Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014

1969 O Cristo Inconstante

Em 1969 Padre Zezinho produziu seu primeiro disco falado do que hoje poderia-se chamar "Palestra". Como dentro dessa série há discos diversos costuma-se chamá-los de Narrações, pois aí há desde palestras até historinhas e mensagens.
 O Cristo inconstante trata dos anseios e angústias da juventude e tem um estilo inconfundível da época em que foi gravado, 1969, que dá um tom que lembra o psicodelismo, algo jovem e moderno!

Edição original da Editora SCJ em Long Play






Edição das Edições Paulinas em Long Play em diferentes tiragens




















Edição digital:








O disco foi lançado em 1971 pela EPD sob o código EPD 218.
O que pouca gente sabe é que ele foi originalmente lançado de forma um tanto independente pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, ao qual Padre Zezinho pertence sob o código SCJ 005. De fato os Dehonianos (SCJ) têm há muito uma editora, que, parece, já naquela época se aventurou nos audiovisuais. Esse disco foi gravado com auxílio da RGE e fabricado em selo azul pela RCA. 
A edição mais conhecida é a da EPD, com capa e projeto gráfico diferentes, mas, com mesmíssimo conteúdo. As Edições Paulinas o editaram em 1971, diante do êxito de vendas e repercussão dos compactos musicais e lp's palestrais do padre, na série Sacramentos. Ao longo da década de 1970 foram produzidas novas tiragens, onde, curiosamente, foram mudando, na contracapa, a cor do selo "Disco é Cultura"
A edição original, de 1969 é raríssima, porque teve apenas 1000 exemplares produzidos.
'O Cristo inconstante" não foi lançado em cd, mas, foi postado nas plataformas digitais de música.



Crítica: O autor desse texto teve a sorte de encontrar uma cópia, por acaso, da edição de 1969 no Book Center em Blumenau. Foi aí que o grupo de pesquisadores da obra do PZ teve conhecimento da existência dessa edição. Até então achava-se que, de fato, ele havia sido lançado em 1971.
Mas aí houve uma dúvida: quem veio primeiro: Canção da Amizade ou O Cristo Inconstante? Fala-se sempre que o primeiro disco de canções do PZ foi Canção da Amizade, mas, nada impede que O Cristo Inconstante tenha sido lançado antes, já que o PZ já era bem conhecido em São Paulo em 1969.
Por fim constatou-se que "O Cristo inconstante" foi produzido por primeiro, quando o Padre Zezinho começou seu trabalho no Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo. Depois, com o sucessos das músicas que foi compondo, Padre Zezinho foi convidado pelas irmãs paulinas a gravar um compacto nas Edições Paulinas Discos. "Canção da Amizade", foi um grande sucesso e, graças a ele, o próprio "O Cristo inconstante" foi editado pela EPD.

Fato é que a primeira canção composta pelo PZ foi um conhecido Pai Nosso, em 1964. Isso todos sabem, o que muitos não  sabem é que esse Pai Nosso foi originalmente composto em inglês, pois, na época PZ estudava Teologia nos EUA, onde, aliás foi ordenado presbítero em 1966.

Um comentário: