Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2014

1978 À Sombra de tuas asas


















À Sombra de Tuas Asas é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Originalmente lançado em 1978, é um disco raro na carreira do Padre Zezinho, pois é o segundo de dois álbuns de estúdio lançados em LP a não ser gravado sob o selo da gravadora Paulinas Comep e tem a participação de Pe. Irala na composição e interpretação de duas músicas.
Neste disco, o Padre Zezinho coloca a história de Jesus em sincronia com outras mensagens igualmente bem compostas.
O disco foi lançado dentro das comemorações do centenário de fundação da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), a qual o Padre Zezinho pertence. A temática toda do disco é sacerdotal e dehoniana (Padre Jean León Dehon é o fundador da congregação). Isso fica claro numa análise das canções a partir do carisma dehoniano.
Na primeira música, "Alvorada", ele nos lembra que antes mesmo de o Sol nascer, temos que nos lembrar de rezar a Deus agradecendo por nossas vidas. Na segunda, "História de uma Semente", ele nos explica que se não confiarmos naquilo que fazemos, nada poderá dar certo. Na faixa-título, o refúgio nos braços de Deus é explicado e cantadamente rezado para nos mostrar que podemos confiar no Senhor.
A "Cantiga por um sonhador" expõe a história de Padre Dehon (a partir de seu nome religioso, João): o jovem que queria ser padre mas cujo pai não aceitava a vocação até que por fim aceitou.
A faixa seguinte, Um coração igual ao dele continua a temática dehoniana apresentando o desejo do dehoniano de se imolar e reparar pelo Reino. Mas aqui há um mistério: no selo e na contracapa a canção está em português, mas a gravação é em italiano, tal e qual no álbum italiano Canti di Preghiera e di Liberazione. diante disso é possível que a canção tenha sido gravada em português, mas na hora da montagem do disco acabou, por engano, sendo colocada a versão italiana.
Nas nona e décima faixas, "Ele" e "História de um Coração", ressaltam quase que exclusivamente à semana santa ao lembrar da vigília pascal e a passagem da sexta para o sábado de aleluia. Aí, a ênfase no Coração de Jesus é tipicamente dehoniana.
Na décima primeira faixa, "Noturno", ele nos lembra que até antes de dormir, é preciso procurar Deus e ser feliz quando o encontrarmos. E na última faixa, "Amor Celibatário", de composição de Pe. Irala, ela tenta dar uma pequena explicação fácil de se entender de como e porque os padres não se casam e porque o amor de padre é comparado ao amor de Deus.

Curiosidades
Um dos álbuns mais raros da música religiosa, este é o segundo e último disco do Pe. Zezinho, scj lançado pela Sono-Viso e não pela Paulinas-Comep, gravadora-padrão e oficial de Pe. Zezinho. Como a gravadora aparentemente possa ter falido, o disco caiu no esquecimento e nunca foi relançado em formato CD ao contrário do "O Filho do Carpinteiro" que além de ter seus direitos fonográficos comprados ainda teve sua capa original reformulada integrando a série Rubi.
O disco não é dos dois padres. O disco é uma produção inteiramente composta e interpretada por Pe. Zezinho, scj. Somente as músicas "Canção do Amor Criança" (de Letra do Padre Zezinho e música do Padre Irala) e "Amor Celibatário" (Letra e Música: Pe. Irala) são composições que entraram na lista de músicas do álbum, são intepretadas por Pe. Irala. Neste caso, Pe. Irala é uma participação especial e não integrante do disco.
Duas das músicas deste álbum figuram em dois outros lançados pela Paulinas Comep. A primeira faixa, "Alvorada", aparece no disco "Alpendres, Varandas e Lareiras 1" rebatizada como "A Cidade é Muito Grande" (primeiro verso da canção). A nona faixa "Ele", aparece entre as músicas do compacto "Missa Alegres Cantemos: Série 7-B (Tempo Comum)" (Discos de "O Domingo"), rebatizada também com o seu primeiro verso: "Ele assumiu nossas dores" (Canto da Ação de Graças).

Lista de Faixas
Fita Cassete e Lp
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ (exceto as faixas de número 6 de ambos os lados: "Canção do Amor Criança" e "Amor Celibatário" (Canção do Amor Criança: Letra: Pe. Zezinho, scj / Música: Pe. Irala // Amor Celibatário: Letra e Música: Pe. Irala)).
Lado A
#             Título    Duração
1.            "Alvorada"         1:16
2.            "História de Uma Semente"       3:16
3.            "Cantiga por um Sonhador"       5:38
4.            "Um Coração Igual ao Dele"       2:25
5.            "Liberta-me"     2:24
6.            "Canção do Amor Criança"          3:08
Duração total: 17:28
Lado B
#             Título    Duração
1.            "À Sombra de Tuas Asas"            3:39
2.            "Esta Paz que Tu me Dás"           3:42
3.            "Ele"      2:59
4.            "História de Um Coração"           4:40
5.            "Noturno"          1:17
6.            "Amor Celibatário"         4:55
Duração total: 19:52
Tempo Total: 39’45
Código de lançamento original: LP: SV 073

Foi lançado em cd pela gravadora Paulinas-COMEP em 2015
A gravadora Paulinas COMEP apresenta em CD a versão remasterizada do LP produzido na década de 70 e lançado não pelas Paulinas e sim pela Sono-Viso (dos Franciscanos).
As canções deste álbum são um convite que parte da autenticidade da vivência e missão do Pe. Zezinho, scj. São músicas que nos levam ao encontro com Deus, a aconchegar-se sob suas asas protetoras, dentro de seu coração acolhedor e a compreender quão profunda e bela é a nossa fé.
Resgatam o nosso compromisso de "pregar o reino de Deus, lutar pelos oprimidos, levar a força do amor, onde manda o rancor, onde o medo é demais, viver por um ideal, pelo bem contra o mal e a serviço da paz".

 A temática dehoniana deste álbum é proposital já que ele foi lançado no ano de centenário de fundação da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, 1978. De fato a canção "Cantiga por um sonhador" é a mais importante canção sobre o fundador, Padre João Leão Dehon, cuja vida é nela narrada.
O álbum foi gravado na Espanha na mesma época em que foram gravados os discos O Filho do Carpinteiro (também lançado pela Sono-Viso) e Não deixes que eu me canse (além das versões espanhola e italiana das canções que compõe estes álbuns), quando de um auto-exílio de alguns meses do Padre na Europa.

A gravadora COMEP merece todos os aplausos por remasterizar este precioso álbum e lançá-lo em cd. Era um dos poucos discos musicais do Padre Zezinho que permanecia arquivado, sendo bastante raro de se encontrar em lp, já que fora lançado por uma gravadora que há muito está inativo.
É uma pena que tenham mudado a capa, já que a original é muito bonita. Porém a nova capa é também belíssima e o encarte como um todo é um dos mais bonitos já feitos para alterações de projeto gráfico em álbuns do padre.
Curiosidade à parte, a faixa "Un cuore come il suo" vem nomeada em italiano, idioma em que foi gravada. No lp ela é nomeada, na contra-capa como "Um coração igual ao dele" contendo inclusive a letra em português. Já no selo do lp ela vem como "Un cuore come il suo".
Também, com o lançamento do álbum em cd veio seu lançamento nas Plataformas Digitais de Música.
No cd e nas plataformas digitais foram alteradas as posições das últimas faixas: no lp Noturno e Amor celibatário (do Padre Irala), no cd e plataformas digitais passou a ser Amor celibatário e, por fim, Noturno. No lp ambos os lados eram encerrados com as faixas do Padre Irala, mas para o cd faz mais sentido encerrar a tracklist com Noturno, uma vez que a primeira faixa é Alvorada. Assim a tracklist se inicia com o início do dia e se finaliza com a noite, algo visto no álbum "Sol nascente, Sol poente".

Faixas em CD e Formato Digital
#             Título    
1.            "Alvorada"        
2.            "História de Uma Semente"      
3.            "Cantiga por um Sonhador"      
4.            "Um Coração Igual ao Dele"      
5.            "Liberta-me"    
6.            "Canção do Amor Criança"        
7.            "À Sombra de Tuas Asas"            
8.            "Esta Paz que Tu me Dás"           
9.            "Ele"      
10.           "História de Um Coração"
11.           "Amor Celibatário"                 
12.           "Noturno"       
Código de lançamento: 12585-7   
  















Edição digital













Nenhum comentário:

Postar um comentário