Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

1974 Uma prece em cada canção


Uma Prece em Cada Canção é uma coletânea de músicas do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho que conta com canções que relatem exclusivamente a Orações Musicadas. Foi lançada apenas em Fita Cassete.
Contém 12 canções lançadas apenas em compactos de long play de 7 polegadas (extended play/compactos). É um álbum híbrido pois contém: Faixas nas versões originais lançadas em compacto; Faixa em versão original editada; Faixas em novas gravações (ou gravações alternativas)

Faixas 
1- "Novamente Amigos" do disco "Tempo e Contratempo"
2- "Tempo e Contratempo" do disco "Tempo e Contratempo"
3- "Maria de Nazaré" versão exclusiva
4- "Desculpa, meu Senhor!" do disco "Quero Voltar a Construir"
5- "Oração da Manhã" do disco "Alegria de Viver"
6- "Ação de Graças" versão exclusiva
7- "Jesus Cristo é Meu Amigo" versão ligeiramente diferente da do disco "Canções para Caminhar no Amor", possivelmente um outro take da gravação. Aqui o Padre parece dar mais ênfase a algumas palavras e expressões. Em alguns momentos inclusive a voz do padre se sobressai ao coro, ao contrário da versão do compacto.
8- "Prece Universal" do disco "Prece Universal"
9- "Pai Nosso" versão editada da original do disco "Pai Nosso (Cantando a Palavra do Senhor 3)", sem o começo falado
10- "Eu Procurei" do disco "Eu Sei que Não Vou Só"
11- "Vaidade" do disco "Eu Sei que Não Vou Só"
12- "Oração da Noite" do disco "Alegria de Viver"

1-6: Lado A; 7-12: Lado B


Ficha técnica
K7 (1974)
Letra e Música:: Pe. Zezinho, scj
Intérpretes: Pe. Zezinho SCJ / Coral Edipaul / Os Apaches / Sidney Singers / The Maskers
Arranjos: Wilson Mauro / Wilma Camargo / Sidney
Acompanhamentos: Conjuntos: "Sidney Singers" (Faixas 1, 2, 5, 9 e 12) / "The Maskers" (Faixas 4, 6 e 8) / "Orquestra Styleston" (Faixa 7)/ "Os Apaches" (Faixas 10 e 11)
Direção Geral: Irmã C. Nogueira FSP


Crítica: Primeira coletânea do Padre Zezinho, Uma prece em cada canção foi, curiosamente, lançada apenas em fita cassete (K7). Talvez por conta da facilidade de transporte e para ser ouvida em carros e pequenos aparelhos portáteis. O repertório é muito bom

Crítica posterior:  Cassete lançada conjuntamente com outra nomeada "Canções", contém grandes surpresas: a edição exclusiva, talvez demo, de Maria de Nazaré (com arranjo bem diferente da que entrou no disco Histórias que conto e canto), mais próxima da composição original, realizada na temporada portuguesa. 
Outra grata surpresa é a versão de Prece universal, gravada em solo pelo padre, que tornou a letra mais clara que a cantada em coro. Também passa a impressão de versão demo, porém, nesse caso foi usada a mesma base em rock da gravação usada no compacto.









Código EPD 279






3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha tia tem essa Fita K7. Já tem mais de 30 anos que eu não a escuto. Mas tem duas coisas que me chamam atenção nessa coletânea:
    Maria de Nazaré: Na versão da fita cassete, não tem o lá lá lá depois de "Senhora e Mãe do Céu", como nos LPs "Histórias que eu conto e canto", "Grandes sucessos" e "Maria de Jesus Cristo". Já o "lá lá lá" depois de "Maria do povo meu" tem o tom de "às vezes eu paro e fico a pensar, e sem perceber me vejo a rezar...", diferente dos LPs mencionados, que tem o tom de "Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus"
    Ação de graças: Na versão da coletânea, essa música é cantada pelo próprio Padre Zezinho e tem alguns trechos da letra diferente da versão do compacto "Prece universal", que é interpretada pelo Quinteto Vocal Misto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A versão de Maria de Nazaré é diferente de todas as outras que o padre gravou e, penso eu, que esta aqui seja a original, a julgar por comentários sobre a letra que já foram comentadas por aí.
      No caso de Ação de graças o que eu percebo é que em solo do Padre Zezinho fica mais fácil perceber a letra da canção, já que a versão do compacto tem áudio muito sofrível (o pior de todos os compactos do padre, infelizmente).

      Excluir