Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

1972 Canções para Caminhar no Amor

Edição em Compacto Duplo/Extended Play em diferentes tiragens






















Edição Portuguesa:




Canções para Caminhar no Amor é um compacto do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. É um dos muitos volumes de compactos feitos pelo Padre Zezinho, scj para jovens em processo de formação.
Neste compacto, o Padre Zezinho, faz um paralelo entre ser seguidor de Jesus e Fazer sua obra.
A primeira faixa, "Jesus Cristo é Meu Amigo" diz que devemos seguir a Jesus mesmo se as condições não ajudarem. A segunda faixa, "Eu e a Paz", expõe uma meta de um jovem que se sentindo muito sem esperanças, resolve seguir pelo mundo anunciando a paz de Jesus e levando o amor e luz para o resto do mundo.
A terceira faixa, "Os Muros vão Cair", mostra a realidade do mundo aparentemente isolado e dividido por muros que separam ainda mais as pessoas. A música anuncia a queda desses muros. A quarta e última faixa, "O Alicerce", explica aos jovens que num mundo de prédios e edifícios que só geram dinheiro e não Paz, eles precisam ser os alicerces para firmar o mundo no Amor.
As músicas deste compacto estão entre as da lista de músicas do volume 15 da coleção "A Canção e a Mensagem". O volume se chama "Oração da Manhã".

Lado A
#             Título    Duração
1.            "Jesus Cristo é Meu Amigo"       3:00
2.            "Eu e a Paz"       1:55
Lado B
#             Título    Duração
1.            "Os Muros vão cair"       2:43
2.            "O Alicerce"       2:54
Total:  9’53

Crítica: Sob o Código  231 este compacto começa um pouco soturno, mas logo se torna mais alegre em Eu e a Paz. Essa soturnez já estava presente no compacto Aleluia povo meu e parece mais e mais pregar paz em tempo de Guerra Fria. O Alicerce com certeza é a música mais bonita do disco.
A capa, a primeira a mostrar o Padre Zezinho, por inteiro, é das mais interessantes: mostra-o jovem com o violão que catequiza os jovens. A edição portuguesa segue a mesma lógica. 

Jesus Cristo é meu amigo
Pe. Zezinho, scj

Jesus Cristo é meu Senhor
E creio Nele, eu creio Nele
E vou viver como Ele quer
Jesus Cristo é meu Senhor
E acredito, eu acredito
E anuncio onde puder

Jesus Cristo é meu Senhor
E meu caminho, minha verdade
Minha vida e meu porque

Jesus Cristo, Jesus Cristo
Minha gente não sabe explicar
Esta sede de infinito
Que só você pode saciar

Shalom, shalom, paz e amor
Maranatha, vem Senhor Jesus
Shalom, shalom, shalom, e shalom
Jesus Cristo é meu Deus

Jesus Cristo é meu Senhor
Que me entende e sabe amar

Jesus Cristo é meu Senhor
E vai comigo, e vai comigo
Neste longo caminhar

Jesus Cristo é meu Senhor
E eu bendigo, e eu bendigo
O Seu amor sempre a cantar



Canção da alegria
Pe. Zezinho, scj

Vou cantando na alegria de viver
A canção que toda a gente vai aprender
A canção de paz que não tem dono
A canção de paz que traz o amor
A canção de amor que assim me diz:
Não há nada que te possa tornar infeliz

De manhã eu me levanto com o sol
Nem a chuva diminui meu arrebol
Pela tarde eu canto um hino ao meu Senhor
Pois eu sei que nunca é tarde para o amor
Pela noite adentro eu vou cantar
Minha vida é um eterno caminhar

A oração de toda hora eu vou rezar
Pois deixei meu coração em paz ficar
Quem quiser me acompanhar comece assim:
Acompanhe esta canção até o fim
Alegria de viver eu vou cantar
E o amor e a paz vou ensinar


Eu e a paz
Pe. Zezinho, scj

Um dia desses
Vou deixar meus interesses
Vou sair pela cidade
De lanterna em minha mão
Vou procurar em cada esquina
Em cada canto
Entre alegria e desencanto
O semblante de um irmão

Vou dar meu grito de protesto
Contra a guerra
Pra varrer de toda Terra
Este egoísmo que é sem fim
Vou levar luz, um dia desses
Como eu quero
Mas porque eu sou sincero
Eu vou começar por mim

E assim: Com muito e muito amor
Eu vou banir a dor
Levando um pouco de alegria
A quem tem vida tão vazia
E que precisa de amor

Um dia desses
Quando menos esperarem
Eu irei pela cidade
Manejando um violão
Se perguntarem
O que eu faço nesta vida
Eu direi que eu canto e danço
Pra alegrar o meu irmão

Sou cidadão que não tem pátria
Nem fronteira
Pois durante a vida inteira
Eu quis ver gente mais feliz

Vou levar luz e vou sair cantarolando
E onde eu for
Vou ensinando esta canção
De amor que eu fiz

E assim eu vou banira dor
E assim eu vou levar o amor



Os muros vão cair
Pe. Zezinho, scj

Os muros vão cair.
Os muros vão cair.
Os muros vão cair.
E mesmo que demore muito,
eu só sei dizer que os muros vão cair.
Os muros vão cair.

Os muros vão cair. (Os muros vão cair.)
Os muros vão cair. (Os muros vão cair.)
Os muros vão cair. (Os muros vão cair.)
Os muros vão cair. (Os muros vão cair.)
E mesmo que demore muito,
eu só sei dizer que os muros vão cair.

Tijolo vai sobre tijolo para erguer
o lar de quem deseja amar.
Tijolo também ergue muros
para dividir quem pode se encontrar.

Vizinhos já nem se conhecem,
nem podem se cumprimentar
porque há mais cimento construindo muros
do que passarelas pra dialogar.

Quem sabe um dia, a minha gente,
olhando para o céu não veja divisão.
E então decida, novamente,
caminhar no amor que faz o mundo irmão.

E gente, então, procure gente
buscando se compreender
destruindo os muros que inda nos separam
e não deixam nunca povo algum crescer.



O alicerce
Pe. Zezinho, scj

Num mundo de fachadas tão bonitas
Eu quis ser o alicerce que se esconde
Num mundo de perguntas tão aflitas
Eu quis ser o amigo que responde
Num mundo de edifícios mal erguidos
Como alicerce eu fui me colocar
Fui partilhar o amor em mim nascido
No amor eu fiz o mundo se firmar

Nós somos o alicerce do mundo novo
E vamos construir de Deus o povo

Como o alicerce que aparece pouco
Mas que mantém toda fachada em pé
Vou consertar meu mundo insano e louco
E minha ferramenta é minha fé
Se me disserem que é trabalho insano
Eu não vou crer, eu penso diferente
Se acharem meu amor demais humano
Direi que Deusa acreditou em gente

Se alguém não crer ou sua fé tem gasta
E rir de mim julgando estar melhor
Eu creio em Deus e isto é o que me basta
Pois escolhi compartilhar o amor
Por isso eu quis ser alicerce um dia
E em meu sorriso por meu mundo em pé
Meu mundo jovem vive da alegria
De ter levado alguém a sentir fé







Nenhum comentário:

Postar um comentário