Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

1989 Sem ódio e sem medo

Tiragens em LP, Cassete e CD
  
















Sem Ódio e Sem Medo é um álbum do Padre Zezinho lançado em 1989 que conta com a participação de Sônia Mara, Marluce Botelho e Kater (famoso pelo envolvimento com a produção de série de livros e discos "Louvemos o Senhor).
A canção mais famosa até hoje é "Tua Palavra é Assim". Também a faixa "A força do pão" teve certa repercussão.

Ficha técnica
LP 1989
Produção Fonográfica: COMEP - Instituto Alberione
Direção Geral: Irmã Carmem Maria Pulga, fsp
Letra e Música: Pe. Zezinho SCJ
Produção Executiva: Welly Ferreira Sierra / Cláudio Ferreira dos Santos
Produção Musical: A. M. Káter Filho
Direção Musical e Arranjos: Walter Arid
Teclados: Walter Arid
Contrabaixo: Carlão
Guitarra e Violão: Nico
Bateria e Percussão: Toninho Pinheiro
Vozes Masculinas: Káter / Pe. Zezinho SCJ
Vozes Femininas: Marluce Botelho / Sônia Mara
Gravação e Mixagem: Walter Arid/ Roberto
Gravado em São Paulo nos estúdios Guidon em 1989
Capa: Irmã Irma Cipriani, fsp / Zillig

CD 2004
Produção Fonográfica: Paulinas-COMEP
Coordenação de Produção: Irmã M. T. Konzen, fsp
Letra, Música e Interpretação: Pe. Zezinho SCJ
Produção Executiva: Welly Ferreira Sierra / Cláudio Ferreira dos Santos
Produção Musical: A. M. Káter Filho
Direção Musical e Arranjos: Walter Arid
Teclados: Walter Arid
Contrabaixo: Carlão
Guitarra e Violão: Nico
Bateria e Percussão: Toninho Pinheiro
Coro: Káter / Marluce Botelho / Sônia Mara
Gravação e Mixagem: Walter Arid/ Roberto
Masterização: Ednilson Orsi - Estúdio Paulinas-COMEP
Capa: Irmã Irma Cipriani, fsp / Zillig
Produção de Arte: Telma Custódio
Gravado em São Paulo, nos estúdios Guidon

Lista de Faixas
LP / K7 
Interpretação: * Pe. Zezinho SCJ / ** Marluce Botelho / *** Sônia Mara / + Káter
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#             Título    Duração
1.            "E Eu te Digo que Te Amo */**/***"    4:25
2.            "Trigo Verde */***"      2:56
3.            "Cada Coisa te Seu Tempo */**/***"                  3:24
4.            "Sem Perder a Ternura *"           3:05
5.            "Hei de Chegar *"           1:16
6.            "Anuncio e Denúncia *"               2:49
Duração total:
17:15
Lado B
#             Título    Duração
1.            "Tua Palavra é Assim */**"        4:02
2.            "Construiremos uma Casa */**/***"  3:34
3.            "Anonimato *"                 2:31
4.            "Sem Ódio e Sem Medo +/**"                 2:37
5.            "A Força do Pão *"         3:05
6.            "Ai de Vós +"     2:29
Duração total:
17:38
Total geral:
34’53

Lista de Faixas
CD /Formato digital 
Interpretação: * Pe. Zezinho SCJ / ** Marluce Botelho / *** Sônia Mara / + Káter
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
#             Título    Duração
1.            "E Eu te Digo que Te Amo */**/***"    4:25
2.            "Trigo Verde */***"      2:56
3.            "Cada Coisa te Seu Tempo */**/***"                  3:24
4.            "Sem Perder a Ternura *"           3:05
5.            "Hei de Chegar *"           1:16
6.            "Anuncio e Denúncia *"               2:49
7.            "Tua Palavra é Assim */**"        4:02
8.            "Construiremos uma Casa */**/***"  3:34
9.            "Anonimato *"                 2:31
10.            "Sem Ódio e Sem Medo +/**"                 2:37
11.            "A Força do Pão *"         3:05
12.            "Ai de Vós +"     2:29
Total geral: 34’53

Códigos de lançamento:
LP 6401-7 – SEM ÓDIO E SEM MEDO – Pe. Zezinho SCJ – 1989
K7 6402-5 – SEM ÓDIO E SEM MEDO– Pe. Zezinho SCJ – 1989
CD 11817-6 – SEM ÓDIO E SEM MEDO – Pe. Zezinho SCJ - 2005 (19/01/2005)

Crítica: Disco um tanto obscuro, gravado fora dos estúdios da COMEP e com um estilo musical diferente do comum da COMEP na época (inclusive, o som soa abafado, em relação aos outros discos da época).  Não é um disco de grande sucesso se comparado aos antecessores e sucessores, mas tem um valor todo especial por ser o último da fase da "carreira" do Padre Zezinho que primava pela crítica social. 
O disco é também um belo desabafo sobre a vida e carreira do Padre Zezinho, desabafo esse que ele terminaria no livro “Oi, meu nome é Zé”, de 1991.
As canções do disco são muito bonitas, e o disco assim é o melhor desde Graça e Paz, no que diz respeito ao conteúdo e arranjos.
"Eu te digo que te amo" permeia toda a vida de Jesus e é uma das canções mais belas do padre sobre Jesus. Infelizmente não é muito conhecida graças ao “fracasso" do disco (eclipsado pelo sucesso de vendas e repercussão dos anteriores e sucessores). É belíssima a construção da melodia, alternada entre dois cantores, sendo na gravação sempre uma voz masculina e uma feminina.
Trigo verde é uma bonita canção que poderia muito em ser usada como canto de ofertório. 
Cada coisa tem seu tempo é baseada no capítulo 3 do livro de Eclesiastes: há tempo para tudo na vida. (Foi especialmente valorizada quando incluída no cd da Campanha da Fraternidade de 2003, sobre os idosos)
Sem perder a ternura é a canção de desabafo do padre: se canta uma canção espiritual lhe cobram que cante crítica social; se canta crítica social lhe cobram que cante uma canção espiritual. O ideal é o equilíbrio.
Hei de chegar, Anúncio e Denúncia,  Construiremos uma casa, Sem ódio e sem medo e Ai de vós são canções de crítica social.
Anonimato retoma o tema da vocação: o vocacionado reluta em aceitar o chamado e se diz inferior, como Jeremias. Esse tema já fora tratado na canção Coincidências do álbum Quietude.
Tua palavra é assim fala da Bíblia e é uma canção bastante conhecida (único "sucesso" do álbum).
Uma curiosidade é que a foto da capa (a cruz dehoniana iluminada sobre um fundo verde) foi utilizada na capa do livro Por uma Civilização do Amor do Padre Primo Corbelli SCJ. O livro é uma biografia do Padre Jean León Dehon, o fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) à qual pertencem ele e o Padre Zezinho SCJ.
Nas primeiras tiragens da versão em cd a capa se apresentava mais escura que a original, mas, nas tiragens seguintes o tom do verde voltou ao original.



Padre Zezinho SCJ - Sem ódio e sem medo

E eu te digo que te amo
Pe. Zezinho, scj

Pelos dons que tu me deste
eu te digo que te amo
elas coisas que fizeste
eu te digo que te amo
pela paz que tu trouxeste
eu te digo que te amo
tu que vens lá do infinito
e fazes teu nosso grito de libertação

Te amo, te amo, e sempre te amarei

Nasces pobre sem um teto
eu te digo que te amo
pelos pobres és louvado
eu te digo que te amo
pelo rei és exilado
eu te digo que te amo
tu que vens lá do infinito
e fazes teu nosso grito de libertação

Do exílio tu voltaste
eu te digo que te amo
no silêncio te exilaste
eu te digo que te amo
tantos anos esperaste
eu te digo que te amo
tu que vens lá do infinito
e fazes teu nosso grito de libertação

Sem temor profetizaste
eu te digo que te amo
novo tempo anunciaste
eu te digo que te amo
com a vida enfim, pagaste
eu te digo que te amo
tu que vens lá do infinito
e fazes teu nosso grito de libertação

Parecias esmagado
eu te digo que te amo
pelos fortes derrotado
eu te digo que te amo
e eis que está ressuscitado
eu te digo que te amo
tu que vens lá do infinito
e fazes teu nosso grito de libertação


Trigo verde
Pe. Zezinho,scj

Trigo verde que amadurecerá
grão que um dia a mão do homem colherá
Pão que os pobres um dia comerão
Corpo de Jesus que vai trazer libertação

Trigo verde, trigo verde
Trigo verde que o sol banhou de luz
Trigo verde, trigo verde              
Pão da liberdade
Corpo de Jesus

Trigo verde que eu vejo a ondular
Grão que eu vi aquele homem semear
Esperança de um mundo mais igual
Pão que vai trazer enfim a paz universal


Cada coisa tem seu tempo
Pe. Zezinho, scj

Cada coisa tem seu tempo
Neste mundo seu momento e sua hora
Tem coisas de amanhã
Tem que ser tempo de agora

Tempo de nascer e tempo de morrer
Tempo de plantar e tempo de colher
Tempo de esperar e tempo de apressar
Tempo de sorrir e tempo de chorar
Tempo de bailar e tempo de gemer
Tempo de ganhar e tempo de perder
Tempo de avançar ou de recomeçar
Tempo de guardar ou de desfazer

Tempo de calar e tempo de falar
Tempo de amar e até de não amar
Tempo de anunciar ou de denunciar
Tempo de ser paz e a paz a gente faz


Sem perder a ternura
Pe. Zezinho, scj

Quando eu canto este meu canto sussurrado
Mergulhado na contemplação
Vem alguém dizer que eu sou alienado
Que eu não luto pelos meus irmãos
Quando eu sinto o coração ficar cansado
Canto um canto de libertação
Vem alguém dizer que agora estou mudado
Que eu canto não conduz à oração
Ensina-me Senhor, a falar como o profeta
Que em meus lábios a palavra seja pura
Ensina-me a gritar a verdade mais inquieta
Sem jamais perder a paz e a ternura
Amém. Amém. Amém (bis)


Hei de chegar
Pe. Zezinho, scj

Eu chegarei... hei de chegar...
À terra prometida...
Deus vai mostrar...
Jesus falou...
Que vou chegar...
Ele é caminho e vida...
Vai me levar...

Caminharei ... até chegar...
Na terra prometida
Hei de morar
Jesus falou...
Ele é caminho e vida
Me enviará


Anúncio e denúncia
Pe. Zezinho, scj

Me criaste para anunciar
E é por isso que anuncio
Não nasci para denunciar
Mas se preciso eu denuncio

Eu denuncio este pecado nada original
De quem só faz brincar de Deus
Eu denuncio esta opressão
Que nos faz tanto mal
Que mata e fere os filhos teus
Liberta Senhor teu povo
E dá-lhe um coração novo
Liberta esta minha nação
E dá-lhe um novo coração


Tua palavra é assim
Pe. Zezinho, scj

É como a chuva que lava
É como o fogo que arrasa
Tua palavra é assim
Não passa por mim
Sem deixar um sinal

Tenho medo de não responder
De fingir que eu não escutei
Tenho medo de ouvir teu chamado
Virar do outro lado
E fingir que eu não sei.

Tenho medo de não perceber
De não ver teu amor passar
Tenho medo de estar distraída
Magoada e ferida e então me fechar

Tenho medo de estar a gritar
E negar-te o meu coração
Tenho medo do Cristo que passa
Oferece uma graça
E eu lhe digo que não


Construiremos uma casa
Pe. Zezinho,scj

Uma pedra e outra pedra
Um tijolo e outro tijolo
Construiremos a casa do Senhor
Uma pedra e outra pedra
Um tijolo e outro tijolo
Construiremos a casa de um irmão

As aves fazem ninho
E tem espaço pra morar
Raposas fazem toca
E tem espaço para morar
Mas o filhom do homem dormiu ao relento
Debaixo da ponte, da chuva e do vento

Uma pedra e outra pedra
Um tijolo e outro tijolo
Construiremos a casa de um irmão

As aves tem um lar
Aonde criam passarinhos
Raposas tem um lar
Aonde criam filhotinhos
Mas o filho do homem dormiu ao relento
Debaixo da ponte, da chuva e do vento

Uma pedra e outra pedra
Um tijolo e outro tijolo
Construiremos a casa do Senhor (bis)


Anonimato
Pe. Zezinho, scj

Estava quieto no meu canto
Lá no meu anonimato
E tu chegaste e me disseste: Vem
E tu chegaste e me disseste: Vai
Eu confessei que eu preferia
Um compromisso mais pacato
E tu chegaste e me disseste: Vem
E tu chegaste e me disseste: Vai

Então eu disse como Jeremias
Ah, ah, ah, nem sequer falar eu sei
Pensei talvez que me esquecerias
Ah, ah, ah, mas eu vi que me enganei

Tu me amavas e por isso me chamavas
E querias escutar meu sim
E de ver o quanto em mim tu confiavas
Aprendi a confiar em mim

Estava quieto no meu canto
Lá no meu anonimato
E vi meu povo que dizia: Vem
E vi meu povo que dizia: Vai

E ponderei que eu preferia
Um compromisso mais pacato
E vi meu povo que dizia: Vem
E vi meu povo que dizia: Vai

Então eu disse como Jeremias
Ah, ah, ah, tem alguém melhor que eu
Pensei que o povo me esqueceria
Ah, ah, ah, mas o povo me escolheu

É que o povo não se cala quando chama
E eu não sei porque chamou a mim
Quando a gente vê o povo e diz que o ama
É preciso responder que sim


Sem ódio e sem medo
Pe. Zezinho, scj

Sem ódio mas também sem medo
A palavra do Senhor proclamarei

A palavra do Senhor
É como um fogo ela me queima
A palavra do Senhor
É como água ela me lava
Ela me leva a me arriscar
Por meus irmãos


A força do pão
Pe. Zezinho,scj

A terra foi preparada
O sulco foi bem profundo
Alguém irá plantar
Plantar o pão que a nação comerá

A mesa foi preparada
O gesto foi bem profundo
Iremos celebrar o pão de Deus
Que nos libertará

Cremos no pão que veio do céu
cremos na força da sua palavra
Cremos na força da comunidade
Quando ela escuta o Senhor
Quando se faz oração
Quando caminha no amor
Quando reparte o seu pão


Aí de vós
Pe. Zezinho, scj

Disseste que é maldito quem odeia
Quem pisar nos direitos de um irmão
Disseste que é maldito quem semeia
A violência, a injustiça e a opressão
Disseste que se a gente não reparte
O pão que mata a fome dos irmãos
Do reino que criaste não faz parte
Não reinará contigo não e não
E eu te digo

Vem Senhor nos ensinar
A conjugar o verbo libertar
Vem Senhor nos ensinar
A conjugar o verbo amar

Disseste que no céu não há espaço
Pra quem desrespeitar uma criança
Disseste que teu pai será severo
Pra quem tirar dos pequeninos a esperança
Disseste que a medida é a justiça
Que o pão será partido na igualdade
Disseste que o amor é a medida
E ai de quem não caminhar na caridade
E eu te digo: vem Senhor nos ensinar...




Um comentário:

  1. Talvez seja o disco menos empolgante de Pe. Zezinho, se é que se pode dizer assim....rssrs. Conforme dito no texto acima, a qualidade do audio deixa muito a desejar em relação a trabalhos pretéritos.

    ResponderExcluir