Existem dois tipos de álbuns sem canto com músicas do Padre Zezinho: Os instrumentais e os playbacks. Vejamos as diferenças entre eles:
Nos álbuns instrumentais as músicas possuem as bases melódicas (na maioria dos casos a mesma usadas pelos cantores nas gravações) acrescidas de instrumentação nas quais os instrumentos fazem as vezes das vozes nas versões cantadas, de modo que é fácil acompanhar com canto essas gravações. Geralmente os álbuns instrumentais do Padre Zezinho são compostos pela unidade inteira de um álbum (caso de "Histórias que conto e canto - orquestra" e Jimmy Wilson interpreta Padre Zezinho volume 2" ou músicas de até 3 álbuns próximos no tempo (casos de Jimmy Wilson interpreta Padre Zezinho, 16 melodias, 18 melodias e na segunda parte de Canções que o amor escreveu).
Nos álbuns playbacks são lançados apenas as bases melódicas usadas nas gravações originais e são lançados álbuns inteiros, de modo que os álbuns de playbacks funcionam como extensões do álbum original, feitas para o público usar quando conveniente.
O primeiro modelo foi comum entre as décadas de 1970-2000, enquanto o segundo passou a ser usado a partir de 2009 com o lançamento conjunto de "Coisas que já sei" e Coisas que já sei - Playback". Porém, esse foi o único álbum em que o playback foi lançado em formato físico. O álbum posterior a ter um lançamento de playback, Quando Deus se calou, o foi apenas em formato digital e experimental, na antiga loja digital da gravadora COMEP, logo sumindo do catálogo.
A partir de 2018, com o fortalecimento dos lançamentos digitais, e, posteriormente ao relançamento de grande parte do catálogo da COMEP (inclusive do Padre Zezinho) diretamente nas plataformas digitais começaram a aparecer também alguns álbuns em versões playback.
Assim, vieram à luz as versões em playback dos antigos álbuns Missa Fazedores da Paz, Quando a gente encontra Deus, entre outros. Também os novos lançamentos logo ganharam versão playback, lançadas quase imediatamente o álbum original, caso de Amigos do Coração.
Os playbacks, justamente por essa função de extensão costumam ter a mesma capa que o álbum original, constando apenas o dizer "Playback" em algum lugar da capa.
DISCOFRAFIA PADRE ZEZINHO SCJ: Este espaço criado por Ricardo Becker Maçaneiro é destinado a análise da extensa discografia do Padre Zezinho SCJ, pioneiro da música católica popular. É bom frisar que ESTE BLOG NÃO É UM ESPAÇO OFICIAL DO COMPOSITOR, MAS, UMA HOMENAGEM AO MESMO. Os diversos álbuns musicais estão comentados um a um nos "Marcadores", onde há também outras informações em postagens. Observação: Onde consta "Discografia Nacional" é considerado como tal os álbuns lançados no Brasil.
Total de visualizações de página
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário