Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014

1971 Prece Universal






Prece Universal é um compacto do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Usado para celebrações de ação de graças, este compacto foi um dos mais conhecidos do Pe. Zezinho, scj.
Neste disco foi lançado originalmente o "hit" conhecido até hoje "Glória a Deus na Imensidão" que se converteu em um hino obrigatório no hinário de qualquer igreja. Mas nem só desta canção o disco foi feito. A faixa-título faz um apelo pela paz no mundo para que ele tenha mais amor e mais irmandade entre os moradores do mundo.
A primeira e a segunda faixa, "Ação de Graças" e "É Bom Viver", respectivamente, exaltam a Deus pelas maravilhas e pela vida que Ele criou para a vida na Terra. Para um audiófilo, as músicas deste compacto ainda são lembradas com muita facilidade tamanho o sucesso que elas fizeram.
A faixa "Prece universal" aparece na coletânea em fita cassete "Uma prece em cada canção"
A canção "Ação de graças" aparece na coletânea em fita cassete "Uma prece em cada canção" em versão diferente, cantada em solo pelo Padre Zezinho, mas, com a mesma base instrumental.
Há, ainda, uma versão regravada de "Prece Universal" no disco "Cantigas de Pão e Vinho"

Lista de Faixas
LP
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#             Título    Duração
1.            "Ação de Graças"            2:06
2.            "É Bom Viver"  2:57
Lado B
#             Título    Duração
1.            "Prece Universal"           3:07
2.            "Glória a Deus na Imensidão"    3:18
Tempo Total: 11’34

Crítica: Um dos compacto mais curiosos da discografia de Padre Zezinho, gravado com o conjunto The Maskers, por causa do estilo: começa um tanto “barulhento” aos ouvidos mais sensíveis e flerta e muito com o psicodelismo. Tudo isso normalíssimo, afinal, Padre Zezinho trabalhava com a juventude e o estilo está muito a altura da juventude da época. O único senão do disco é o som pra lá de duvidoso, sabe se lá por que, o que é estranho, já que os discos anteriores tem um som melhor que este.
Outro dado curioso é que a faixa mais conhecida, Glória a Deus na imensidão foi composta em dueto com o Padre Alirio Pedrini SCJ, que nesta época ainda não havia se tornado um grande escritor e muito menos apresentador de tv. Fato é que o Padre Alírio nunca mais se aventurou na composição, embora seja um grande audiófilo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário