Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2014

1977 Cantigas de Dor e Esperança - Teodiceia 3





























Formato digital



Teodicéia 3: Cantigas de Dor e Esperança é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Originalmente lançado em 1977, é um disco que trata exclusivamente de roteiros para encontros pastorais sempre direcionadas para a doutrina da Igreja Católica.

Ficha técnica
LP 1977
Coordenação Técnica e Artística: J. Martins
Direção de Estúdio: Irmã Amália Ursi, fsp
Letra e Música: Pe. Zezinho SCJ
Interpretação Vocal: Pe. Zezinho SCJ / Coral Edipaul / René e Ederly (Conjunto "Os Menestreis") (Faixas 5 e 9)
Arranjos: Eduardo Assad
Assistência Técnica: H. Ohara
Capa: Irmã B. Breda, fsp
Direção Geral: Irmã Elsa Berta, fsp
Gravação e Mixagem: Estúdios das Edições Paulinas Discos

LP EPD 427
CD 11942-3


K7 / Lp 
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#     Título    Duração
1.    "Cantiga de Semeador"               2:25
2.    "Cântico de Vitória de Moisés"                 3:28
3.    "Lamentação"  4:53
4.    "Cântico das Criaturas"                 3:23
5.    "Benedictus"     3:05
Duração total:
16:34
Lado B
#     Título    Duração
1.    "Cântico de Simeão"      2:02
2.    "Cântico de Tobias"        2:21
3.    "Cãntico dos Resgatados"           3:00
4.    "Cantiga de Vitória de Judite (No selo do LP escrito "Judith")"                  2:30
5.    "Salmo 18"         5:32
Duração total:
15:25

Cd e Formato digital
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
1.    "Cantiga de Semeador"               2:25
2.    "Cântico de Vitória de Moisés"                 3:28
3.    "Lamentação"  4:53
4.    "Cântico das Criaturas"                 3:23
5.    "Benedictus"     3:05
6.    "Cântico de Simeão"      2:02
7.    "Cântico de Tobias"        2:21
8.    "Cãntico dos Resgatados"           3:00
9.    "Cantiga de Vitória de Judite (No selo do LP escrito "Judith")"                  2:30
10.    "Salmo 18"         5:32


Crítica: Outro ótimo disco. Aqui Padre Zezinho resolveu musicar vários cânticos bíblicos entoados em momentos difíceis, porém, esperançosos da história do povo de Israel. A Cantiga de semeador é, em verdade, um cântico vocacional.

Vários dos cânticos são amplamente usados na vida da Igreja, caso do Cântico de Vitória de Moisés, que aparece na liturgia da Vigília Pascal; o Cântico das Criaturas, o Benedictus e o Cântico de Simeão são leituras obrigatórias da Liturgia das Horas e o Salmo 18 também aparece com frequência.



Padre Zezinho SCJ-Cantigas de dor e esperança

Cantiga de semeador
Pe. Zezinho, scj

Eu não vivia a minha vocação
Eu não sabia o que meu Deus queria do meu Coração
Eu não sabia do poder de deus
Eu não sabia o que meu deus queria deste mundo Meu

Porém um dia o coração falou
E me mandou pras ruas a profetizar
Sei muito bem que ainda sou ninguém
Não sou profeta mas vou semear

Quem parte semeando, quem parte semeando
Quem parte semeando e a chorar ao voltar
Com sorrisos colherá, ao voltar com sorrisos colherá

Agora eu vivo minha vocação
E sei também que pela minha frente
Existe muito chão
Eu sei agora do poder de Deus
Agora entendo o que meu Deus
Pretende deste mundo meu

Profetizar no meio dos irmãos
Lançar sementes e fazê-las despontar
E cultivar as flores em botão
Ir caminhando e sempre semear

Cântico de vitória de Moisés
Pe. Zezinho, scj

Cantemos ao Senhor da glória
Que por nós sozinho fez batalha
Cavalo e cavaleiro no mar precipitou
Cantemos ao Senhor da glória
Que por nós sozinho fez batalha
E nos mostrou que a justiça
Demora mais não falha

O Senhor é nossa fortaleza e nossa libertação
Ele é o Deus de nossos patriarcas e da nossa nação
Ele é nosso melhor guerreiro, tem o mundo em suas Mãos

Faraó nos perseguia
Para nos reconquistar
O Senhor nos protegia
Caminhando pelo mar
De repente o mar cobria
Quem nos vinha esmagar

Resgatou o nosso povo
De cruel escravidão
E nos fez sentir de novo
A luz de um sol de amanhã
Chegaremos, chegaremos
Ao país de Canaã

Quem agride a nossa gente
Cedo ou tarde pagará
O Senhor onipotente
Ao nosso lado lutará
Cedo ou tarde ele aparece
E quem for justo vencerá


Lamentação
Pe. Zezinho, scj

Ouvimos dizer que és o libertador
E conduzes a quem te procura
Nos caminhos do teu amor
E conduzes a quem te procura
Nos caminhos do teu amor

Pra faze-los teu povo
Tua mão dominava o instrumento agressor
E não era preciso nem espadas
Nem armas, nem mesmo rancor
E o teu povo, Senhor, só vivia a chorar
Sem seus mestres e sem seus heróis
Não valia as arroubas de um boi
E não tinha nem onde morar

Pra tirá-los do Egito
Inverteste o balanço das águas do mar
E não foi nem preciso
Nem navios, nem barcos pra gente passar
Mas depois, meu Senhor
Veio a vez de chorar sem saber que caminho seguir
Sem coragem de ir ou de vir
E sem forças pra continuar

Deste ao povo escolhido
Uma terra onde os rios sulcavam o chão
E viviam contigo
Construindo felizes a sua nação
Mas depois meu Senhor
O seu riso acabou
O riacho parou de correr
A nascente deixou de verter
Sua terra alguém veio e tomou

Não havia mendigos
Repartiam seus bens e viviam em paz
Quando havia perigos
Todos tinham direitos e deveres iguais
Mas depois, meu Senhor
Já não eram ninguém
Outra gente mais forte chegou
E teu povo era fraco e acabou
Sendo expulso de Jerusalém


Cântico das criaturas
Pe. Zezinho, scj

Vós todas as obras de Deus
Bendizei, bendizei ao Senhor
Vós todas as obras de Deus
Bendizei, bendizei ao Senhor
E vós, mensageiros de Deus
Poderes do céu, estrelas, planetas e constelações
Bendizei quem vos fez e criou
Glória e louvor para sempre
Sejam dados a quem tanto amou

E vós, brisa e vento a soprar
Bendizei, bendizei, bendizei ao Senhor
Riacho e nascente a jorrar
Bendizei, bendizei ao senhor
E vós, estações a mudar
Cantigas do mar
E fogo a queimar e neve a gelar
Bendizei quem vos fez e criou
Glória e louvor para sempre
Sejam dados a quem tanto amou (bis)

Montanhas, colinas de além
Bendizei, bendizei ao Senhor
Planaltos e vales de aquém
Bendizei, bendizei ao Senhor
Vós todos do reino animal
Cetáceos do mar
Peixe a nadar, alado a voar
Bendizei quem vos fez e criou
Glória e louvor para sempre
Sejam dados a quem tanto amou (bis)

E vós que dizeis que sois reis
Bendizei, bendizei ao Senhor
E vós, que fazeis nossas leis
Bendizei, bendizei ao Senhor
Mulheres e homens de paz
Menina e rapaz
Que ainda sonhais e vos inquietais
Bendizei quem vos fez e criou
Glória e louvor para sempre
Sejam dados a quem tanto amou (bis)


Cântico de Tobias
Pe. Zezinho, scj

Tu és grande Senhor
Por todo o sempre
Eternidade, eternidade sem fim
Eternidade sem fim

Condenas mas também salvas
Deixas morrer mas também ressuscitas
Ninguém se liberta de Ti
Nem de Tua vontade infinita
Ninguém se liberta de Ti
Nem de Tua vontade infinita

No meio dos estrangeiros
Tu me mandaste falar do Teu nome
Por causa da paz que me dás
Eu não temo os caminhos dos homens
Por causa da paz que me dás
Eu não temo os caminhos dos homens

Cativo, embora, e sem pátria
Eu viverei sem queixumes nem ais
Contigo ao meu lado eis que eu vou
Como aquele que sabe onde vai


Cântico dos resgatados
Pe. Zezinho, scj

Sentireis prazer em beber
Águas da fonte do libertador
Sentireis prazer em beber
Águas da fonte do libertador

E nesse dia direis
Louvai ao Senhor
Exaltai o Senhor
Publicai entre os povos
As obras que fez

E nesse dia dareis
Mil graças ao Pai
Que, se deixa chorar
Também vem saciar
Nossa sede de paz
Nossa sede de paz

Cheios de paz vivereis
Não mais temereis
Nem desanimareis
Tendo Deus como fonte
E por chão suas leis
E por chão suas leis



Cantiga de vitória de Judite
Pe. Zezinho, scj

Cantemos um hino ao Senhor
Cantemos um hino ao Senhor
Um novo hino ao Senhor nosso Deus
Um novo hino ao Senhor nosso Deus

Adonai tu és grande
E o poder que tu tens
Ninguém pode medir
Teu domínio se expande
Imaginas um ser
E ele passa a existir

As montanhas, os rios
E as águas do mar
E as potências do espaço,
Hão de ver e sentir
Sem saber resistir
Ao poder do teu braço

Cantemos um hino ao Senhor,
Ao Senhor, ao Senhor

Ai de quem pretendia
Oprimir nossa gente
E nos escravizar
Nosso Deus tudo via
E por certo viria nos libertar

Nossa força reside
Naquele que tem
O poder e a grandeza
E por isso esperamos
Igual quem espera
Com toda a certeza.


Salmo 18
Pe. Zezinho, scj

Todos os dias os céus publicam
A glória de Deus
E o firmamento por sua vez
Vive dizendo
Foi Deus quem me fez

O dia transmite à noite
A noite transmite ao dia
Em melodias, numa linguagem silente
Que não se ouve
Mas que se pode entender

Que existe um Deus criador
Legislador, cheio de amor
Que sabe de nós
Exatamente o que quer

O sol sai da sua tenda
E vai passear no espaço
Todos os dias
Numa linguagem silente
Que não se ouve
Mas que se pode entender

A lei do Senhor é justa
Conforta, enriquece a gente
Mais do que o ouro
Numa linguagem silente
Que não se ouve
Mas que se pode entender

Só eu é que às vezes calo
E às vezes até me abalo
E não participo desta harmonia celeste
Que não se ouve
Mas que se pode entender

Que eu saiba cantar meu canto
E grite por todo o canto
E pra meu povo que a mim também tu fizeste

Mesmo calado, mas dando sempre a entender

Nenhum comentário:

Postar um comentário