Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

1992 Sereno e Forte


Tiragens em Cassete, LP e CD































Edição digital






Sereno e Forte é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Lançado em 9 de janeiro de 1992, resgata um de seus maiores sucessos litúrgicos: "Um Coração para Amar" cujo título provém de frases de Pe. João Leão Dehon, fundador da Congregação do Sagrado Coração de Jesus.
Os sucessos deste disco são:
Milagres Acontecem
O Viajante
Não Troco a Minha Fé
Mãe do Grande Amém
Água de Poço
Sereno e Forte
Sabedoria
O Meu Senhor e Eu
Um Coração Para Amar

Curiosidades
Este disco ganhou  uma edição em CD em 1995 (um dos primeiros álbuns do Padre Zezinho lançado nesse formato) que foi rapidamente retirada de circulação em circunstância da ideia de uma remixagem em 1999, devidamente lançada em 2002, em comemoração aos 10 anos do álbum.
A edição  em cd ganhou três músicas que originalmente haviam sido gravadas por Marluce Botelho com Padre Zezinho em seu  álbum “E Deus me quis mulher” (todo com canções do Padre Zezinho). As bases usadas nos dois álbuns para as canções são as mesmas.

Ficha técnica
Produção Fonográfica: COMEP
Coordenação de Produção: Irmã M. T. Konzen, fsp
Produção: Irmã Nelci Bedin, fsp
Arranjos e Regência: Wilson Mauro (Faixas 1, 3, 4, 6, 7, 8, 10, 11, 13 e 14) / Hélio Santisteban (Faixas 5, 9 e 12) / Nico ferreira (Faixa 2)
Bateria: Júnia Meirelles / Augusto Arid
Bateria: Mário César Andreotti / Luiz Umberto Bertami
Violão e Guitarra: Antenor Soares / Nico Ferreira
Viola (12 Cordas): Paulinho
Violino: Dalton F. Nunes / Artur / Ebenezer / André
Trompete: Hélio Ramiro / Mário Boin
Oboé: Benito
Piano: Wilson Mauro
Coro: Caio Flávio / Maria Helena / Maria do Carmo Diniz / José Carlos / Farid / Monalisa / Sônia Mara / Noco Ferreira / Chico
Participação de: Sônia Mara / Monalisa / Farid
Gravação Original: Getúlio Jr. / Alberto / Luis
Mixagem Original: Getúlio Jr. / Alberto / Wilson Mauro
Assistente de Estúdio: Wagner Cavalcante
Direção de Arte: Irmã Natividade Pereira, fsp
Arte e Ilustração: Manolo Abad
Lay-Out: Herbert
Gravado e Masterizado nos Estúdios Paulinas-COMEP

Lista de Faixas
LP/K7
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ exceto faixa 2 (letra Original de Pe. (Hoje, Dom) Giosy Cento SCJ e Versão de Pe. Zezinho SCJ).
#             Título    Duração
Lado A
1.            "Milagres Acontecem"                 3:38
2.            "O Viajante"      4:28
3.            "Idolatrias"         3:34
4.            "Não Troco a Minha Fé"               2:06
5.            "Mãe do Grande Amém"            3:42

Lado B
1.            "Sereno e Forte"             2:09
2.            "Água de Poço"               3:01
3.            "Graça Sobre Graça"      3:04
4.            "O Meu Senhor e Eu"    3:04
5.            "Águas Eternas"              3:38
6.            "Um Coração Para Amar"            2:38

CD/Formato Digital
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ exceto faixa 2 (letra Original de Pe. (Hoje, Dom) Giosy Cento SCJ e Versão de Pe. Zezinho SCJ).
#             Título    Duração
1.            "Milagres Acontecem"                 3:38
2.            "O Viajante"      4:28
3.            "Idolatrias"         3:34
4.            "Não Troco a Minha Fé"               2:06
5.            "Lírios e Pardais"             3:36
6.            "Mãe do Grande Amém"            3:42
7.            "Sereno e Forte"             2:09
8.            "Água de Poço"               3:01
9.            "Sabedoria"       3:19
10.          "Graça Sobre Graça"      3:04
11.          "O Meu Senhor e Eu"    3:04
12.          "Matinas"           4:24
13.          "Águas Eternas"              3:38
14.          "Um Coração Para Amar"            2:38
Duração total: 43:55

Códigos de lançamento:
LP 6463-7 – SERENO E FORTE – Pe Zezinho SCJ – 1992
K7 6464-5 – SERENO E FORTE – Pe Zezinho SCJ – 1992
CD 6465-3 – SERENO E FORTE – Pe. Zezinho SCJ – 1995


Crítica: Sereno e Forte é um excelente álbum, como, aliás, são todos os que o seguiram. A ideia do álbum é fortificar e serenar a fé do católico, que pode estar abalada. Isso tem a ver com um livro lançado por aquela época pelo padre chamado Católicos Serenos e Felizes. De fato, a canção Milagres Acontecem, Lírios e Pardais, Sereno e Forte, Água de Poço, Sabedoria, Graça sobre Graça, O Meu Senhor e Eu e Matinas querem ser bálsamos em momentos de aflição. O Viajante retoma o tema do filho pródigo e fez grande sucesso. Idolatrias denuncia o poderio do Dinheiro (Capital), endeusado e opressor. Não troco minha é um ato de fé. Águas Eternas ao mesmo tempo louva a Deus e denuncia os males do mundo. Um Coração para Amar, inspirada na mística dehoniana é uma canção de ofertório, praticamente um ato de oblação (espécie de oração de oferta que os dehonianos rezam todos os dias pela manhã).
Não deixa de ser estranho que esse álbum tenha passado por uma remixagem, que, afinal de contas, pouco alterou o disco - ainda bem! Na verdade tem-se a impressão que, na verdade, na remixagem, Padre Zezinho tenha querido consertar trechos do disco que não lhe agradavam. O fato é que, embora o cd original de 1994 não tenha um som muito bom, em muitas faixas a versão original é mais clara- no que toca às bases melódicas-que a versão remixada.
Outra curiosidade é que, se a versão remixada pôs fim às vendas da versão original em cd, quando do processo de lançamento do formato digital a gravadora preferiu dar destaque à versão original e ainda não disponibilizou a versão remixada nas plataformas de música digital.
Algumas canções ganharam edições instrumentais no álbum 18 melodias, que, basicamente usa as bases melódicas originais com alguns acréscimos no lugar das vozes.
O álbum ganhou uma versão integral em Playback lançada diretamente em formato digital.



Padre Zezinho SCJ-Sereno e Forte

Milagres acontecem
Pe. Zezinho, scj

Quando a força de um amor
Não basta pra fazer você sorrir
Quando a força de uma fé não basta
Pra fazer você feliz
Quando, a dor da solidão dói tanto
E tanto que você já não consegue nem pensar
Procure a oração. Procure a oração
Procure a oração. Procure a oração

Quando a força da canção
Não basta pra fazer você cantar
Quando a força da emoção não basta
Pra fazer você chorar
Quando a dor da solidão dói tanto
E tanto que você não consegue nem sonhar
Procure a oração. Procure a oração
Procure a oração. Procure a oração

Quando a dor de uma paixão
Algum momento mais cruel
Algum amor que não deu certo
Ameaçar seu coração
Procure a oração. Procure a oração

Milagres acontecem quando a gente reza
E reza sem desanimar
E a paz é dos milagres
O milagre mais bonito
Que se possa desejar

Milhares de pessoas
Encontraram a resposta
Num momento de oração
Milagres acontecem
Quando pomos de joelho o coração


O Viajante
Pe. Giosy Cento

Eu tinha tanta fome de ir embora,
Pra ver a vida como a vida era,
Pra aquele teu conselho eu nao liguei,
Agora eu vejo o quanto me enganei

Refrão
Manda-me um bilhete de regresso ou venha me buscar nao ando bem.
Pensei que abandonar-te era progresso...oh oh oh
Mas sem o teu amor não sou ninguém.

Peguei a minha herança e fui embora
De todos os manjares eu provei
Não houve nada que eu não fiz lá fora
Mas nem por isso eu me realizei

Dinheiro, amores, drogras, malandragem
Eu tinha tudo isso e muito mais
Gastei a minha herança na viagem
Comprei a vida mas não tenho paz

Eu vi a vida como a vida era,
E vi que a vida às vezes dói demais,
Viver sem teu amor é uma quimera
Eu volto a ser teu filho pra ter paz

Aos poucos eu ensaio aquele abraço
Que um filho arrependido dá no pai
Na hora em que eu voltar ao teu regaço
Te juro que eu não saio nunca mais


Idolatrias
Pe. Zezinho, scj

Na praça do Pantheon
Há uma luz de néon
Anunciando o Evangelho do mundo
E a luz do mundo me diz
Que se eu quiser ser feliz
Eu devo poupar, eu devo gastar, eu devo comprar

Milhões de luzes que acendem e apagam
E acendem me dizem de novo
Que o grande deus capital
Afinal não é mau, pois venceu afinal
Mas não aceita outro Deus

Pela avenida sem fim
Vou escutando o plim plim
Anunciando a palavra do mundo
E ela me fala também
Que se eu quiser ser alguém
Eu devo apostar, eu devo lucrar, eu devo ganhar
Milhões de telas se acendem e apagam
E acendem dizendo de novo
Que o grande deus capital
Afinal não é mau, pois diverte a família
Mas quer o trono de Deus

Há uma luz lá no céu no edifício Babel
Alardeando o valor do pecado
E a propaganda a gritar
Não é pecado pecar
Pecado é parar e não se arriscar, não se aproveitar
E que a moral é um mal, que pecar é legal
Eles gritam ao povo
Que o grande deus Bacanal
Afinal não é mau, tudo é tão anormal
Só o dinheiro é o tal

Na praça do Pantheon
Há uma luz de néon
Pela Avenida sem fim
Vou escutando o Plim Plim
Há uma luz lá no céu no Edifício Babel
Que não quer nada com Deus
Que não quer nada com Deus
Mas quer o trono de Deus


Lírios e pardais
Pe. Zezinho, scj

Olhem os lírios do campo
Vejam como eles se vestem
Nem Salomão que era rei
Nem Salomão se vestia tão bem

Olhem as aves que cantam
Ouçam a sua mensagem
Nem o maior dos cantores
Canta tão puro e nem canta tão bem

Se o nosso Deus veste o lírio
E alimenta o cantor prá não perder a voz
Muito mais vai fazer por seus filhos
Nosso Deus não se esquece de nós...

Olhem os lírios do campo
Olhem as aves do céu
Olhem os lírios do campo
Creiam na graça de Deus


Mãe do grande amém
Pe. Zezinho, scj

Aprendemos com Teu coração de mãe e mulher
Que é preciso fazer a vontade do criador
Que também é preciso fazer o que o Filho disser
Se quisermos que tenha sucesso a festa do amor

Sem palavras inúteis, Tu sabes dizer
Tudo aquilo que um filho precisa saber
Pra viver como filho de Deus
Desde aquele Natal em Belém
Sabes disso melhor que ninguém

Aprendemos com teu coração sereno e fiel
Que é preciso saber se calar e esperar
Que também é preciso saber quando não se calar
Se quisermos viver a verdade sem vacilar

Que teu povo consiga aprender do teu coração
O valor do silêncio e o poder da oração
Quando a vida se torna difícil da gente levar
Um conselho de mãe põe as coisas no seu lugar


Sereno e forte
Pe. Zezinho, scj

É quando a minha fé balança
E aquilo que eu achava certo
Eu já não acho mais
É quando o coração se cansa
E perde o pique da esperança
Que conduz à paz
É quando crer em Deus fica difícil demais
E o mundo nos crucifica porque temos fé

Nessas horas eu digo e direi
Digo e direi: Sei em quem acreditei
Nessas horas eu digo e direi
Digo e direi: Sei em quem acreditei

É quando o coração vacila, ai, ai
E aquilo que eu queria tanto
Eu já não quero mais
É quando o sentimento oscila, ai, ai
E como que num desencanto
Já não crê na paz
É quando fazer o bem fica difícil demais
E a gente até se arrepende
Do bem que já fez


Água de poço
Pe. Zezinho, scj

Tens água bem melhor
Do que a que vem daquele poço
Sacia muito mais
Do que a cisterna de Sicar

Porém se eu não fizer
Como a mulher samaritana
Jamais conhecerei o bem
Que vem de te escutar

E eu também não sei o dom de Deus
Não sei também direito quem sou eu
Preciso arranjar tempo de parar pra conversar
E se arranjar um tempo de te ouvir e te escutar
Eu sei que a minha vida mudará

Ouvir Tua palavra e praticar o que ela diz
Deixar me seduzir pela palavra e ser feliz
E então a minha sede acabará


