Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

1974 Balada por um Reino





Balada por um Reino é um compacto do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Originalmente lançado em 1974,  que serve de "continuação" para o compacto "Cantigas do Novo Reino". Foi gravado em Portugal e as suas músicas foram compostas durante a viagem que o Padre Zezinho fez em 1974 para a Europa.
Neste disco, foram lançadas quatro músicas que evocariam um novo reino e uma pergunta: Estamos prontos para ele?
A primeira faixa, "Balada por um Reino" que foi posteriormente regravada no LP "Histórias Que Eu Conto e Canto", do mesmo ano, traz uma nova versão ligeiramente diferente da original. A segunda, "O vento falou comigo" evoca que se o vento (metaforicamente Jesus) falar, devemos escutá-lo. A terceira, "Quem planta uma semente" diz que para que o mundo seja irmão devemos plantar as sementes do Reino juntos. A quarta "Se Jesus Chegasse Agora", reflete sobre uma chegada inesperada de Jesus à Terra. "Como ficaríamos?" ou "Qual a nossa reação?" são alguns questionamentos.

Curiosidades:
A primeira faixa possui três versões:
A primeira está incluída neste compacto e no LP (mas, não no CD) da coletânea "Vocação: Músicas para Quem Se Fez Igreja" de 1974 A segunda está incluída no disco LP Histórias Que Eu Conto e Canto e no relançamento em CD da coletânea "Vocação" de 2009. A terceira versão é a regravação no disco "Os Grandes Sucessos" de 1991. A base da gravação de Histórias que eu conto e canto foi usada para a versão em espanhol "Balada por un reino" do disco Historias que cuento y canto.
Existem ainda duas versões instrumentais. Uma no disco Histórias que eu conto e canto-Orquestra e outra no cd Marquinho e Gilbert interpretam Pe. Zezinho.
A segunda e a terceira faixas estão contidas no volume 15 da "A Canção e a Mensagem" - Oração da Manhã. A quarta faixa está no volume 14 "Origens"

Lista de Faixas
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#     Título    Duração
1.    "Balada Por Um Reino"                4:47
2.    "O Vento Falou Comigo"             3:13
Duração total: 8:00
Lado B
#     Título    Duração
1.    "Quem Planta uma Semente"  3:13
2.    "Se Jesus Chegasse Agora"        2:50
Duração total: 6:03
Tempo Total: 14’03

Foi lançado em Portugal sob o título "O vento falou comigo" em 1974

Crítica: O melhor de todos os compactos do Padre Zezinho! Musicalmente falando é perfeito! A mensagem é vocacional e a faixa Se Jesus chegasse agora é uma provocação que continua atual décadas depois . O estilo dos arranjos é português, provavelmente fruto da temporada que o padre passou em terras lusitanas. Pode até ser que tenha sido gravado por lá. Se lá foi lançado não se sabe.
A Balada por um reino daqui tem arranjo lento bem diferente da versão corrida de Histórias que eu conto e canto-que é a mais conhecida. Aliás, essa versão lusitana original foi incluída na coletânea Vocação, a primeira od padre lançada em lp. Curiosamente quando a COMEP a relançou em cd colocaram a outra versão. Assim, a versão original da Balada permance inédita em versão digital, pelo menos oficialmente.  Em contrapartida a regravação da Balada no disco Os grandes sucessos seguiu o arranjo original lusitano.
Quem planta uma semente é uma das melhores canções do Padre Zezinho (ganhou até versão espanhola com outro arranjo no álbum Estoy pensando em Dios). A canção até fez sucesso nos anos 70, foi incluída no cd Oração da Manhã, mas, não ganhou o devido reconhecimento do público ( nem de seu autor, diga-se).
Esse disquinho lembra o discão Canção para meu Deus. Deve ter bebido da mesma fonte. O estilo violeiro ainda seria bem visto no disco Origens de 1980.

Resumo: disco excelente!






A versão da Balada por um Reino no álbum Histórias que eu conto e canto

A versão da Balada por um Reino no álbum Os Grandes Sucessos



Nenhum comentário:

Postar um comentário