Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

1984 Coragem de Sonhar


Tiragens em LP, Cassete e CD

































Coragem de Sonhar é um disco do Sacerdote, Poeta e Cantor Brasileiro Padre Zezinho SCJ. Neste disco estão presentes algumas das composições que marcaram o meio católico no ano de 1984.
Os maiores sucessos deste álbum são:
"Por Causa da Palavra"
"Antes que Ele Volte
"Coragem de Sonhar"
"Cantiga Por Irmã Clara"
"És Tu, Jesus"

Ficha técnica
LP 1984
Produção Fonográfica: Edições Paulinas Discos
Produção: Patrícia Silva
Letra e Música: Pe. Zezinho SCJ
Interpretação: Pe. Zezinho SCJ / Miriam Pedroso (Faixa 10) / Coral Edipaul
Arranjos e Direção Musical: Wilson Mauro (Faixas 2, 4, 6, 8, 9 e 10) / Mário Campanha (Faixas 1, 3, 5, 7 e 11)
Técnico de Gravação e Miagem: J. Martins
Auxiliar de Estúdio: C. Pegorer
Direção Geral: Irmã Onassi Sassi, fsp
Capa: Foto: Jorge's Studio
Arte Final e Coordenação Gráfica: Irmã Irma Cipriani, fsp e WOM Publicidade
Gravado nos Estúdios: Edições Paulinas Discos

CD 2003
Produção Fonográfica: Paulinas-COMEP
Coordenação de Produção (Direção Geral): Irmã M. T. Konzen, fsp
Produção: Patrícia Silva
Letra, Música e Interpretação:' Pe. Zezinho SCJ
Arranjos e Regência: Wilson Mauro (Faixas 2, 4, 6, 8, 9 e 10) / Mário Campanha Sierra (Faixas 1, 3, 5, 7 e 11)
Participação Especial: Miriam Pedroso (Faixa 10)
Coro: Edipaul
Gravação e Miagem: J. Martins
Auxiliar de Estúdio: C. Pegorer
Masterização: Ednilson Orsi
Capa: Irmã Irma Cipriani, fsp
Produção de Arte: Irmã Cristina Nogueira da Silva, fsp (Irmã C. Nogueira, fsp)
Gravado e Masterizado nos estúdios: Paulinas-COMEP


Lista de Faixas
LP / Fita Cassete
Todas as canções compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#             Título    Duração
1.            "Por Causa da Palavra"                 3:17
2.            "Antes que Ele Volte"  3:09
3.            "Ensina-me a Amar os Pobres"                 2:45
4.            "Por Pregar um Novo Reino"     3:45
5.            "Na Cova dos Leões"     2:58
6.            "Mapa Mundi"                 3:05
Duração total: 18:19
Lado B
#             Título    Duração
1.            "Coragem de Sonhar"  4:09
2.            "E Se Eu Cantar Por Meu Irmão"              3:06
3.            "Criança Problema"        3:38
4.          "Cantiga Por Irmã Clara"              5:01
5.          "És Tu, Jesus"    3:25
Duração total: 18:19
Tempo Total: 37’38

Lista de Faixas
CD e Formato Digital
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
#             Título    Duração
1.            "Por Causa da Palavra"                 3:17
2.            "Antes que Ele Volte"  3:09
3.            "Ensina-me a Amar os Pobres"                 2:45
4.            "Por Pregar um Novo Reino"     3:45
5.            "Na Cova dos Leões"     2:58
6.            "Mapa Mundi"                 3:05
7.            "Coragem de Sonhar"  4:09
8.            "E Se Eu Cantar Por Meu Irmão"              3:06
9.            "Criança Problema"        3:38
10.          "Cantiga Por Irmã Clara"              5:01
11.          "És Tu, Jesus"    3:25
Tempo Total: 37’38

Códigos de lançamento
LP EPD 656
K7 EPD 657
CD 11756-0

Crítica: Um ótimo álbum, que quebra o clima tenso dos álbuns dos anos anteriores. Ao contrário, Coragem de sonhar tem candura de sobra e quase se deixa levar pela melancolia em algumas canções. Parece refletir bem o espírito daquela época: havia coragem de sonhar por um país melhor quando a falta de liberdade de expressão presente durante a ditadura militar começava a se esvair. Coragem de Sonhar é também um álbum reflexivo: Padre Zezinho estava comemorando 20 anos de sua primeira canção e 15 anos de seus primeiro discos (conforme está grafado na capa do lp: 15 anos de Paz Inquieta).
Ao mesmo tempo Padre Zezinho deixava claro na canção Mapa Mundi que o caminho a seguir não era o dos extremos: nem a nostalgia do passado majestático e da Igreja antes do Concílio Vaticano II, nem uma aplicação errada (marxista) da Teologia da Libertação querendo jogar tudo de espiritual fora e ficar só com a caridade materialista. Era preciso um equilíbrio  entre os polos.

Na verdade em Coragem de Sonhar fica bem claro que o posicionamento de Padre Zezinho perante o problema da injustiça social está de acordo com o pensamento dehoniano e de acordo com a doutrina social da Igreja e totalmente contrário ao pensamento marxista que com o comunismo e sua estrutura desumana vendia libertação, mas na prática se tornava mais opressor que aqueles que criticava.


Padre Zezinho SCJ - Coragem de sonhar

Por causa da Palavra
Pe. Zezinho, scj

Se não me deixarem falar, eu cantarei!
Se não me deixarem cantar, eu gritarei!
Se não me deixarem gritar, eu gesticularei!
Mas não há nada neste mundo
Que me impedirá
De proclamar a Palavra do Senhor!

Se alguém me obrigar a calar, resmungarei!
Se não me deixar resmungar, escreverei!
Se não me deixar escrever, eu gesticularei!
Mas não há nada neste mundo
Que me impedirá
De proclamar a Palavra do Senhor!

Se não me deixarem pregar, eu pregarei!
E se não puder mais falar, agitarei!
Se for impossível agir, ao menos rezarei
Mas não há nada neste mundo
Que me impedirá
De proclamar a Palavra do Senhor!


Antes que ele volte
Pe. Zezinho, scj

Ele apareceu lá na Galiléia
Logo a sua fama se espalhou pela Judéia e região
E a multidão cheia de esperança
Se acotovelava ao seu redor
Para escutar a pregação
Era diferente, muito diferente
Carinhosamente conquistou a multidão

Quase dois mil anos depois
Ele conquistou também a mim
Dou a minha vida, me desinstalou
Sem ele nada posso nada sou

Ele me ensinou
Que este mundo passa
Que não adianta se apoiar nos muitos
Bens que a gente tem
Mas também falou com calor e graça
Que é bem mais feliz, bem mais feliz
Quem faz alguém, ser mais alguém

Era inteligente, muito inteligente
Despertou a mente e o coração da multidão

Quase dois mil anos depois
Vejo tanta gente sem saber
Peço que ele volte pra nos questionar
Senão eu sei que nada vai mudar


Ensina-me a amar os pobres
Pe. Zezinho, scj

Converte o meu coração
Eu quero recomeçar
Ensina-me a ser irmão
Dos pobres e oprimidos
Confesso meu egoísmo
Eu penso demais em mim
Teu sim para mim é não
E se dizes que não
Eu insisto que sim

Converte o meu coração
Aos pobres a quem tanto amas
A ser também pobre me chamas
Converte o meu coração

Converte o meu coração
Eu quero reaprender
Ensina-me a ser irmão
Daqueles que não têm nada
Confesso meu comodismo
É muito mais fácil lutar
Do que se comprometer
E de novo aprender
E de fato mudar



Por pregar um novo reino
Pe. Zezinho, scj

Por pregar um novo reino
Acabaram na prisão
Mesmo assim não se calaram
Nem o Pedro e nem o João

De coragem revestidos
Proclamaram seu amor
Torturados e oprimidos
Não negaram seu Senhor

Por querer fazer a história
Acabou numa prisão
Pelo rei foi degolado
E seu nome era João

Por querer levar adiante
O projeto de Jesus
Houve alguém chamado Pedro
Que também morreu na cruz

Por fundar comunidades
E uma nova religião
Foi decapitado Paulo
Mas não padeceu em vão

Pelos séculos afora
Torturaram milhões de cristãos
E acontece ainda agora
Pra Teresa, pro Zé e pro João


Na cova dos leões
Pe. Zezinho, scj

Na cova dos leões
Jogaram Daniel
Daniel não se curvou
A certa lei de seu país
Queriam que adorasse o rei
Mas adorá-lo ele não quis

Olha o Daniel rezando
Na cova dos leões

Na cova do leões
Jogaram Daniel
Daniel pagou o preço
De guardar a sua fé
queriam que adorasse o rei
Mas Daniel fincou o pé

Da cova dos leões
Tiraram Daniel
Daniel não sofreu nada
O Senhor o protegeu
Tiraram Daniel da cova
E o rei se converteu

Olha o Daniel mostrando
Que Deus é o Senhor


Mapa mundi
Pe. Zezinho, scj

Girei o mapa do mundo
Deixei o tempo correr
E enquanto o mundo girava
Eu tentava compreender

A história da humanidade
A luta de cada homem
De cada qual a verdade
De cada qual a verdade

A vida que tanto gira
As voltas de cada vida
De cada qual a mentira
De cada qual a mentira

Do mundo as filosofias
Pedaços de eternidade
Em tudo alguma verdade
Em tudo alguma verdade

De todas a utopias
O lado mais limitado
Em cada qual um pecado
Em cada qual um pecado

Do mundo as teologias
Projetos de caridade
Em todas uma saudade
Em todas uma saudade

Pedaços de ortodoxia
Mosaicos de uma lembrança
Em todas uma esperança
Em todas uma esperança


Coragem de sonhar
Pe. Zezinho, scj

Do alto dos teus quinze anos
Contemplas este mundo com amor
E tens uma pergunta engatilhada
Que a gente nunca sabe responder
E quando algum amigo enfim responde
Ás vezes não consegues entender

Do alto dos teus quinze anos
Eu sei que as vezes gostas de sonhar
E sonhas lindos sonho de futuro
Que bom que tens coragem de sonhar

Do alto dos teus vinte anos
Contemplas este mundo desigual
E tens uma resposta engatilhada
Se a gente por acaso perguntar
E quando alguém se arrisca e te pergunta
Ás vezes, tu começas a brigar

Do alto dos teus vinte anos
Eu sei, às vezes, gostas de teimar
E sonhas com um mundo diferente
Que bom que tens coragem de brigar

Do alto dos teus trinta anos
Contemplas este mundo tão cruel
E tens um grito preso na garganta
Por ver tanta injustiça e tanto fel
Mas, quando é tua vez, não dizes nada
Que aos trinta já se tem muito a perder

Do alto dos teus trintas anos
Tu dizes que é melhor deixar pra lá
Não tens mais ilusões quanto ao futuro
Que pena que não saibas mais sonhar


E se eu cantar por meu irmão
Pe. Zezinho, scj

E se eu rezar por meu irmão
E em nome dele eu invocar, teu nome
E se eu cantar uma canção
E se eu dançar por meu irmão
E me esquecer que o meu irmão, tem fome

Será engano meu, não é religião
Querer que as coisas fiquem como estão
E não buscar aqui alguma solução

Será engano meu, não é religião
Querer que tudo fique como está
E não acreditar que a história mudará

Enquanto eu canto esta canção
Lá fora eu sei que algum irmão padece
Se eu me esconder nesta canção
Se descansar num violão
E me ocultar atrás de alguma prece


Criança problema
Pe. Zezinho, scj

Foi Jesus Cristo quem disse
Não sou eu que prentendo mudar
Quem não respeitar os meninos
Quem não respeitar as meninas
Quem não respirar as crianças

Amarre uma pedra ao pescoço
E se jogue no fundo do mar

Foi Jesus Cristo que disse
Se quisermos a vida entender
Olhemos pra cada menino
Olhemos pra cada menina
Olhemos pra cada criança

E o jeito que vivem a vida
E aprendamos também a viver

Foi Jesus Cristo quem disse
Mas o mundo não compreendeu
Que Deus preferiu os meninos
Que Deus preferiu as meninas
Que Deus preferiu as crianças

E deu-lhes o que há de mais puro
Porque delas é o Reino dos Céus

Mas, quando eu passo na rua
Qualquer coisa lá dentro me diz
Crianças que vivem sem teto
Que erram por falta de afeto
Trilhando um caminho incorreto

Não podem zangar pelas ruas
Sem fazer meu país infeliz

Foi Jesus Cristo quem disse
Venha pois entender quem puder
Criança jamais é problema
Menino não é teorema
Menina jamais é dilema

Se acaso existir um problema
O problema é quem não os quer


Cantiga por irmã Clara
Pe. Zezinho, scj

Clara, Ô Clara
Me diga porque
Que foi que Francisco falou prá você

Clara, Ô clara
Eu quero entender
Por que deste mundo te foste esconder

Tu tinhas dinheiro, vivias feliz
Igual as meninas que havia em Assis
Será que Francisco te enfeitiçou
Que tão de repente o teu mundo mudou

Eu tinha dinheiro, vivia feliz
Igual as meninas que havia em Assis
Mas foi Jesus Cristo quem me cativou
Francisco somente o caminho mostrou

Eras bonita de classe maior
Teu pai era nobre, patrão e senhor
Será que esta vida não era viver
Que tão de repente te foste esconder

Eu era bonita de classe maior
Mas eu tinha sonhos de algo melhor
Será que esta vida é viver e morrer
Um dia por fim eu por ti fui viver

Deixaste o dinheiro tranquila e feliz
E foste viver num mosteiro de Assis
Será que perdeste a razão de viver
Tão jovem e tão bela não dá prá entender

Deixei o dinheiro tranquila e feliz
E fui me trancar num mosteiro de Assis
Deixei o que eu tinha passei a viver
Que a vida é bem mais que a mania de ter

Clara, Ô Clara
Já posso entender
Porque deste mundo te foste esconder


És tu Jesus
Pe. Zezinho, scj

Como ponte que me levará
Do outro lado
Como o rio que conduz o barco
Até o mar

Como luz que iluminará
A minha estrada
És tu Jesus, eu quero tua luz
Pra me guiar

Amém, Aleluia, Aleluia
Amém, Aleluia Aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia

Como a terra espera o sol brilhar
No firmamento
Como a flor em busca do orvalho
Da manhã

Como o barco a velejar no mar
Espera o vento
Sou eu, Senhor, que quero à doce paz

Do teu amor














Um comentário:

  1. Álbum incrível! Pena que no cd algumas faixas estão em rotação mais lenta que o original, deixando a voz do Padre um pouco estranha, chegando incomodar quem conhece bem sua voz.

    ResponderExcluir