
#             Título    Duração
1.            "Os Jovens Estão Rezando (Interpretação: Toninho)"  4:15
2.            "Reviravolta (Interpretação: Reinaldo)"               3'35
3.            "Pela Graça de Deus (Interpretação: Toninho)"               3:33
4.            "O Homem que Quer Ser Feliz (Interpretação: Astúlio Nunes)"               2'11
5.            "E Eu Te Chamo de Mestre (Interpretação: Astúlio Nunes e Reinaldo)"               2'43
6.            "É Saudade que a Gente Tem (Interpretação: Toninho)"             3'41
7.            "Oração por Quem Não Crê (Interpretação: Reinaldo)"                3'35
8.            "Exame de Consciência (Interpretação: Toninho)"          4'03
9.            "A Pedra Preciosa (Interpretação: Astúlio Nunes)"         2'13
10.          "Os Homens de Boa Vontade (Interpretação: Reinaldo)"            2'15
11.          "Deus Existe (Interpretação: Cidinha Olivetti)"                 4'12
12.          "Como Disse o Nazareno (Interpretação: Astúlio Nunes e Reinaldo)"    3'22
Duração total: 38'28


Crítica: Reviravolta é um disco interessante, com uma proposta de fazer os jovens leigos cantarem para os jovens leigos com uma musicalidade moderna. Contudo, “como o tempo não perdoa ninguém” o disco soa datado décadas depois, o que não lhe tira a importância, obviamente. Curiosamente foi lançado em cd, o que não se esperava, já que não é um álbum cantado pelo Padre Zezinho, o que lhe tira um tanto a força perante o público.





Padre Zezinho SCJ-Reviravolta

Os jovens estão rezando
Pe Zezinho, scj

Os homens estão cansados
De tanto caminho errado
De tantas filosofias
De tanto buscar envão
Quem sabe chegaram os dias
De resolver a questão
Quem sabe chegaram os dias
De resolver a questão

Os jovens estão rezando
E falando e cantando
Ao Senhor da paz
Que o mundo já não responde
Às perguntas simples
Que o homem faz
Os jovens estão rezando
E chorando e cantando ao Senhor da luz
Que chegue depressa o dia
De o mundo ouvir o Senhor Jesus...

O mundo perdeu o tino
São tanto os destinos
Caminhos sem esperança
Caminhos de opressão
Quem sabe se a voz das crianças
Pode trazer solução...
Pois elas estão rezando..

Em meio dos desacertos
No cerne dos desenganos
Com tanto caminho incerto
O homem fugiu da luz
Quem sabe chegaram os dias
De retornar a Jesus


Reviravolta
Pe. Zezinho, scj

Nas reviravoltas que o mundo dá
Nas idas e voltas que a vida tem
Na hora em que tudo já desandou
E a gente mal sabe se vai ou vem
É bem nesta hora que tem sentido
abrir bem os olhos e os ouvidos
E destramelar nosso coração
Fechar bem a boca pra não dizer

Que foram os outros
Que foi o mundo
Que foi a vida que quis
Fazer você infeliz

Na reviravolta que você deu
E nesta revolta que você tem
Agora que tudo já desandou
E nem você sabe se vai ou vem
É bem nesta hora sem horizonte
Que a gente percebe que além da ponte
Existe um caminho que dá no mar
E não adianta nem proclamar

Nas reviravoltas que o mundo dá
Nas idas e voltas que a vida tem
Não há quem não tenha o seu shangri-lá
Não há quem não tenha ilusões também
Há sempre uma estrela no céu da vida
Guiando os caminhos do viandante
E é bem nesta hora que nos convém
Cerrar bem os lábios pra não gritar


Pela graça de Deus
Pe. Zezinho, scj

Pela graça de Deus
Sou aquilo que sou!
Leigo na igreja
Membro do corpo de Cristo Jesus
Leigo na igreja
Membro do Corpo de Cristo Jesus

O caminho que agora eu ando
Nem sempre é fácil de andar
Mesmo assim algo caminhando
Certo do dia chegar

Nem que demore
Leigo na igreja
povo de Deus hei de ser
assim seja!

muitas vezes eu me pergunto
onde o caminho vai dar
mas ao ver que Jesus vem junto
sigo este meu caminhar

Sonho às vezes que sou fermento
que faz a massa maior
Sou sal que o alimento
torna melhor o sabor