Sabedoria
Pe. Zezinho, scj

Não, eu não quero riquezas
Não, eu não quero poder
Quero é ter sabedoria
Para saber entender
Quero saber o que é certo
E o que não é

O justo vive da fé
O justo vive da fé

Não, eu não quero ter tudo
Tudo o que tem meu irmão
Quero é saúde e trabalho
Pra conquistar o meu pão
Quero saber o que é justo
E o que não é

O justo vive da fé
O justo vive da fé

Não, eu não quero os excessos
Tiram as chances da paz
Quero saber qual a hora
Quando demais é demais
Quero saber o que é santo
E o que não é

O justo vive da fé
O justo vive da fé


Graça sobre graça
Pe. Zezinho, scj

Graça admirável foi a graça que me deste
Eu tão pecador e Tu Senhor tão meu amigo e
Tão meu Pai
Eu que não sabia onde achar a minha paz
Hoje sou feliz e tenho a paz e tenho a paz, e
Muito mais

Sei que me perdi quando escutei outras palavras
Todos me diziam que é feliz quem segue sempre
O coração
Mas meu coração já me enganou mais de uma vez
Hoje eu quero ouvir o sentimento e a razão e a
Razão

Fui tão insensato que escolhi o meu pecado
Eu sabia o certo e o errado, mas teimava em
Arriscar
Tive o que eu queria mas perdi a minha paz
Hoje eu me possuo e não desejo nada mais que
A tua paz

Quando eu Te deixei também deixei de ser pessoa
Fui perdendo a graça e o equilibrio quando quis
Viver sem ti
Já nem te buscava e já não tinha religião
Hoje eu rezo muito e tenho mais, eu tenho a
Paz no coração


O meu senhor e eu
Pe. Zezinho, scj

O meu Senhor e eu temos um trato especial
O meu Senhor cuida de mim
Eu cuido das coisas do meu Senhor
Eu tenho a minha fé
Perfeita eu sei que ela não é
Mas vou viver até o fim
Cuidando das coisas do meu Senhor

Pois meu Senhor e eu temos um trato especial
Ele encheu minha vida de paz e de amor
E eu serei testemunha fiel, eu serei
Das maravilhas que Ele faz
Ele encheu minha vida de paz e de amor
E eu serei testemunha fiel, eu serei
Das maravilhas que Ele faz
Matinas
Pe. Zezinho, scj

O pássaro cantou um hino
No breviário da criação
E um coro de pardais acompanhou
A prece matinal do novo dia que se fez

E eu no meu silêncio me escondi mais uma vez
Pra contemplar
Pra meditar
E pra rezar
Falar com Deus

Louvado sejas tu cantavam eles
Louvado sejas tu cantava eu
Louvado sejas tu finalizou o sabiá
E o mundo respondeu aleluia...


Águas eternas
Pe. Zezinho, scj

Foi nas águas eternas
Que eu renasci
Foi a luta pela vida
Que me trouxe aqui
Quem não tem amor a vida
Mata a vida por matar
Eu porém sou batizado
E nunca mais vou me calar

Todos os dias eles matam nossos rios
Todos os dias envenenam nosso mar
Todos os dias poluem as nascentes
E queimam as florestas, dão morte aos animais
Mas eu sou batizado e não vou mais ficar calado

Todos os dias matam nossa esperanças
Todos os dias passam drogas de matar
Todos os dias eles pisam nas crianças
Não ligam pros idosos, sequestram nossa paz
Mas eu sou batizado e não vou mais ficar calado

Todos os dias na TV tem violência
Todos os dias envenenam nosso lar
Todos os dias fazem troça da inocência
Não ligam pra decência, pro verdadeiro amor
Mas eu sou batizado e não vou mais ficar calado


Um coração para amar
Pe. Zezinho, scj

Um coração para amar
pra perdoar e sentir
Para chorar e sorrir
Ao me criar Tu me deste

Um coração pra sonhar
Inquieto e sempre a bater
Ansioso por entender
As coisas que Tu disseste

Eis o que venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor que ele é teu
Meu coração não é meu

Quero que o meu coração
Seja tão cheio de paz
Que não se sinta capaz
De sentir ódio ou rancor

Quero que a minha oração
Possa me amadurecer,
Leve-me a compreender
As consequências do amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário