Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014

1969 Canção da Amizade



Edição em Compacto Duplo/Extended Play em diferentes tiragens





 












Edição Portuguesa












Canção da Amizade é um Compacto Duplo/Extended Play (segundo o padrão internacional) do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Isto é, um trabalho de 4 músicas lançado em um disco de vinil de 7 polegadas.
Este compacto foi o primeiro trabalho trabalho fonográfico musical gravado pelo Pe. Zezinho, scj, com a participação do Conjunto Sidney Singers. 
A canção "Shalom" foi a primeira canção gravada pelo Padre Zezinho e abre o compacto.  A segunda, "Você é Meu Irmão" é uma divertida brincadeira musicada onde o Pe. Zezinho chama a todos para serem irmãos dando a qualidade para cada um.
A faixa-título diz que para chegar a Deus é preciso primeiro se conscientizar de que precisa conhecer a Deus para chegar à realidade do mundo. A última "A Goteira" conta a história de uma goteira que há na casa de um homem que descobre como levar a vida numa boa apesar da dificuldade representada pela goteira e acha uma forma de cantar a Deus no ritmo da goteira.
As músicas deste compacto (com exceção da Faixa-Título) estão contidas na Coletânea "A Canção e a Mensagem 15 - Oração da Manhã".
As músicas do compacto ganharam versões em inglês contidas no álbum "Yes, I Believe in God", exceto a música "Você é meu irmão". 
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
"Canção da Amizade" foi lançado em Portugal em duas edições: a importada do Brasil e outra com outra capa pelas Edições Paulistas Discos (as Edições Paulistas é a editora das irmãs paulinas em Portugal, posteriormente renomeada Paulinas).

Lado A
#             Título    Duração
1.            "Shalom"            2'56
2.            "A Goteira"        2'36
Duração total: 5'32
Lado B
#             Título    Duração
1.            "Você Meu Irmão"         2'09
2.            "Canção da Amizade"    2'20
Duração total: 4'29

Código de lançamento tanto no Brasil quanto em Portugal:  EPD 188
Código de relançamento em Portugal pelas Edições Paulistas Discos: EPD 204

Foi lançado sob o selo vermelho vaticano dos primórdios da EPD de fabricação das Gravações Elétricas (Chantecler, hoje Warner Brasil). Ganhou novas tiragens durante a década de 1970 e com elas o selo passou a ser laranja, a partir de 1974. 


Crítica: A discografia do Padre Zezinho não poderia começar melhor! Canção da Amizade é um disco gostoso de ouvir  e que dá vontade de cantar junto! Tem um estilo inocente e pueril, próximo à Jovem Guarda, exemplo típico daquele início da década de 1970. De fato, foi um trabalho despretensioso, mas que deu início ao mais bem-sucedido trabalho de evangelização pela música popular. O conjunto do Sidney tocava nas missas do Santuário São Judas em São Paulo, onde o padre trabalhava na época e não por acaso foi chamado a esse projeto.
Enfim, um disco imperdível!

Ainda duas curiosidades:
1-      A música Shalom ganhou nova roupagem no LP De Colores pelo Coro Jovem do TLC lançado em 1972 pela RCA (atual Sony).
2-      As músicas Shalom e Canção da Amizade ganharam nova gravação pelo Coro EdiPaul em 1975 no LP uma Vida de Colores das Edições Paulinas Discos (EPD, atual COMEP).


Shalom
Pe. Zezinho, scj

Shaiá lá, lá, lá, lá, lá, lá
meu irmão shalom
Shaiá lá, lá, lá, lá, lá, lá
meu irmão shalom
Shalom, shalom, shalom, shalom

Eu vou para a terra prometida
onde o futuro é meu
eu vou caminhando na avenida
que me leva a Deus

Eu canto a alegria de viver
que o amor me traz
outra coisa não sei fazer
que buscar a paz

Eu vou com sorriso de criança
pela multidão
e levo comigo a esperança
no coração




Você é meu irmão
Pe. Zezinho, scj

Procuro alguém que cante
Comigo esta canção
Que venha repartir
Comigo o coração
Que saiba dizer sim
Que saiba dizer não
Que diga "sim" à vida
Mesmo quando ela diz "não"
E quero um companheiro
Que me aceite como irmão

Você é meu irmão
Você é meu irmão
Você, você,
Você é meu irmão

Ao longo do caminho
Eu rezo uma oração
Que é feita de esperança
Que vai no coração
Que sabe dizer "sim"
Que sabe dizer "não"
Sorri para a verdade
E não mergulha na ilusão
E quero um companheiro
Que aceite como irmão

Eu faço um mundo novo
Ao longo dos meus passos
Enquanto existe povo
Não sei o que é cansaço
O mundo está melhor
Pois hoje eu sei sorrir
E levo meu sorriso
A quem padece a solidão
E quero um companheiro
Que me aceite como irmão




 A goteira
Pe. Zezinho, scj

Uma gota entrou no teto
e foi caindo pela sala
outra gota acompanhou
e uma goteira começou
Eu fiquei preocupado
e me queixei amargamente
coloquei uma vasilha
pra não ver o chão molhado

A chuva continuou
a goteira foi cantando
na vasilha foi caindo
acabei cantarolando
sem querer me vi sorrindo

Quanto pobre mais que eu
que nem tem onde morrer
mas que sua fé em Deus
ainda sabe agradecer

Eu passava a vida inteira - Oh, oh
reclamando contra a sorte - Oh, oh
quem não tem nada na vida - Oh, oh
não reclama nem da morte

A goteira que caiu pelo meu teto
em minha sala, trouxe música infinita
e mensagem de bondade
Aprendi pela cadência
a cadenciar a minha vida
e agora quando chove
não importa, eu sou feliz

Agora sei sorrir
a goteira foi cantando
na vasilha foi caindo
acabei cantarolando
sem querer me vi sorrindo



                                         






2 comentários:

  1. COLEÇÃO COM 15 COMPACTOS DA EDIÇÕES PAULINAS " MEU CAMINHO PARA O CÉU" , 30 AULAS NA LINHA DA CATEQUESE RENOVADA EM PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA COMUNHÃO. vc conhece este estojo, de não me engano era de capa " Azul", queria muito fotos e mp3 desta coleção. vc pode me ajudar?? aguardo resposta. Wilson wilson_cr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Conheço dos catálogos da gravadora, mas, nunca vi pessoalmente

    ResponderExcluir