Outras vezes eu sou pequeno
Pequena téstea de luz
Meu caminho se faz sereno
Dentro de mim vai Jesus

Sou pergunta que Deus responde
mas a resposta sou eu
Sou cidade que não se esconde
Eu sou o povo de Deus


O homem que quer ser feliz
Pe. Zezinho, scj

O homem que quer ser feliz
Que quer ser feliz a qualquer preço
Não sabe o preço da felicidade
Não sabe o preço da felicidade

Aquele que pensa que é livre
Só porque faz aquilo que quer
Faz o que quer mas não tem liberdade
Faz o que quer mas não tem liberdade

Felicidade é um dom
Mas é preciso que a gente o mereça
E não basta ter um coração
O que é preciso é também ter cabeça

Aquele que pensa que é bom
Que pensa que é bom e não tem defeito
Não sabe o quanto está longe de Deus
Não sabe o quanto está longe de Deus

Aquele que pensa ser mais
Que pensa ser mais que o seu semelhante
Volta pra casa mais sujo que antes
Volta pra casa mais sujo que antes
Eu te chamo de mestre
Pe. Zezinho, scj

Eu te chamo Senhor
Eu te chamo de Mestre
E não sei se te chamo
Como devo chamar
E procuro fazer
Como sei que fizeste
Mas não sei se te amo
Como devo te amar

Eu te chamo de Mestre e Senhor
E procuro entender teu amor
E encontrar um caminho de paz
E encontrar um caminho de paz
Para mim, para qualquer irmão
Que cultive esta mesma ilusão
De fazer este mundo mudar
De fazer este mundo mudar

Eu procuro servir
Eu procuro este jeito
De viver sem reservas
Por meu Mestre e Senhor
Se quiseres me ouvir
Eu serei mais perfeito
E talvez eu consiga
Ser profeta do amor



É saudade que a gente tem
Pe. Zezinho, scj

Esta fome de felicidade
É saudade do infinito
É saudade do paraíso
É saudade que a gente tem
É saudade que a gente tem

De vez em quando
Quando eu passo por aí
Procurando Jesus Cristo
No semblante do meu povo
Em cada rosto eu torno a ler o que eu já li
Jesus Cristo está presente
E um dia voltará de novo

O homem rico tem saudade
Mas não sabe
Cada novo investimento
Mostra medo e um quimera
O homem pobre que procura igualdade
Também ele tem saudade
Da verdade que ele espera

O homem velho que só fala no passado
Tem saudade, está cansado
E já viveu o suficiente
Aquele jovem que só fala no futuro
Tem saudade, eu quase juro
Do infinito à sua frente

Vou caminhando e meditando esta verdade
Minha gente tem saudade
Do que estava prometido
Esta procura de encontrar felicidade
É nada mais do que saudade
De um valor que foi perdido



Oração por quem não crê
Pe. Zezinho, scj

Por meu irmão que não cre
Pelos ateus que eu conheço
Dos quais algums são honestos
Mais honestos que muitos cristãos
Eu faço esta prece sincera
Eu faço esta humilde oração

Por meu irmão que te vê
Como empecilho ou tropeço
E por querer ser honesto
Não adere e nem brinca de crer
Eu venho dizer-te obrigado
Eu venho te agradecer

Vale mais o que duvida
E vive querendo entender
Do que aquele que acredita
Do que aquele que acredita
Mas não sabe no que crê

Por meu irmão que me diz
Que não conhece a verdade
Mas é sincero e honesto
Mais honesto que muito de nós
Eu faço essa prece pequena
Mas faço do meu coração

Por essa gente infeliz
Que pensa que já foi salva
Por aderir cegamente
Sem perguntas e sem reflexão
Eu venho te pedir-te desculpas
Eu venho pedir-te perdão... 

Exame de consciência
Pe. Zezinho, scj

Um maço de cigarros custa mais
Do que eu te dei nesta bandeja
No cine aonde eu fui deixei bem mais
Que às vezes eu deixo lá na igreja

Bebida e manicure valem mais
Do que um salário de um irmão
E essas coisas acontecem
Com a gente que é cristão

A tua paz, o teu amor, a tua cruz
Jesus eu não levei
Com meu irmão que não tem pão
Meu coração eu não sintonizei

Sapato, roupa nova e diversão
A gente sempre necessita
Mas nesta sociedade de consumo
A gente gasta por gastar

E às vezes porque temos em exesso
Algum irmão fica sem ter
E por isso é que é preciso
Renunciar para viver


A pedra preciosa
Pe. Zezinho, scj

Eu quisera ter palavras para expressar
Tudo aquilo que se sente ao se encontrar
Uma estrela a nos guiar, uma voz a nos falar
Uma pedra preciosa pela qual a gente deixa
Tudo aquilo que pensava ter
Uma pedra preciosa pela qual a gente deixa
Todo o bem que a gente tem

Eu quisera ter palavras para dizer
O que existe bem lá dentro do meu ser
Um desejo de saber, uma fome de entender
O porquê de tantos ais, tanta angústias e tanta paz
Nos caminhos a pecorrer
O porquê de tanta dor
Tanto amor e desamor
Nos caminhos de viver


Os homens de boa vontade
Pe. Zezinho, scj

Os homens de boa vontade
Estão começando a ficar
Inquietos por causa do rumo
Que as coisas estão a tomar
Inquietos por causa do rumo
Que as coisas estão a tomar

Comunicação não satisfaz
Fala mais de crime que de amor
Arte que devia dar a paz
Já virou apelação
Ódio, violência e desamor
Fome despesdício e maldição
Quase todos torcem pela paz
Mas não tomam posição

Todo mundo fala em ter mais bem
Nunca se deseja repartir
Muita gente quase nada tem
Todo mundo quer subir
Emancipação para mulher
Alienação para quem quiser
Quando se propõe a religião
Já começa a gozação

Quero o meu direito - diz alguém
Mas o seu dever nem sempre faz
Nunca faz aquilo que convém
No convívio social
Tanta gente já se alienou
Que não se destingue o bem do mal
Hoje uma criança me perguntou
Se é pecado ser normal 


Deus existe
Pe. Zezinho, scj

Deus existe eu gritarei
Ao homem triste eu comunicarei
Que Deus é nosso Rei
E o Reino já chegou
Chegou o tempo de falar
E o momento de anunciar
Por isso mesmo
É que anunciando estou

Que eu creio em Deus
E se preciso irei dizer ao mundo triste
Que ele existe e nunca se esqueceu
E nunca se esqueceu da humanidade
Mesmo se pra tanta falsidade
Tanto desamor, tanta maldade
A gente não consegue explicação

Que espero em Deus
E de esperança em esperança
Igual criança
Irei buscar o que ele prometeu
O que ele prometeu a quem espera
E mesmo quando alguém se desespera
Ele continua e persevera em seu amor de Pai
Que nos quer bem

Que o meu amor é quase nada
E no entanto a voz cansada
Nunca cessa de profetizar
Que num lugar qualquer da longa estrada
A gente vai colher a paz sonhada
Há tanto e tanto tempo semeada
Basta que se saiba cultivar


Como disse o Nazareno
Pe. Zezinho, scj

As coisas que Jesus falou e disse
Estão aí pra quem tem olhos para ver

Jesus falou que não compensa o mundo inteiro Ganhar dinheiro juntar fortunas esbanjar
Jesus falou que não compensa a tentação de ter mais
Se a gente não tem a graça e a paz
Quando eu vejo a sociedade de consumo
Consumida em seus insumos sem ter olhos para a luz
Eu me recordo das palavras de Jesus!

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro
Se ele se perder ou arruinar a si mesmo?

Jesus falou que não devemos tolamente julgar
Falar por falar, gritar por gritar
Jesus falou que não se pode impunemente acusar
Ou caluniar qualquer dos irmãos
E quando eu vejo tanta gente que só fala
Mas não pensa no que fala nem nos males que produz
Eu me recordo das palavras de Jesus

Sereis julgados por toda palavra inútil que disserdes

Jesus falou que a boa planta frutos podres não dá
Que a árvore má bons frutos não tem
Jesus falou que quem é bom transborda sempre o que é bom
O mau o que é mau
Não há "mas", "porém"
E quando eu vejo que as notícias negativas
Vão enchendo as rotativas sem espaço para a luz
Eu me recordo das palavras de Jesus
"Seja o vosso "sim sim, e o vosso "não" não
O que passa disso vem do maligno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário