Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

1985 Graça e Paz


Tiragens em LP, Cassete e CD
























Formato Digital



Graça e Paz é um álbum de estúdio do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. É um dos mais conhecidos LPs do Padre Zezinho, scj.
Neste disco foram lançados originalmente dois dos clássicos mais conhecidos do Pe. Zezinho, scj: "Canta, Canta Povo de Deus" e "Há um Barco Esquecido na Praia".
A primeira faixa, "Canta, canta povo de Deus", causou um sucesso entre as missas no país. A faixa-título, Graça e Paz, faz uma oração pela eucaristia e como devemos encará-la.
A décima faixa, "Pássaros Feridos" pede aos jovens que se conscientizem para a pobreza do país (na época). Também enfoca outros temas como Renovação e entrega a Deus ("Pela Graça de Deus", uma longa canção cantada acapella pelo padre) e como o leme da nossa vida pode ser entregue a Jesus por meio de uma metáfora onde a vida é um barco ("Há um Barco Esquecido na Praia", a mais conhecida canção do álbum).

Ficha técnica
LP (1985)
Produtor fonográfico: COMEP
Produção: Patrícia Silva // Odete Chitolina
Interpretação: Pe. Zezinho, scj // Sandra Brito // Coral Edipaul
Arranjos: Waldomiro Lemke (Faixas 2, 4, 7 e 11) // Mário Campanha Sierra (Faixas 1, 3, 5, 6, 8, 9 e 10)
Capa: Foto: Jorge's Studio // Arte Final: Irmã I. Cipriani, fsp
Gravação e Mixagem: J. Martins
Assistente de Estúdio: C. Pegorer
Direção Geral: Irmã O. Sassi, fsp
Gravado no estúdio: COMEP

CD (2005)
Produção fonográfica: Paulinas-COMEP
Coordenação de Produção (Direção Geral): Irmã Eliane de Prá, fsp
Produção Executiva: Patrícia Silva // Odete Chitolina
Arranjos: Waldomiro Lemke (Faixas 2, 4, 7 e 11) // Mário Campanha Sierra (Faixas 1, 3, 5, 6, 8, 9 e 10)
Coro: Edipaul
Gravação e Mixagem: J. Martins
Assistente de Estúdio: C. Pegorer
Capa: Foto: Jorge's Studio // Arte Final: Irmã I. Cipriani, fsp
Gravado e masterizado nos estúdios: Paulinas-COMEP
Curiosidades
"Há um Barco Esquecido na Praia" foi regravada para a coletânea "Os Grandes Sucessos" de 1991 e tendo sua base instrumental aproveitada para "16 Melodias - Instrumental"
Na versão de 1985 de "Há um Barco Esquecido na Praia", a intérprete convidada é Sandra Brito. Na versão de 1991, a convidada é Silvinha Araújo.
Fome de paz foi regravada por Padre Joãozinho no álbum coletivo de dehonianos (que conta inclusive com a presença de Padre Zezinho)

Lista de Faixas
LP / Cassete
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lista de faixas
#             Título    Duração
LADO A:
1.            "Canta, Canta Povo de Deus"    4'49
2.            "Fome de Paz"                 4'05
3.            "Graça e Paz"    2'52
4.            "Um Novo Tempo"        2'59
5.            "Moisés"             4'23
LADO B:
1.            "Foi Maria de Nazaré que me Ensinou"                2'18
2.            "Há um Barco Esquecido na Praia"          4:01
3.            "Pela Graça de Deus"    4'15
4.            "Serei Julgado"                2'34
5.          "Pássaros Feridos"         2:20
6.          "Por Causa do Povo"     3'45
Duração total: 36'21

Lista de Faixas
CD/ Formato Digital
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lista de faixas
#             Título    Duração
1.            "Canta, Canta Povo de Deus"    4'49
2.            "Fome de Paz"                 4'05
3.            "Graça e Paz"    2'52
4.            "Um Novo Tempo"        2'59
5.            "Moisés"             4'23
6.            "Foi Maria de Nazaré que me Ensinou"                2'18
7.            "Há um Barco Esquecido na Praia"          4:01
8.            "Pela Graça de Deus"    4'15
9.            "Serei Julgado"                2'34
10.          "Pássaros Feridos"         2:20
11.          "Por Causa do Povo"     3'45
Duração total: 36'21

Códigos de lançamento
LP EPD 700
K7 EPD 701
CD 11845-1

Crítica: Sucessor de Coragem de Sonhar, Graça e Paz mantém o mesmo estilo terno, mas faz um contrapeso com canções em tom de crítica. Canta, Canta povo de Deus e Moisés se complementam e falam do mesmo tema : a libertação política, e não por acaso, pois o Brasil em 1985 estava saindo do governo militar depois de 21 anos e começava a abertura democrática. Por isso as canções alertam para o perigo do povo se cansar da nova situação, a democracia, que exige envolvimento com a vida política do país e querer voltar a situação antiga opressora.

A edição em cd contém o maior erro de edição já cometido em um cd de Padre Zezinho: a troca de uma faixa. Nos cd’s Não deixes que eu me canse e Qualquer coisa de novo houve troca de faixas por regravações das mesmas, mas, em Graça e Paz houve a troca de um fonograma por outro de mesmo nome, no caso a canção Pela graça de Deus. A canção de Graça e Paz é uma longa oração-confissão cantada acapella por Padre Zezinho. No cd ela foi trocada pela canção homônima do álbum Reviravolta, de 1978, cantada por Toninho e que fala da missão do leigo da vida eclesial. Portanto, uma canção não tem nada a ver com a outra tanto pela temática, quanto pelo arranjo (aliás a canção de 1978 destoa completamente no cd Graça e Paz).


Padre Zezinho SCJ-Graça e Paz

Canta, canta povo de Deus
Pe. Zezinho, scj

Canta, canta povo de Deus
Canta, canta povo de Deus

O povo de Deus era escravo no Egito
No seu coração ecoava o mesmo grito
O Senhor vai libertar, vai libertar
Vai libertar, o povo de Deus

O povo de Deus se mudava do Egito
Na sua garganta ecoava o mesmo grito
O Senhor vai nos levar, vai nos levar
Vai nos levar para um lindo lugar

O povo de Deus vagueou pelo deserto
Por vezes até se afastou do rumo certo
O Senhor vai perdoar, vai perdoar
Vai perdoar o Povo de Deus

O povo de Deus finalmente se encontrava
Diante da terra com que tanto sonhava
O Senhor vai conduzir, vai conduzir
Vai conduzir o Povo de Deus

Para o povo de Deus a lição foi tão doída
Não basta sonhar com a terra prometida
É preciso por ela lutar, por ele lutar
Por ele lutar, até conquistar.


Fome de paz
Pe. Zezinho, scj

Meu coração
Tem fome de paz
E nada mais nada mais o satisfaz
Senão a paz que vem do Cristo Jesus
Meu coração
Tem fome de justiça e de luz
E é por isso que meu coração
Procura Jesus

E é por isso que eu falo tanto
De Jesus de Nazaré
Eu nele tenho fé , eu nele tenho fé
E é por isso que procuro tanto
Por Jesus de Nazaré
Eu nele tenho fé, eu nele tenho fé


Graça e paz
Pe. Zezinho, scj

Na terra que me deu o trigo
No trigo que me deu o pão
Contritamente eu me ajoelho
Mostrando a minha gratidão
E pelo irmão desconhecido
Que o trigo esteve a semear
Sinceramente eu te agradeço, meu Senhor
Pelo pão que vai me alimentar

No ágape de amor fraterno
Na mesa onde eu me sinto irmão
Humildemente tomo assento
E sinto alegre o coração
E pelos que se afadigaram
Prá dar-me o pão que eu vou comer
Sinceramente eu te agradeço, meu Senhor
E prometo não os esquecer


Um novo tempo
Pe. Zezinho, scj

Os cegos enxergam
Os surdos escutam
Os mudos conversam outra vez
Mudou a Igreja
Amém, assim seja
Os pobres entendem
Que um novo tempo se fez

Amém, aleluia, amém
É o Reino de Deus que já vem
É o povo fazendo a história
É o povo a lutar
A sorrir e a sonhar

Moisés
Pe. Zezinho, scj

Moisés era um hebreu
Na corte do Faraó
Mas ele não tinha idéia
Que era filho de uma hebréia
E um hebreu não tinha vez
Não tinha vez
Moisés fora salvo da águas
Da lei que mandava matar
A prole masculina
Pro povão não aumentar
Não aumentar

A filha do Faraó
Salvara o menino hebreu
Mas ela não tinha idéia
Que este filho de uma hebréia
Tinha Deus a seu favor, a seu favor
Moisés era um homem justo
Sabia se questionar
E um dia o seu segredo
Acabou por desvendar, por desvendar

Seu povo era um povo escravo
No reino do Faraó
Moisés não se aguentava
Quando alguém espezinhava
Um compatriota seu
O sangue ferveu
Um dia não se conteve
Matou um torturador
Ao ver que ele espancava
Um oprimido e um sofredor
Um sofredor

Moisés foi exilado
Pra nunca mais voltar
Porém ele não sabia que o Senhor prepararia
O seu retorno pra valer
E com poder
Moisés um dia regressa
E ordena ao Faraó
Eu vim libertar meu povo
Deixa o povo hebreu partir
Deixa o povo ir

Irado e provocado
Sentiu-se o Faraó
Mas ele não tinha idéia que este filho de hebréia
não falava por si só
Era um novo Moisés
Moisés era um bom profeta
Sabia convencer
Depois de dez castigos fez
O Faraó ceder
Moisés venceu

Cruzaram o mar vermelho
E o Faraó perdeu
Mas nem Moisés sabia
Tudo o que aconteceria
Com o povo que ele amou
E libertou
O povo esqueceu depressa
Da sua libertação
E logo suspirava com saudade da opressão
Da opressão


Foi Maria quem me ensinou
Pe. Zezinho, scj

Foi Maria de Nazaré que me ensinou
O segredo que mudou o rumo do meu coração
E vivia dizendo não. E Maria me convenceu
Que pra gente se realizar, é preciso fazer o que Ele mandar

Foi Maria de Nazaré que me ensinou
O segredo que mudou o pique do meu coração
Eu vivia sem me preparar, e Maria me segredou
Que pra festa não se acabar, é preciso fazer o que Ele mandar

Foi Maria de Nazaré que me ensinou
O segredo que mudou o toque do meu coração
Eu vivia sem me questionar, e Maria me sugestionou
Que pra gente se realizar, é preciso guardar o que Ele falou.


Há um barco esquecido na praia
Pe. Zezinho, scj

Há um barco esquecido na praia
Já não leva ninguém a pescar
É o barco de André e de Pedro
Que partiram pra não mais voltar
Quantas vezes partiram seguros
Enfrentando os perigos do mar
Era chuva, era noite, era escuro
Mas os dois precisavam pescar

De repente aparece Jesus
Pouco a pouco se acende uma luz
É preciso pescar diferente
Que o povo já sente que o tempo chegou
E partiram sem mesmo pensar
Nos perigos de profetizar
Há um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia

Há um barco esquecido na praia
Já não leva ninguém a pescar
É o barco de João e Tiago
Que partiram pra não mais voltar
Quantas vezes em tempos sombrios
Enfrentando os perigos do mar
Barco e rede voltavam vazios
Mas os dois precisavam pescar

Quantos barcos deixados na praia
Entre eles o meu deve estar
Era o barco dos sonhos que eu tinha
Mas eu nunca deixei de sonhar
Quanta vez enfrentei o perigo
No meu barco de sonho a singrar
Jesus Cristo remava comigo
Eu no leme, Jesus a remar

De repente me envolve uma luz
E eu entrego o meu leme a Jesus
É preciso pescar diferente
Que o povo já sente que o tempo chegou
E partimos pra onde ele quis
Tenho cruzes mas vivo feliz
Há um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia


Pela graça de Deus


Serei julgado
Pe. Zezinho, scj

De que me adianta louvar a Deus
Me ajoelhar, e me benzer
Se ali logo adiante
Ao encontrar o meu irmão
Disser que não
Não tenho tempo de me envolver

Serei julgado pelo meu Senhor
Por tudo o que fizer
Pelo que eu não fizer por meu irmão
Serei julgado pelo meu Senhor

Serei julgado pelo meu Senhor
Por tudo o que disser
Pelo que não disser ao meu irmão
Serei julgado pelo meu Senhor


Pássaros feridos
Pe. Zezinho, scj

Como um pássaro ferido
Vai o povo oprimido
Desfiando a sua dor que dói demais
Entre preces e gemidos
Sem se dar como vencido
Vai lutando pelo chão
Pela casa e pelo pão
Para mudar a situação
Pra poder viver em paz

E o que é que vai fazer a juventude
Pelos pobres do país
O que é que vai fazer a juventude
Se quiser que o povo seja mais feliz

Somos pássaros feridos
Esmagados e oprimidos
Carregando nossa cruz que dói também
Entre preces e gemidos
Caminhamos mais unidos
Lutaremos pelo chão
Pela casa e pelo pão
Pela vida dos irmãos
Pela paz que ainda vem

É o que vai fazer a juventude
Pelos pobres do país
É o que faz e vai fazer a juventude
Para ver a sua gente mais feliz


Por causa do povo
Pe. Zezinho, scj

As vezes é um sonho, as vezes é o amor
As vezes o riso, as vezes a dor
As vezes a fé, ás vezes algum irmão que falou

Mas quase sempre é o povo sofrido,
Oprimido e ferido que faz
O meu coração se lembrar que é preciso rezar
E lutar pela paz e por um mundo melhor

As vezes é o homem, as vezes a mulher
As vezes um ancião, um pobre qualquer
As vezes um jovem, as vezes algum menino sem mãe

As vezes é um brilho de estrelas lá no céu
As vezes, a treva, as vezes, um véu
As vezes sou eu, as vezes, alguém que eu não conheci.




Nenhum comentário:

Postar um comentário