Total de visualizações de página

sábado, 17 de agosto de 2019

2019 Consagrados em Teu Nome










CD




Formato digital



Com participação do grupo Ir ao Povo e Cantores de Deus, este novo álbum do Pe. Zezinho, scj traz canções de cunho vocacional apropriadas para celebrações e encontros.
“São canções de ‘sim’, que se pode celebrar na infância, na juventude, na maturidade e na idade do pôr do sol.” Padre Zezinho, scj

Faixas:
1 - Consagrados em teu nome
2 - Foi Deus quem me chamou
3 - Aceita-me Senhor!
4 - Espírito de missionário tu nos dás
5 - Teimosamente fraternos
6 - Ensinou-me a ser mais eu
7 - Vislumbrei um novo Reino
8 - Põe mais luz no meu caminho
9 - Procuro amigos
10 - Uva e trigo esmagados
11 - Hei de agradecer e celebrar
12 - Toda vez que eu vier aqui
13 - Saberei o que Deus me reserva
14 - Levem a minha paz
15 - Vocacionados para anunciar

Intérpretes por faixa:
01 Pe. Zezinho scj, Dalva Tenório, Karla Fioravante — Consagrados em Teu Nome 04:03
02 Coro Edipaul, Pe. Zezinho scj — Foi Deus Quem Me Chamou 02:43
03 Pe. Zezinho scj — Aceita-Me, Senhor 03:54
04 Ricardo Moreno, Pe. Zezinho scj— Espírito de Missionário Tu nos Dás 03:58
05 Pe. Zezinho scj — Teimosamente Fraternos 03:25
06 Andréia Zanardi — Ensinou-Me a Ser Mais Eu 02:45
07 Pe. Zezinho SCJ, Ricardo Moreno — Vislumbrei um Novo Reino 02:43
08 Karla Fioravante, Dalva Tenório — Põe Mais Luz no Meu Caminho 03:42
09 Pe. Zezinho scj, Dalva Tenorio — Procuro Amigos 04:14
10 Andreia Zanardi, Dalva Tenório — Uva e Trigo Esmagados 03:24
11 Ana Clara, Tiago Oliveira — Hei de Agradecer e Celebrar 02:19
12 Dalva Tenório, Pe. Zezinho SCJ — Toda Vez Que Eu Vier Aqui 03:38
13 Ir. Ana Paula Ramalho FSP — Saberei o Que Deus Me Reserva 03:26
14  Andréia Zanardi, Karla Fioravante — Levem a Minha Paz 02:30
15 Coro Edipaul — Vocacionados para Anunciar 03:20

Código de lançamento:
CD 12743-4 – CONSAGRADOS EM TEU NOME – Pe. Zezinho SCJ - 2019
Paulinas-COMEP
06/08/2019


Dias antes do lançamento físico o mesmo foi lançado nas plataformas digitais, segundo a tendência de valorização das edições digitais, cada vez mais consumidas, em detrimentos dos formatos físicos de música:



Curiosidade: O rapaz que ilustra a capa do álbum é o Padre Danilo Cardoso Fuzatto scj, então Frater da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Crítica: Álbum temático à questão vocacional, no conteúdo, o álbum é muito próximo ao estilo usados nos álbuns da série Ensaio (várias canções sobre um determinado tema, que podem ser usadas em liturgia ou paraliturgia) e na forma dos arranjos lembra mais o álbum "Luz que me vem do céu" (tom reflexivo bastante forte em todas as faixas, muitas delas com arranjos fortemente sentimentais).
As faixas que mais chamam a atenção são justamente as que fogem ao estilo mais sentimental (com exceção da faixa-título e single do álbum, "Consagrados em Teu Nome", muito singela): "Hei de Agradecer e Celebrar" (com Tiago e Ana Clara, do grupo Ir ao Povo, a faixa mais vibrante do álbum e com o característico estilo "sertanejo" do grupo, talvez a melhor faixa do álbum); "Toda Vez Que Eu Vier Aqui" (com mais um dueto agradável entre o Padre Zezinho e Dalva Tenório (dos Cantores de Deus)), "Levem a Minha Paz" (com as "cantoras de Deus" Karla e Andreia) e a última faixa, "Vocacionados para Anunciar" (que, emulando as faixas finais celebrativas de álbuns como "Ir ao Povo" e "Fortes na Fé"), bastante vibrante na polifonia das vozes.





2019 Mariana e Brumadinho (Single), 2019 Mariana e Brumadinho (Single) - Playback


Formato digital
Mariana e Brumadinho (Single)


Formato digital
Mariana e Brumadinho (Single) - Playback




NOVA CANÇÃO DE PADRE ZEZINHO, SCJ, REFLETE SOBRE AS TRAGÉDIAS DE MARIANA E BRUMADINHO

Pouco mais de um mês após o desastre ocorrido em Brumadinho (MG), padre Zezinho, scj, apresenta, pela gravadora Paulinas-COMEP, “Mariana & Brumadinho”, sua nova canção, que também recorda a calamidade em Mariana ocorrida em novembro de 2015. Neste momento em que famílias foram destruídas e sofrem com suas perdas, nos colocamos em saída por meio da canção. Com esta música, rezamos e cantamos, mas também queremos conscientizar sobre a importância do cuidado com a nossa casa comum.
Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Machado, padre Zezinho, scj, nos alerta: “A dor do povo continua a cada descuido de quem deveria cuidar da vida. Extração, desmatamento, enchentes, poluição, aluvião, deslizamentos e abandono da política habitacional… O povo também tem sua culpa por jogar dejetos no rio, mas, se o povo fosse a razão, não haveria Mariana e Brumadinho do jeito como foi.”. 
Nesses quase 60 anos da gravadora Paulinas-COMEP, padre Zezinho, scj, por meio desta e de tantas outras catequeses, leva o povo a refletir sobre as dificuldades, a busca por justiça, e também transmite notas de paz e conforto para aqueles que mais precisam.

Confira a letra e o vídeo oficial de “Mariana & Brumadinho”:
Em busca de minerais
Toneladas de minerais
Mataram milhões de animais
Milhões de vidas morreram
O profeta falou, o meu povo alertou
Centenas de vidas morreram
Dois rios morreram
E a lama avançou qual dilúvio infernal
Acidente não foi, sabiam que não
Mas tinham que produzir, tinham que produzir

Mariana, Brumadinho
Profetas falaram, mas os grandes não ligaram!
Profetas falaram, mas os grandes não ligaram!

Em busca de minerais
Toneladas de minerais
Mataram milhões de animais
Milhões de vidas morreram
Cientista falou, e o meu povo alertou
E a fauna e a flora morreram

Mariana, Brumadinho
Profetas falaram, mas os grandes não ligaram!
Profetas falaram, mas os grandes não ligaram!
Profetas falaram, mas os grandes não ligaram!

Ficha técnica:
Letra e música: Pe. Zezinho, scj
Interpretação: Pe. Zezinho, scj
Arranjos e teclado e prog. eletrônica: Luiz A. Karam
Violão: Maércio Lopes
Coro: Andréia Zanardi, Ana Clara, Karla Fioravante, Beto, Tiago Oliveira, Ricardo Moreno
Produção musical: Ir. Verônica Firmino, fsp
Gravação: Alexandre Soares
Assistente de estúdio: Vanderlei Pena
Direção-geral: Ir. Eliane Deprá, fsp












Fonte: Sala de imprensa 
Postado por: Sala de Imprensa


Comentário:
Primeira vez em que uma música do Padre Zezinho é lançada diretamente nas plataformas de música digital, conjuntamente com seu playback, em versão single. São, só aí, 3 novidades.
Mais que isso, foi uma música cujo lançamento foi feito o mais rápido possível, para fazer refletir sobre as recentes tragédias humanitário-ambientais de Marina e Brumadinho. 
Padre Zezinho sempre se mostrou atento às necessidades urgentes da Igreja, e não à toa já havia lançado os primeiros 4 álbuns da "Série Ensaio" sempre em tempo recorde, com pouco tempo de preparação, para poder dar logo uma resposta a algum tema pertinente.
Desta vez parecia que a questão era ainda mais urgente, e em tempos de informação ultra-veloz a canção foi lançada em formato single, não se esperando o lançamento de um álbum inteiro. Essa prática, muito comum nas décadas de 1960-70, já vem sendo muito re-usada na música secular e vem ressurgindo também na música católica, num movimento dos mais interessantes.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Diferenças entre álbuns instrumentais e playbacks

Existem dois tipos de álbuns sem canto com músicas do Padre Zezinho: Os instrumentais e os playbacks. Vejamos as diferenças entre eles:
Nos álbuns instrumentais as músicas possuem as bases melódicas (na maioria dos casos a mesma usadas pelos cantores nas gravações) acrescidas de instrumentação nas quais os instrumentos fazem as vezes das vozes nas versões cantadas, de modo que é fácil acompanhar com canto essas gravações. Geralmente os álbuns instrumentais do Padre Zezinho são compostos pela unidade inteira de um álbum (caso de "Histórias que conto e canto - orquestra" e Jimmy Wilson interpreta Padre Zezinho volume 2"  ou músicas de até 3 álbuns próximos no tempo (casos de Jimmy Wilson interpreta Padre Zezinho, 16 melodias, 18 melodias e na segunda parte de Canções que o amor escreveu).
Nos álbuns playbacks são lançados apenas as bases melódicas usadas nas gravações originais e são lançados álbuns inteiros, de modo que os álbuns de playbacks funcionam como extensões do álbum original, feitas para o público usar quando conveniente.
O primeiro modelo foi comum entre as décadas de 1970-2000, enquanto o segundo passou a ser usado a partir de 2009 com o lançamento conjunto de "Coisas que já sei" e Coisas que já sei - Playback". Porém, esse foi o único álbum em que o playback foi lançado em formato físico. O álbum posterior a ter um lançamento de playback, Quando Deus se calou, o foi apenas em formato digital e experimental, na antiga loja digital da gravadora COMEP, logo sumindo do catálogo.
A partir de 2018, com o fortalecimento dos lançamentos digitais, e, posteriormente ao relançamento de grande parte do catálogo da COMEP (inclusive do Padre Zezinho) diretamente nas plataformas digitais começaram a aparecer também alguns álbuns em versões playback.
Assim, vieram à luz as versões em playback dos antigos álbuns Missa Fazedores da Paz, Quando a gente encontra Deus, entre outros. Também os novos lançamentos logo ganharam versão playback, lançadas quase imediatamente o álbum original, caso de Amigos do Coração.
Os playbacks, justamente por essa função de extensão costumam ter a mesma capa que o álbum original, constando apenas o dizer "Playback" em algum lugar da capa.

1978 Meu Canto Jovem









Faixas:
O Libertador
Salmo Jovem
Tempo de esperança
O Segredo
Historinha
Juventude agora
Kerigma
E eu canto amor
Cantiga de um tempo que se foi
Quero ser livre (Liberta-me)


Álbum lançado em Portugal, em 1978. 
O conteúdo desse álbum quase corresponde ao do álbum brasileiro O Filho do Carpinteiro, com exceção de 3 das 10 faixas.
O mais interessante desse álbum é que ele possui uma faixa que, ao que consta, não foi lançada no Brasil: Cantiga de um tempo que se foi (que tem versões em espanhol e italiano), chamada de "Historieta" no álbum "Ao Vivo" (1974).
O lançamento se deu pelas Edições Paulistas Discos, a editora irmã das Edições Paulinas do Brasil.
Código das Edições Paulistas: EPD 219

domingo, 11 de agosto de 2019

1993 Adonài, Canti per la liturgia e la preghiera











Álbum lançado em fita cassete na Itália pela Edizione Dehoniane Roma (braço da Edizione Dehoniane Bologna, que editou os outros álbuns italianos do Padre Zezinho).
Lançamento exclusivo em fita cassete, sem relançamento em lp, cd ou formato digital.
Das canções presentes nesse álbum pelo menos Adonài é inédita em português. 
Un cuore per amare é versão de Um Coração para amar.
Cuore sereno é versão de Coração Sereno. 
Santo Siderale foi gravada em português no ano seguinte como Santo Sideral

Faixas:
Lato A:
Faixas:
Adonài
Maria del perché
Un cuoere per amare
Benedici mio Signore
Esiste un cuore
Lato B:
Canti giovani
Dacci il tuo perdono
Santo siderale
Cuore sereno
Seme e profeta

Código: DRK-13

A seguir um vídeo  com trecho de "Adonài" disponibilizado por Renato Gasparini: